Sexta-feira , Abril 12 2024

EXPOSIÇÃO DE PINTURA “CORES DE ASSIMILAÇÃO” NO MUSEU TERRAS DE BESTEIROS

No passado dia 9 de Abril foi inaugurada no Museu Municipal Terras de Besteiros de Tondela a exposição de pintura “Cores de Assimilação”, de Mónica Mendes Pinto.

A autora, filha de portugueses, nasceu em Luanda, Angola, cresceu e estudou em Israel. Teve frequência de dois anos em Belas Artes, embora tenha seguido outra via ao nível profissional.

À cerimónia inaugural presidiu o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Tondela, Pedro Adão, acompanhado pelo Vereador Dr. Miguel Rodrigues e pelo Presidente da União de Freguesias de Tondela e de Nandufe, José Manuel Pereira Mendes.

Neste significativo acto esteve também presente o Comandante Teixeira do Posto da GNR de Tondela e o IMG_0003Director Pedagógico da Escola Profissional de Tondela, Eng.º José António de Oliveira Dias, entre outras individualidades.

Na sua intervenção, o Vereador da Cultura realçou a honra de ser recebida em Tondela tão importante exposição, agradecendo à autora essa oportunidade.

Mónica Mendes Pinto teve por sua vez palavras elogiosas e de agradecimento pela simpática recepção a este seu trabalho. Ao terminar a sua intervenção a autora agradeceu a todos que quiseram irmanar-se nesta abertura da sua exposição.

Com a devida vénia publicamos o que o Museu Terras de Besteiros escreveu sobre a autora:

“Mónica Mendes Pinto nunca deixou de pintar e em 2004 reinicia a sua veia artista de modo mais amplo, partilhando não só o trabalho ao nível artístico, através da sua pintura, a observância do povo escolhido. Este é um dos temas mais destacados nas suas obras.

Esteve presente em várias exposições realizadas em espaços culturais privados e públicos. Destacando duas: exposição colectiva no Café Majestic, na cidade do Porto, no ano de 2006, em homenagem ao capitão Barros Basto; e a exposição individual “Alma Judaica”, na Biblioteca Municipal de Belmonte, em 2012.

É para o Museu Terras de Besteiros uma grande honra ter a oportunidade em pIMG_0014artilhar, com a comunidade local, o trabalho de Mónica Mendes Pinto, através da sua pintura, que agora se expõe”.

Também nos permitimos transcrever uma passagem do desenvolvido historial que o Dr. Paulo Sequeira Rebelo escreveu sobre a autora:

“Belo o périplo para o qual somos convidados por Mónica Mendes no País dos seus sentires impregnados na sua pintura reunida em Cores de Assimilação. Os seus traços e cores embebidos de uma profunda consciência cabalística cartografam o caminho do não ser ao ser numa unidade para além do tempo e espaço.

O conhecimento é plasticizado ao longo do caminho que percorre em cada uma das suas obras fazendo presente o Eterno. Os seus quadros, em ato de Assimilação de Cores, anseiam uma Libertação Querida, Sonhada e ainda Nascitura.”

Findas as intervenções inaugurais foi visitada a sala onde se encontram os trabalhos em exposição, tendo usado da palavra o Presidente da Associação Portuguesa de Poetas, sobre o importante evento.

A exposição estará patente ao público até ao próximo dia 7 de Junho de terça a sexta das 10H00 às 12H30 e das 14H00 às 18H00. Aos sábados, domingos e feriados das 10H00 às 13H00 e das 14H30 às 18.00h.

 Amorim Lopes

Veja Tamém

COMEMORAÇÕES DO CINQUENTENÁRIO CONCERTO CASA DO POVO E MÁRCIA

As comemorações dos 50 anos da Casa do Povo de Tondela, tiveram ponto alto e …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *