O nosso fundamento de existência está definido desde o dia 18 de Fevereiro de 1906, quando começa a circular pela primeira vez a Folha de Tondela. Neste primeiro número está bem explicito o ideal deste jornal: “Entre Todas as manifestações da actividade humana tem a imprensa um lugar primordial, não só como meio civilizador, mas ainda como instrumento para defender interesses justamente compreendidos. É assim, sem pretendermos a civilização que por este meio também procuramos, nós propomos a defender interesses, que mais pertençam ao sentimento de bairrismo do que às paixões políticas que não temos. É assim, que pensando que a nossa terra, como tantas outras, tem direito á defesa dos próprios interesses, nós propusemos publicar um jornal, que sem pretensões a periódico modelo, tenha como seu programa a justiça, elemento indispensável à humanidade para atingir um grau de civilização.
É, pois sem acintes partidárias ou pessoas, que e sem orientação que não esteja compreendida n´aquella palavra, irmã gémea da Moral, que inventamos na publicação deste jornal, que será, antes um órgão de um concelho do que de um partido político”.
Assim, a Folha de Tondela ontem, hoje e amanhã terá sempre como objectivo divulgar, defender e promover o concelho de Tondela.