Nove horas depois do encerramento da Ficton 2023, a Câmara de Tondela, promoveu uma conferência de imprensa onde divulgou, ainda que provisoriamente, o balanço do evento.
No espaço ou stand do Município a vereadora responsável pela organização da FICTON, Vera Machado, e a presidente de Câmara, Carla Borges, falaram no dia 19 de setembro ao órgão de comunicação social presente sobre o “sucesso” do evento.
De acordo com o Diário de Viseu na sua edição de 20 de setembro, Vera Machado disse que em “média o recinto recebeu diariamente sete mil pessoas, sendo de destacar o dia de sábado dia do município de Tondela, em que foram registados à volta de 13 mil pessoas”, o que confirma a” boa decisão” tomada quanto à mudança do espaço. A vereadora enumerou as “virtudes” de um espaço que permitiu o crescimento da feira. Referiu que “a segurança dos expositores, dos visitantes, das crianças, foi uma das nossas principais preocupações, bem como a capacidade de uma rápida intervenção em caso de acidente”.
A vereadora afirmou que “o caminho é a sustentabilidade, havendo um enorme potencial nas receitas, revelando que já está em preparação um novo regulamento da FICTON”.
Por seu lado, a presidente de Câmara disse que “esta mudança representou um aumento em todos os números” quer os expositores quer os visitantes. Sublinhou a aposta num evento cada vez mais sustentável não só a nível financeiro, mas também ambiental e até social pela sua aposta na inclusão.
As autarcas revelaram que foi 450 mil euros o investimento do município na organização da Ficton, e que obtiveram 130 mil euros de receitas, embora estes números sejam provisórios, e 35 mil pessoas nos cinco dias
De referir que até ao momento desta conferência, não se conhecia o orçamento da FICTON 2023, mesmo pedido por email no dia 11 de setembro pelo nosso jornal, quando não houve a presentação pública aos jornalistas.
Esta foi uma questão colocada pela jornalista do D.V. Eduarda Macário, “Porquê um balanço na manhã a seguir ao fim da feira e não uma apresentação antes do seu início? Carla Antunes sorriu e respondeu sem hesitar. “A Ficton é um evento que está na agenda de todos, não só pelo que é, mas também porque encerra o verão”. Recordando que a apresentação da edição deste ano começou na BTL, a autarca acrescenta que esta foi apresentada e divulgada de muitas maneiras, através de publicidade em “outdoors” e em vários órgãos de comunicação social. “Fomos divulgando os cabeça de cartaz, as atividades programas, tudo de uma forma muito natural. Quanto ao balanço entendemos ser importantes porque queremos transmitir com transparência e tranquilidade os resultados desta mudança que imprimimos à Ficton, embora haja valores por apurar”, disse.”.
FEIRA SEMANAL
As responsáveis da autarquia falaram também da mudança da feira semanal, que regressa no dia 2 de outubro ao seu local, considerando que a “mudança também foi positiva para a feira semanal” com “os feirantes e os visitantes a aplaudirem a colocação das bancas, a criação de espaço para as pessoas poderem circular à vontade e ainda o estacionamento mesmo à entrada”.
A conclusão para a vereadora e presidente da Câmara é que “apesar das mudanças provocarem sempre uma quebra nos hábitos, estas foram bastante positivas para as duas feiras.”