Terça-feira , Maio 7 2024

APOIO E CARINHO AO NOSSO CLUBE

Gilberto Coimbra, Presidente do Clube Desportivo de Tondela desde 2002 tem ao longo dos seus mandatos, conseguido feitos inéditos para a história do CDTondela.
O Presidente da subida à Primeira Liga num encontro com os órgãos de comunicação social local (Folha de Tondela, Jornal de Tondela e Emissora das Beiras) apelou a todos os sócios e adeptos do CDTondela, que comecem a valorizar mais o Clube Desportivo de Tondela, “deviam olhar para o mapa e ver que não há Chaves, Farense, Arouca, Académico de Viseu, Académica e União de Leiria, mas há Tondela”.
Disse sentir-se triste com aquilo que ouve dos sócios no camarote do Estádio João Cardoso, sentado ao lado dos investidores da SAD. Custa-lhe que numa cidade tão pequena e que tanto tem oferecido e que origina inveja ao país, onde se investe tanto, com um tecido empresarial brutal que se acreditou e que se conseguiu chegar à Primeira Liga, que haja depois “7, 8, 9 ou 10 pessoas que estejam constantemente a querer deitar abaixo Tondela. Tondela não é merecedor desse tribunal”.
Gilberto Coimbra lembra também os dez anos de sacrifício e as quatro épocas anteriores, em que teve muito trabalho para manter o Tondela na Primeira Liga.
“O facto de ter SAD não é nada diferente para o Clube” e numa perspectiva do que foram estas últimas épocas Gilberto Coimbra procurou esclarecer numa entrevista aos jornalistas, como sempre fez todos os anos como Presidente do CDT.

ESTE É UM APELO À UNIÃO DOS SÓCIOS E ADEPTOS DO CDT?
GILBERTO COIMBRA: Todos os anos gosto de fazer uma retrospectiva daquilo que se passou e de procurar projectar o ano seguinte. Estamos no quinto ano da Primeira Liga, foi mais um ano mais uma vitória, basta olhar para o mapa, e quer a Liga e quer na Federação Portuguesa de Futebol, e ver a distribuição dos clubes da Primeira Liga e verificar que o Tondela está no meio do país. Estamos isolados, o que não deixa de ser um prazer enorme para mim enquanto presidente que trouxe o clube até aqui.
Em assembleia geral foi posto à votação dos sócios a criação da SAD para trazer novos investidores para Tondela. O objectivo foi dar um passo quantitativo e qualitativo a todos os níveis. Não era que o trabalho feito atrás estivesse mal feito, mas sim tentar fazer que o Clube não tivesse as mesmas dificuldades dos anos anteriores.
Chamou-se para o Tondela gente profissional do futebol, o grupo como sabem tem o Granada (Espanha), o Parma (Itália) e dois clubes na China, ligações a outros desportos e controlam os direitos desportivos em toda a Ásia, penso por isso que são profissionais, e com estas ligações podem fazer muito pelo Tondela. Não quer dizer que não possa acontecer um desaire, embora não seja essa a ideia.
Por isso, eu quero explicar aos sócios o gosto que sentiria, principalmente nos jogos em casa, sentir o carinho, o apoio, à equipa, a representatividade, porque somos poucos comparados com outros clubes, mas devemos fazer do estádio a nossa fortaleza.
Deste modo peço a todos os sócios que acarinhem o CDT, não só quando estamos a ganhar, mas também quando estamos a perder, se por qualquer motivo a equipa tem um dia menos bom, é nessa altura mesmo que seja a SAD que esteja a gerir a equipa, que devemos apoiar, somos sempre o CDTondela, a direcção é a direcção de Gilberto Coimbra e apelo para cada vez mais as pessoas se façam sócios do Tondela. Não é dizer que agora estão lá os espanhóis, os turcos ou os chineses, quem está lá continua a ser o CDTondela.
A vontade da SAD não é alterar nada, aliás até refrescaram todas as instalações do clube, instalações essas que não são da SAD, mas sim do clube. O que dá bem-estar, porque afinal concluímos que a SAD aposta no Tondela, quer sentir isto e não veio espoliar como passa pela cabeça das pessoas.
Sinto-me triste com aquilo que ouço no camarote sentado ao lado dos investidores da SAD, porque como sabem ouve-se tudo da bancada. O que é que a SAD presidida por Belenguer vai pensar de Tondela? Parece que há prazer em boicotar o Tondela. Por isso apelo a todos os tondelenses e sócios que se comprometam com o Tondela.
Pensem em três contas, quando vão ao estádio: primeiro Tondela, segundo, pontos, terceira acarinhar o Tondela nos bons e maus momentos, se isto funcionar tudo o resto funciona.
Volvido um mês de campeonato, temos 5 pontos, uma derrota, dois empates e uma vitória. É o melhor resultado dos últimos cinco anos.

O que pede publicamente a todos os adeptos e simpatizantes do Tondela?
G.C. – Que se comprometam e gritem em plena voz pelo CDT quando vem ao nosso estádio, à nossa casa e quando a Febre Amarela está no lado esquerdo da parte da frente do estádio e começa a puxar pelas pessoas, no outro lado da bancada as pessoas, adiram e gritem pela equipa, fazendo calar as criticas que se ouvem. Vamos mostrar o quanto tondelense somos, temos que estar juntos, não para corroer e estragar, mas para construir e sermos cada vez mais fortes. Vejam os adeptos do Famalicão, do Guimarães, que não se calam mesmo quando a equipa está a perder, que enchem os seus estádios, e que não se calam do primeiro ao último minuto. O Famalicão está a fazer um bom resultado, porque está a ser empurrado pelo público presente no estádio.
O Chaves que acarinha os seus jogadores, o seu futebol, mesmo estando na segunda liga. Que os adeptos do Tondela e a Febre Amarela, a ganhar ou a perder, saiam do estádio roucos, era esta a maior satisfação que eu podia ter.
As pessoas parecem que não valorizam os 10 anos de tormenta e os 5 de sofrimento, vir da distrital até à primeira liga foi preciso muitos sacrifícios, cabelos brancos, sofrimento e noites sem dormir, mas estou cá por um propósito que é o amor ao CDTondela. Peço, apelo a todos os sócios que valorizem o CDTondela, valorizem o que se fez, dêem valor à equipa, porque somos poucos comparados com outros clubes, mas somos muitos se assim o quisermos.

O QUE É DA SAD?
G.C.: O Clube cedeu apenas 80% dos direitos desportivos da equipa de futebol profissional, aliás se a SAD vender o Jaquité, por exemplo o Clube ainda vai receber 20% dessa transacção e os direitos das transmissões televisivas pelo valor de 6 milhões de euros. O clube foi vendido sem dívidas e já recebeu praticamente metade desse montante. O clube tem 10 hectares de terreno escriturados e projecto para iniciar a construção do centro de estágio e os restantes valores do negócio serão disponibilizados mediantes a justificação do investimento no centro de estágio.
Esperamos ainda iniciar as obras no decorrer deste ano, depois de ultrapassados todos os aspectos burocráticos que um projecto destes trás consigo.

Gilberto Coimbra disse ainda que a seu tempo deixará a presidência do CDTondela, cargo que ocupa há quinze anos e que haverá muitas pessoas para lhe suceder, e que quem chegar terá o seu apoio, a sua companhia para que o CDT cresça para criar um clube ainda mais forte.
Reconhece a grandeza do trabalho feito e que não poderá ser apagado, pede o respeito dos sócios para com ele e para com todos os que estão a trabalhar pelo CDT, porque é com a ajuda de todos a trabalhem no mesmo sentido, é que faz com que o Tondela vá mais além.
Lembrou que a SAD tem a obrigação no fim de ter todas as condições no trabalho da formação, de ter uma equipa de sub 23 e de continuar com o bom trabalho que o clube tem feito na formação, que tem as várias equipas na primeira Liga.
O clube aumentou a sua massa associativa, mas apela que os sócios fiquem roucos no estádio abafando os que dizem mal por dizerem e acredita que a equipa do Tondela vai fazer uma boa época.
MJJ

Veja Tamém

MUNICÍPIO COMPRA EDIFÍCIO NO CENTRO DA CIDADE

A Câmara Municipal de Tondela comprou por 220 mil euros a privados recentemente um edifício …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *