Esta atividade “Todos diferentes…Todos diferentes” surge na sequência do projeto “Conta-me Coisas do Teu País”, o qual visa a integração dos alunos que chegam à Escola Básica de Campo de Besteiros, oriundos de países estrangeiros.
A turma do terceiro ano desenvolveu um trabalho, tendo em conta os seguintes temas: – diferentes etnias; – culturas da comunidade; – direitos da criança/interculturalidade;
“Todos diferentes, todos diferentes” procura destacar a singularidade e diversidade de cada pessoa dentro de uma comunidade. No contexto da interculturalidade, esta expressão salienta que todas as pessoas têm origens culturais, étnicas, e experiências de vida distintas, e que essas diferenças são valiosas e devem ser respeitadas Assim, destacamos a importância desta atividade para que os “nossos” alunos reconheçam e apreciem essas diferenças, pois elas enriquecem a sociedade e contribuem para um mundo mais justo e equitativo.
Os alunos têm visitado a biblioteca para observar e explorar informação exposta em placard sobre o tema e, seguidamente, são convidados a fazerem um registo escrito sobre o que observaram.
Esta atividade foi desenvolvida pela biblioteca escolar em colaboração com titulares e diretores de turma, tendo sido coordenada e dinamizada pela professora Célia Sequeira, elemento da equipa da biblioteca escolar.