A jornalista Liliana Carona, diretora do Notícias de Gouveia um dos jornais centenário portugueses como a Folha de Tondela, recebeu em Zagreb (Croácia) o prémio internacional de Jornalismo e Literacia Mediática do Festival Vozes.
Este prémio é uma iniciativa da Federação Europeia de Jornalistas (FEJ) em parceria com a Comissão Europeia.
O Vozes é um evento pioneiro que visa reformular a relação com a informação; desde a abordagem da evolução do jornalismo num panorama mediático em rápida mutação até à capacitação dos cidadãos com as ferramentas para navegarem nestas mudanças, proporcionando três dias repletos de centenas de participantes, mais de 70 oradores, sessões com curadoria, workshops interativos, exposições e oportunidades de networking.
Os Prémios Vozes constituem um concurso internacional anual que recompensa ideiasinovadoras e agentes de mudança em torno dos temas do jornalismo e da literacia mediática. Um evento itinerante cofinanciado pela Comissão Europeia para celebrar o jornalismo e a literacia mediática na Europa.
Liliana Carona é a única portuguesa premiada, na categoria “Resiliência Local”.
A atribuição deste prémio a Liliana Carona surge com a apresentação da reportagem intitulada “Violência doméstica no distrito: taxas elevadas preocupam agentes locais” e igualmente como resultado do trabalho desenvolvido enquanto mentora e criadora do programa In Press Cool, entre outras iniciativas – daquela jornalista – de promoção da literacia mediática em contexto escolar.
Liliana Carona é também docente do Departamento de Comunicação e Arte da Escola Superior de Educação de Viseu, que em comunicado congratula-se com este prémio, referindo que “este é por isso mais um momento do qual todos nos devemos orgulhar e que mostra bem o mérito e valor da nossa Instituição e de todos os que integra: professores, alunos e funcionários”.
Como jornalista tem-se destacado na promoção da imprensa regional e neste contexto tem colaborado com o jornal Folha de Tondela.
Liliana Carona nasceu em Angola e cresceu com interesse pela comunicação. Concluiu a sua formação académica na Universidade de Coimbra, onde se licenciou em Jornalismo, obteve um Mestrado em Comunicação e Jornalismo, e um Doutoramento em Ciências da Comunicação. A sua tese de doutoramento focou-se na feminização do jornalismo regional em Portugal.]
Desde 2010, é repórter na Rádio Renascença, sendo correspondente na região Interior Centro. Também foi animadora na extinta Rádio Sim e colaboradora de várias emissoras como Rádio Universidade de Coimbra e Rádio Brigantia.
Liliana Carona é diretora do Notícias de Gouveia desde 2015, período em que o jornal recebeu o Prémio Gazeta de Imprensa Regional em 2018. Paralelamente, exerce funções como professora no Instituto Politécnico da Guarda desde 2019 e é cronista no jornal Público com a coluna “Do Interior com amor”.
Foi autora de diversos projetos, como o IN PRESS COOL, que promove a literacia mediática entre jovens, e eventos como “Só pela Voz”, em homenagem à história da rádio portuguesa, onde participou a radialista Maria Helena da rádio Emissora das Beiras.
Recebeu entre outros os seguintes prémios Prémio Jornalismo “Menos Dor, Mais Vida!” (2020); Prémio de Jornalismo Adriano Lucas (2017); Prémio de Jornalismo Radiofónico RUC/Antena1/Antena3 (2016); Diversas Menções Honrosas em prémios nacionais e internacionais relacionados a direitos humanos e jornalismo.
MJJ