A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) através do Vogal Executivo, Paulo Rios de Oliveira, visitou no dia 20 de fevereiro, a convite da Câmara, o Centro Tecnológico e de Empreendedorismo de Tondela.
O espaço, situado nas antigas instalações da adega da Federação dos Vinicultores do Dão, com obras iniciadas em 2020 em plena pandemia, pelo executivo de José António Jesus num investimento de cerca de 3,5 milhões de euros, tinha como objetivo “ um plano de cooperação e de articulação com o tecido universitário, onde a formação, principalmente nas áreas empresariais onde somos mais relevantes, possa ocorrer em contexto local ligado a este centro tecnológico”, defendeu em 2020 o autarca José António Jesus.
Entre as áreas mais relevantes do concelho, José António Jesus destacava “o setor automóvel, biotecnologia, transformação agroalimentar e farmacêutica” e defendeu uma “coexistência entre o conhecimento científico e universitário, a investigação, mas também em resposta ao tecido empresarial” da região.
Numa visita ao CTE, em junho de 2020 esteve presente o vice-reitor da Universidade de Coimbra, com o pelouro dos Recursos Humanos e Financeiros, que se mostrou “satisfeito com a materialização do projeto”, que “já conhecia há cerca de três anos”.
“É muito interessante para a universidade toda a dinâmica que tem sido imprimida aqui em Tondela no setor empresarial que nos permite intensificar as relações que já existem há muitos anos (…) mas é sempre possível fazer mais e melhor e é isso que queremos e há aqui instalações novas que nos vão permitir explorar da melhor maneira”, assumiu na altura Luís Neves.
Este edifício de três pisos possui também cafetaria e cinco unidades de alojamento temporário de investigadores. O espaço “vai estar preparado para receber não só empreendedores com novas ideias de negócio, mas também projetos inovadores de empresas já instaladas no mercado”, explicou a Câmara.
Depois do almoço na Escola Profissional de Tondela, Paulo Rios de Oliveira visita o Centro Tecnológico Especializado do estabelecimento de ensino e as zonas industriais de Tondela e do Lajedo.
A visita termina no Mercado Velho, onde Paulo Rios de Oliveira participa na conferência “Tondela Invest: Encontro com o AICEP”, destinado a empresas do concelho e à Associação Empresarial da Região de Viseu (AIRV). A iniciativa quer mostrar aos empresários os instrumentos que a AICEP coloca ao serviço das empresas que queiram crescer no estrangeiro.