Segunda-feira , Abril 8 2024

ARTESÃO DE NANDUFE PREMIADO NA COVILHÃ

A J. Arte, representada exclusivamente pelo nosso conterrâneo e artesão José António Marques Antunes arrecadou um magnífico prémio na cidade da Covilhã. Nesta sua fase inicial e sempre com vontade de vencer obstáculos que têm surgido pela frente, empenhou-se em participar na FIADA – FEIRA INTERNACIONAL DE ARTESANATO, DESIGN E OUTRAS ARTES – PRÉMIO FIADA 2023.

Esta feira internacional foi patrocinada pela AECBP – Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor. Nesta primeira edição, o Prémio FIADA contou com 14 participantes que também expuseram as suas peças a concurso. O Júri era composto pela senhora Vereadora da Cultura da Câmara Municipal da Covilhã, Directora do Centro de Emprego da Covilhã, Presidente da Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor, Administrador da Icovi e pelo artista e designer Luís da Cruz.

O vencedor do Prémio FIADA 2023 foi o Nandufense José António Marques Antunes com a sua “OVELHA”. Esta peça foi elaborada com materiais reciclados para dar vida às tradições da cidade da Covilhã, a ovelha e a sua lã, a música e a vida académica. Os materiais como correntes de motosserras, correntes de motas, restos e aparas de ferros, bem como anilhas, porcas e outros materiais do sector mecânico e metalúrgico, foram utilizados para dar vida a uma Ovelha cantadeira e musical, para alegrar tanto o povo como os estudantes desta encantadora cidade. Foi assim obtido o Primeiro Prémio desta importante FIADA – Feira Internacional de Artesanato, Design e Outras Artes. Conforme se pode verificar nas fotos.

Também o Fausto Diniz e o José António Antunes vão estar presentes na Ficton 2023 em Tondela, e para quem aprecia o Artesanato, poderá verificar alguns dos seus trabalhos já efectuados. No caso do Fausto, o seu trabalho é feito em madeira, enquanto o José António é diferente do seu material, mas não deixa de ser trabalho de artesão.

Aqui lamentamos a atitude do responsável pela Ficton 2023, em ter obrigado o artesão José António Antunes a pagar o seu espaço como artesão. Sempre que se realizou a Ficton em anos anteriores, os nossos artesãos da Freguesia nunca pagaram, pelo contrário, até eram apoiados pela nossa Junta de Freguesia! Fica o reparo a quem de direito.

José Fernando

Veja Tamém

TURISMO DE PORTUGAL APROVA CANDIDATURA AO PROGRAMA “TRANSFORMAR TURISMO”, QUE ABRANGE VOUZELA E TONDELA

Os municípios de Vouzela e Tondela viram aprovada a candidatura “Viajar no Tempo – Ferrovia …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *