Sexta-feira , Maio 10 2024

ESCOLA SECUNDÁRIA DE TONDELA PROJETO COMENIUS – TUNY VIAGEM À ESLOVÉNIA

No dia 10 de Fevereiro, nós, Alexandrina, Daniel, Sara e Miguel, juntamente com os professores Dulce Coimbra, João Paulo Fonseca e Anabela Dias, embarcámos, no âmbito do Projeto Comenius – TunY, numa grande aventura com destino a Ljubljana, capital da Eslovénia, para participar no 6º Encontro Internacional.

No meio de muito riso e brincadeiras chegámos são e salvos ao nosso destino. Iniciámos esta viagem em Tondela, dirigindo-nos para Lisboa onde apanhámos o avião para Veneza (viagem com duração de duas horas e meia). De Veneza fomos até Ljubljana numa carrinha alugnoticia esloveniaada para o efeito. Mais duas horas e meia de trajeto!

Chegando ao destino, dirigimo-nos para casa das nossas respetivas “famílias de acolhimento”, onde fomos muito bem recebidos.

Durante os três dias, repletos de muito entusiasmo e divertimento, fomos guiados numa visita a todos os cantos da escola Nove Fužine e participámos em workshops dinamizados pela equipa eslovena e pela equipa turca. Num jantar convívio organizado pelos pais e professores, tivemos a oportunidade de conhecer melhor todos os participantes do projeto. Colaborámos na construção e apresentação de instalações artísticas no Museu de Arquitetura de Ljubljana e, no último dia, visitámos uma das maiores obras de arte naturais de todo o mundo, as grutas de Postojna onde pudemos observar fantásticas estalactites e estalagmites.

As temperaturas eram baixas mas, sem esse facto, não teriam existido as muitas e amigáveis “guerras” de neve! Adorámos a viagem.

Regressámos no dia 14 convictos de que foi uma das nossas melhores experiências que esperamos conseguir repetir, entre outras razões, para voltar a ver os nossos companheiros eslovenos.

Veja Tamém

ESCOLA SECUNDÁRIA DE TONDELA NOMEADA PARA O AÇÃO09! – FESTIVAL DE VÍDEO ESCOLAR

Uma curta-metragem de animação realizada o ano passado por alunos do 11º A, atualmente no …