Na passada sexta-feira, 24 de Janeiro, a Secção de Rubgy do Clube Desportivo de Tondela em conferência de imprensa realizada na Sala de Conferências das instalações do Clube deu a saber que seis atletas estão convocadas para fazerem parte dos trabalhos de preparação da Selecção Nacional Feminina sub-18 de Rugby.
Nesta conferência tomaram parte: João G. Urbano, Presidente da Secção de Rugby; Dr. Miguel Rodrigues, Vereador do desporto da CMT; Gilberto Coimbra, Presidente da Direcção do CDT; Gabriela Silva, Directora da equipa e Miguel Marques, Director Técnico e Treinador da Equipa Feminina.
Na sua intervenção, Gabriela Silva apresentou um historial muito completo da Equipa, a partir de Maio de 2012, salientando:
LEVAR O NOME DE TONDELA MAIS LONGE
“Foi em Maio de 2012 que um grupo de raparigas se iniciou no Rugby. Tiveram muita coragem pois treinavam e jogavam com a equipa masculina de Sub 14. A primeira participação oficial foi no Figueira Beach Rugby e que participação, ganharam um jogo – muito bom, pois a equipa tinha a média de idade de 15 anos.
A época 2012/2013 foi complicada pois participámos no campeonato regional e nacional de seven’s (sénior) e a nossa equipa tinha uma média de idade na ordem dos 15,7 anos, mas, jogo a jogo, conseguimos subir um degrau na aprendizagem, terminando o Torneio Nacional de Seven’s Feminino com um 8º lugar.
Na participação no Circuito Nacional de Beach Rugby conseguimos alcançar um lugar no pódio, ficámos em 3° lugar,
Tivemos algumas jogadoras que participaram nos trabalhos da seleção do Centro.
Na interrupção das férias de Natal fez-se o 1º Estágio de Natal de Rugby Feminino de Tondela 2012, no qual tivemos a honrosa participação e colaboração do Diretor Técnico Regional – Rui Carvoeira, com a duração de 3 dias.
Durante esse ano tivemos o prazer de receber treinos dirigidos pelo Treinador da seleção feminina – João Catulo.
Toda a época desportiva passada, fomos vistos, nacionalmente, como a equipa mais assídua, mais jovem, mais rápida e com mais prémios fair-play.
A época de 2013/14 iniciou muito bem, pois já conquistámos o 5 º lugar no torneio Regional – Norte/Centro, à frente de equipas no Rugby feminino com muito mais experiência.
Repetimos o Estágio de Natal 2013, onde contámos mais uma vez com a presença do Treinador da seleção feminina de Rugby – João Catulo e com o professor universitário Nuno Gramaxo e Treinador da Equipa do Sport Club do Porto, como também com algumas jogadoras da seleção feminina de Rugby
Recentemente, fizemos história no Rugby Feminino Nacional, vencendo o 1° Open Sub 19 de Seven’s feminino, ganhando todos os jogos e com muita superioridade.
O trabalho árduo, sem interrupções, o prazer, a alegria, algumas lágrimas levaram a que esta equipa conseguisse chegar a este patamar. Sinto muito orgulho nesta grande equipa, que joga com muito coração, grande empenho e muita paixão.
A atual equipa técnica, constituída por Miguel Marques, Isabel Leite e Gabriela Silva, também diretora de equipa, sabe que este projeto do Rugby feminino no CDT é a três anos para conseguirmos grandes resultados, mas estes começaram a aparecer mais cedo fruto de muito trabalho, da qualidade das jogadoras e das ajudas de alguns amigos, nomeadamente o João Pedro Catulo, seleccionar nacional de Rugby feminino.
Como reconhecimento da qualidade das nossas jogadoras, o Selecionador convocou 6 jogadoras do Clube Desportivo de Tondela para o 1° Estágio a Seleção Nacional de Sub 18. Algumas jogadoras irão integrar a academia de Rugby, o que leva a um grande entusiasmo e ainda mais vontade de treinar e progredir. As atletas estão a ser incansáveis, trabalham três vezes por semana, realizam trabalho técnico-tático e físico.
Estamos convencidos de que, com muito trabalho, o nosso futuro é muito promissor. Este foi o desafio mais forte que defrontamos até hoje.
Atualmente a equipa sénior tem 15 jogadoras federadas, constituída por jogadoras altas, baixas, fortes, magras, rápidas, lentas, etc., uma verdadeira equipa na qual temos muito ORGULHO! É de salientar que todas elas contribuíram para que aquelas 6 tenham conseguido integrar os trabalhos da Seleção.
Para garantir o sucesso no futuro é de salientar que temos raparigas a jogar nas equipas de Sub 8, Sub 10, Sub 12 e Sub 14, pois estas podem ser mistas.
Vamos continuar a trabalhar para sermos melhores e no futuro sermos uma referência no Rugby Feminino Nacional.
Esperamos conseguir mais visibilidade, mais jogadores e mais parceiros para este novo projeto.
Queremos continuar a ter confiança do Clube Desportivo de Tondela, na pessoa do Sr. Gilberto Coimbra e que sejamos reconhecidos pelo nosso trabalho pelas Instituições Oficiais e empresas da região ajudando-nos a levar o nome de Tondela mais longe e a incrementar os valores do rugby:- Superação; Respeito; Solidariedade; Transparência; Rigor”.
Entretanto Miguel Marques, Treinador e Director Técnico, que trata “o Rugby por tu” já há muitos anos, deu uma breve explicação da Modalidade, salientando que tinha 15 jogadores federados e jogadores femininos em todos os escalões.
EQUIPA NACIONAL DE RUGBY MAIS PROMISSORA
Pelo feito alcançado, esta equipa feminina de Rugby do CD Tondela, tem sido elogiada pelo Seleccionador Nacional, João Catulo que, convidado para esta conferência mas não tendo disponibilidade para estar presente, enviou uma mensagem que o Presidente João G. Urbano leu, do seguinte teor:
“Já por várias vezes o referi e não apenas na vossa presença, que no meu entendimento, esta jovem equipa do CD Tondela é a equipa Nacional de Rugby Feminino, mais promissora e julgo mesmo que em breve, nos próximos anos, será uma equipa que estará a competir pelo 1º lugar do Campeonato Nacional de Sevens.
A vossa equipa reúne todas as condições de uma equipa Campeã:
-um conjunto de Atletas, com uma boa capacidade física e com muita vontade de aprender e melhorar a qualidade e diversidade do jogo apresentado;
-uma equipa técnica conhecedora do jogo e da realidade do Rugby Feminino, também ela com ânsia de aprender e evoluir e, que acima de tudo VOS ADORA, e que faz desse trabalho convosco uma prioridade na sua vida.
-uma Direcção do Clube que vos apoia, dentro da medida do possível, e que acredita tal como todos nós, no vosso sucesso atual e futuro.” Instalações de treino muito boas e ao nível das melhores equipas do nosso País.
Acredito muito sinceramente que enquanto esse vosso Grupo de Amigas/os se mantiver, esta vossa equipa continuará forte e coesa e a evoluir de torneio para torneio, como tem sido até ao momento.
Tenho a certeza que algumas de vós, se continuarem a melhorar técnica / tacticamente, assim como a desenvolver a capacidade física, (força; explosão; agilidade), em breve terão todas as condições para integrar a 1ª Seleção Nacional Feminina de Sevens de SUB 18, que irá em Setembro representar Portugal no Campeonato da Europa de SUB 18, na Suécia.
Para finalizar, apenas gostaria de lembrar as Atletas que… sem trabalho, sem esforço,… não existe recompensa! As Vitórias mais saborosas que conseguimos alcançar na nossa Vida, (e o Rugby é uma Escola da Vida), são sempre aquelas que foram mais difíceis de obter, que exigiram mais esforço, mais empenho e mais dedicação da nossa parte…essas são as Vitórias dos campeões!!!
Parabéns CD Tondela!!! Grato pela Vossa Atenção”.
Em seguida tomou a palavra o Vereador do Desporto, Dr. Miguel Rodrigues, não poupando elogios à Secção de Rugby do Clube Desportivo de Tondela, muito especialmente para os dirigentes, técnicos e atletas.
Apontou o reconhecimento da Autarquia pelos resultados e pelo mérito alcançado, afirmando que o Município estará sempre disponível para apoiar estas equipas de jovens.
Na sua opinião o desporto representa uma escola de formação cívica para os jovens que aprendem a ganhar, mas também a perder, antevendo o que serão os seus percursos de vida, incentivando para que todos prossigam com o entusiasmo que têm demonstrado, alcançando assim novas vitórias, para exemplo das futuras gerações.
O Presidente da Direcção do Clube Desportivo de Tondela, na sua intervenção, salientou a anuência do Clube ao Rugby, enaltecendo a digna prestação das jogadoras mas não deixando de valorizar ao máximo o trabalho do João Urbano, do Miguel Marques e de Gabriela Silva.
Gilberto Coimbra prosseguiu a sua análise à Secção autónoma de Rugby, afirmando que a chamada das seis jogadoras para uma possível prestação na selecção nacional era para ele uma grande satisfação.
Prometeu uma total abertura em termos logísticos, ajudando no que for possível enquanto estiver à frente dos destinos do CDT. Afirmou que aos atletas nada faltará dentro do que é razoável, incentivando-os à prática desportiva, porque será também sempre importante na construção da sua personalidade.
A finalizar tomou de novo a palavra o Treinador e Director Técnico, Miguel Marques que, entre outras considerações, afirmou que o Rugby do CDT tinha as melhores instalações do País.
O Dr. Miguel Rodrigues aproveitou igualmente par salientar o grau das condições existentes, e o que ainda falta.
A finalizar o Presidente do CDT, Gilberto Coimbra, afirmou que tanto como com o anterior Executivo, como com o actual, “temos sempre tido as melhores relações”. Não deixou, de mais uma vez, enaltecer o feito que as meninas ultimamente conseguiram.
Amorim Lopes