No dia 3 de janeiro de 2026, vai decorrer a segunda edição da corrida S. Silvestre promovida pela Cooperativa Vários e pela empresa SPMAQ, com o apoio do Município de Tondela Nesta segunda edição, a organização espera receber um milhar de participantes.
A prova solidária a favor da instituição social foi apresentada publicamente na manhã do último sábado (25 de outubro), em conferência de imprensa, no Auditório do Museu Terras de Besteiros.
Francisco Fonseca, vereador com o pelouro do desporto no executivo municipal, está expectante quanto ao desenrolar desta nova corrida isto após o “grande sucesso” da primeira edição que juntou 700 participantes.
“Ficamos muito agradados por ver a cidade cheia de gente a correr. É muito importante termos este tipo de eventos para nós município, para a cidade de Tondela e para a região. Termos 700 pessoas como na primeira edição ou mais é bom porque trazemos pessoas e promovemos o desporto. Dar-vos os parabéns pelo primeiro evento e esperar que este ano corra tão bem ou melhor”, disse.
Já Carina Fernandes, da empresa SPMAQ, agradeceu “o grande apoio” dado pelo município a esta causa e a disponibilidade demonstrada, fazendo votos de que a iniciativa seja de novo um êxito.
“Queremos nesta primeira corrida continuar a crescer e desenvolver mais, trazer mais pessoas ao concelho de Tondela e propagar a imagem”, declarou.
Também a presidente da Cooperativa Vários, Nazaré Gouveia, se congratulou com o apoio recebido por parte do município e manifestou a certeza de a mesma ser um sucesso.
“O que está em causa não é só a promoção do desporto, da cidadania, o correr em Tondela, mas sobretudo a inclusão social”, afirmou.
A S. Silvestre volta a ter o apoio do CDT Atletismo. Luís Martins, da direção da equipa, disse que o CDT Atletismo colabora com “enorme orgulho e satisfação” na organização deste evento que se tornou logo na primeira edição “uma marca na cidade” tondelense e com “um propósito tão nobre” de ajudar uma instituição como a Vários.
A corrida S. Silvestre de Tondela tem início marcado para as 18h00 do dia 03 de janeiro no Parque Urbano, decorrendo sempre pelas ruas da cidade. Além de uma corrida com 10 quilómetros haverá uma caminhada com cinco.
As inscrições, que abriram no início de setembro, podem ser efetuadas no site da Vários ou em acorrer.pt. Já se inscreveram para participar cerca de uma centena de pessoas.
“Na primeira edição fomos totalmente apanhados de surpresa, ultrapassou as nossas expectativas. Esperamos ultrapassar os mil participantes este ano, tanto a correr como a caminhar. A marca S. Silvestre mexe sempre muito”, defendeu Eduardo Martins, da Vários.
Folha de Tondela Jornal centenário da região de Viseu