Terça-feira , Abril 9 2024

CENTRO DE SAÚDE DE TONDELA – DOIS ANOS À ESPERA QUE AS OBRAS COMECEM

Em 1 de junho de 2021 a Câmara Municipal de Tondela, anunciava que “tem em curso o procedimento que prevê a remodelação do Centro de Saúde de Tondela, num investimento que ultrapassa 1,5 milhões de euros de investimento.

Neste edifício funciona a Unidade de Saúde Familiar (USF), além da Unidade de Saúde Pública (USP), Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP) e Unidade de Cuidados à Comunidade (UCC). Esta intervenção visa criar condições para um atendimento mais personalizado entre médico/enfermeiro/utente, reestruturando de forma profunda o interior do edifício, dotando-o de um melhor comportamento térmico e de maiores espaços para reuniões e formações. Tem ainda por objetivo dotar o edifício de condições de conforto, iluminação e conforto, promovendo a melhoria da acessibilidade aos cuidados de saúde primários”.

De acordo com o então presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus, com esta “intervenção é possível melhorar as condições de atendimento à população e promover uma prática clínica mais moderna. “Pretende-se melhorar o acesso aos cuidados de saúde e reforçar o papel dos cuidados de saúde primários. Só assim estaremos a promover a adequada oferta de cuidados de saúde à população”, sublinhou. Esta é uma obra que também vem satisfazer uma necessidade sentida por diferentes profissionais de saúde que, de forma dedicada, têm contribuído para a qualificação das respostas que este equipamento presta a uma parte significativa da população do concelho”.

Com a substituição do presidente em 2022, à frente do executivo camarário pela vereadora Carla Borges, o processo prossegue os seus trâmites legais e em declarações ao Jornal de Tondela, a edil afirma que a obra só estava à espera do visto do Tribunal de Contas, manifestando a intenção de iniciar esta obra nem que seja através de receitas próprias do Município.

Em fevereiro de 2023, a presidente da autarquia referiu na Assembleia Municipal que a Câmara de Tondela está disposta a usar receitas próprias para a requalificação do edifício do centro de saúde da cidade, para que seja possível arrancar o mais rapidamente possível com a obra, que há muito é reclamada. Afirmando perante os deputados que caso a candidatura para a reabilitação do edifício da unidade de saúde da cidade (inaugurado em outubro de 1989) não seja aprovada em breve, a Câmara dará início à obra “ainda antes do final do primeiro semestre de 2023”, utilizando receitas próprias, garantiu a autarca.

Informa também nessa altura que numa reunião realizada recentemente com o chefe de gabinete do ministro da Saúde, anunciou que se a candidatura para a reabilitação da unidade de saúde tondelense não for aprovada em breve, a Câmara irá dar início “à obra ainda antes do final do primeiro semestre de 2023”, utilizando receitas próprias.

O que não veio a acontecer. O primeiro semestre decorreu sem que as obras do Centro de Saúde tivessem começado.

PRESIDENTE DA CÂMARA ANUNCIA DE NOVA DATA

Em setembro na sessão solene do feriado municipal, perante o ministro da defesa e da Administração Interna José Luís Carneiro, a presidente de Câmara anunciou mais uma vez que as obras iriam começar durante o mês de outubro, porque já tinham visto do Tribunal de Contas.

Mas mais uma vez as obras do Centro de Saúde não começaram.

O edifício do centro de saúde foi edificado em 1989 e está degradado. Com problemas de infiltrações, humidades e desperdício energético já não responde às necessidades atuais em primeiro lugar dos utentes, e dos profissionais de saúde. Em declarações ao jornal, um profissional de saúde daquela unidade disse que isto também era motivo para que os médicos não se fixassem em Tondela.

As obras há muito tempo esperadas, são uma necessidade, mas a indefinição do seu começo, está a levar que os profissionais de saúde e utentes já não acreditam que comecem em breve, esperando um inverno caótico nesta unidade.

 

 

Veja Tamém

TURISMO DE PORTUGAL APROVA CANDIDATURA AO PROGRAMA “TRANSFORMAR TURISMO”, QUE ABRANGE VOUZELA E TONDELA

Os municípios de Vouzela e Tondela viram aprovada a candidatura “Viajar no Tempo – Ferrovia …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *