Terça-feira , Abril 9 2024

FESTA DO LIVRO DE TONDELA – SEMANA DA LEITURA 2014

 Mais uma vez a “semana da leitura 2014” foi festejada em Tondela, na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro, no passado dia 11, e com ela a “XII Feira do Livro de Tondela” e a exposição “Oitocentos Anos de Língua Portuguesa”.

Este Encontro, em que as escolas e muitos alunos estiveram presentes e participaram, teve também a presença de um grupo de idosos do Centro Paroquial de Canas de Santa Maria, que ali esteve em comunhão e partilha de saberes com os mais novos.

Presentes também, Vereadores, Professores, staff da Biblioteca, Comandante da GNR local e outros convidados.

SESSÃO DE ABERTURA

A Mesa de Honra para as intervenções, foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. José António de Jesus; Coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas municipais, Dr.ª. Helena Duque; Presidente do Agrupamento de Escolas Cândido de Figueiredo, de Tondela, Dr.ª. Helena Gonçalves e Diretor Pedagógico da Escola Profissional de Tondela, Eng.º. José Dias. Mais tarde, o Presidente do Agrupamento de Escolas Tomaz Ribeiro, de Tondela, Dr. Júlio Valente.

Nas suas intervenções, o Eng.º. José Dias, Dr.ª. Helena interior (1)Gonçalves e Dr.ª. Helena Duque salientaram a importância das iniciativas que a Biblioteca vem realizando na promoção do livro e da leitura, de que esta Semana da Leitura é um ponto de referência da sua programação.

O Dr. JOSÉ ANTÓNIO DE JESUS, por seu lado, depois de agradecer a todos os presentes e de um modo especial à Dr.ª. Helena Duque, que ao longo de quase uma década tem privado connosco e nos tem ajudado a enriquecer a construir um modelo partilhado da visão da educação, bem como os restantes elementos da Mesa, parceiros estratégicos e fundamentais numa cooperação responsável, começou por dizer que:

A educação, não pode estar dissociada da leitura e da informação. Nós, precisamos cada vez mais de construir uma sociedade que saiba ler para saber interpretar e que saiba interpretar para saber decidir. Num mundo em que temos que estar preparados para os desafios, a leitura, a relação com a escrita, a forma como a interpretamos, são ferramentas para podermos tomar decisões que sejam mais sólidas do ponto de vista da boa interpretação.

Por isso, a Biblioteca é um espaço por excelência, não só para a escola, mas para a sociedade, representando também um instrumento para a coesão social.

A ideia de hoje aqui termos vários extratos etários, representa esse simbolismo que11-03 (30) para nós é muito importante. É que a Biblioteca é um espaço de abertura, onde as portas não têm fronteira e o conhecimento está disponível para todos

Foi por isso que há uns anos atrás desenhámos uma rede de Bibliotecas no Concelho de Tondela, que agrega não só a Biblioteca Municipal, as Bibliotecas do Agrupamentos, da Escola Profissional, do Centro de Formação, para que todos tenhamos acesso a uma base conjunta, a um Fundo Documental único, que nos permita aceder a esse Fundo Documental coletivo e poder fazer as opções de escolha.

Esta Festa do Livro, não se trata tão só de uma festa que se resuma a uma venda de livros; não, durantes estes dias este espaço está aberto com permanente atividade, como espaço de partilha e identidade, que é a identidade do nosso território e a diversidade que cada um trás e o enriquece.

Se alguma bandeira nos deve orgulhar, é a da educação, não por ela ser nossa, mas por ela ser um marco e o futuro do nosso Concelho.

MOMENTO MUSICAL

A atuação do Grupo Coral e Instrumental do Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido de Figueiredo, com os seus 70 elementos e a participação do Mestre de Dizer e Representar, José Rui Martins do Trigo Liinteriormpo teatro ACERT, foi um momento alto da “Festa”, que deliciou a assistência e cuja atuação pode considerar-se já referência do Concelho.

VISITA À FEIRA E EXPOSIÇÃO

Teve a seguir lugar a visita à Feira do Livro, onde largas dezenas de obras tornam apetecível a sua leitura.

Durante uma semana, por ali passam Encontros com Escritores e outras iniciativas.

Igualmente com muito sentido a exposição “Oitocentos anos de Língua Portuguesa”, onde se pode acompanhar dois ciclos essenciais – O Ciclo da Evolução da Língua e o Ciclo da Expansão da Língua, hoje falada por 258 milhões de pessoas e “vivida” através da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Como nos lembrou Fernando Pessoa, “A MINHA PÁTRIA É A LÍNGUA PORTUGUESA”

Jorge A. Leitão

Veja Tamém

ACERT ANTECIPA PROGRAMAÇÃO DE JANEIRO 2024 QUE INCLUI CONCERTO DE TIAGO NACARATO

A abertura da nova temporada promete uma programação rica e diversificada, com propostas de música, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *