Quinta-feira , Maio 9 2024

FICTON 2019 – SEIS DIAS DE CELEBRAÇÃO DE CONQUISTAS COM OS OLHOS POSTOS NO FUTURO

A FICTON, Feira Industrial e Comercial do Concelho de Tondela, teve início na quarta-feira, dia 11 com uma calorosa cerimónia onde não faltou o tradicional jantar oficial da Festa do Frango nem o belíssimo espetáculo de fogo-de-artifício.
A atuação da Filarmónica Tondelense deu o mote para o início desta edição onde esteve presente, como convidado, o Ministro Adjunto e da Economia Pedro Siza Vieira.
Na sessão oficial de abertura, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António de Jesus, dirigiu palavras de agradecimento aos mais de 170 expositores presentes na Feira, sendo eles de instituições, freguesias e entidades ligadas à indústria e comércio, que “continuam a investir, se expandem e criam novas áreas de negócio”.

“TONDELA É LÍDER REGIONAL NA ATRAÇÃO DE INVESTIMENTO”
O autarca frisou que a economia está na esfera dos investidores e empreendedores e cabe à autarquia facultar instrumentos para a criação de mais oportunidades de investimento e realização: “Para nós desenvolvimento e sustentabilidade são variáveis que têm que ser satisfeitas na mesma equação.”. José António de Jesus mencionou o investimento na aposta da expansão das zonas industriais: “depois do grande investimento feito na zona industrial do Lajedo, destacando-se agora o grande investimento que está para arrancar na zona industrial da Adiça, representando mais de 3 milhões de euros de investimento”, sendo esta uma medida para acolher novos projetos.
O Presidente aproveitou a presença de Ministro Pedro Siza Vieira para apelar à sustentação e incrementação de medidas políticas fiscais que apoiem os investidores e para reforçar que a Ficton trata-se do “espelho desta dinâmica industrial, comercial e dos serviços” que vão crescendo na cidade, tratando-se da “grande bandeira do nosso concelho”.
Falou ainda do crescimento da habitação tão importante para a fixação de pessoas “mas este crescimento também se observa no sector da oferta de habitação. Há mais de uma década que não se observava uma dinâmica tão acelerada na construção e reabilitação urbana.
E cremos que tal ainda será potenciado com as ARU de Tondela e do Caramulo. Temos de criar mais habitação para acolher quem, tendo aqui trabalho, aqui quer viver.”

“O PAÍS TEM DE ESTAR AGRADECIDO A TONDELA PELO CONTRIBUTO QUE DÁ À ECONOMIA PORTUGUESA”
O Ministro Adjunto e da Economia aproveitou para elogiar o concelho pela conjuntura atual: “Vemos um concelho que vive um momento de afirmação de confiança no seu momento atual, no seu futuro, na pujança económica, na capacidade de atração da população, na capacidade que tem de conjugar qualidade ambiental, beleza natural, património histórico, criação de emprego qualificado e atividade económica e investimento”. O Ministro salientou ainda o contributo que o município tem dado para o crescimento da economia do país: “ o país tem de estar agradecido a Tondela por tudo o que ali se vive. O contributo que o município de Tondela e as empresas aqui sediadas têm dado para o crescimento das nossas exportações, para a nossa economia, é de salientar.” Disse ainda que “estas são dinâmicas que demoram tempo a criar mas que depois dão frutos e tornam-se visíveis para todos”, considerando que é importante continuar a apoiar as autarquias a criar condições para esse crescimento.

A FESTA DO FRANGO E O FOGO-DE-ARTIFÍCIO
A cerimónia prosseguiu com o habitual jantar oficial da Festa do Frango, iniciativa aberta a toda a população, que promove o frango, um produto chave na nossa região. Após o radioso espetáculo de fogo-de-artifício abriram-se as portas do pavilhão onde estiveram dispostos os stands das empresas, a já apelidada “grande montra das potencialidades económicas do concelho”.
Em volta deste espaço estiveram dispostos stands com mostras e venda de produtos locais, artesanato, provas de vinho, show cookings e ainda a tenda das freguesias: um espaço que reflete as mais valias do nosso território: os produtos locais, as tradições, a história e as potencialidades.
“A Ficton enquanto festa do concelho é também uma mostra daquilo que as freguesias têm de melhor”, lembrou o Presidente da Câmara no início da visita do executivo da Câmara a este mesmo espaço, no do dia 13. Este ano a visita contou com uma vertente mais acolhedora pois no final todos puderam juntar-se a uma mesa e desfrutar da gastronomia confecionada com produtos locais.
A Sessão de entrega de prémios aos melhores alunos das Escolas do 2º e 3º Ciclo, Secundárias e Profissional de Tondela, realizada no recinto no dia 12, juntou inúmeros intervenientes destacando-se os alunos brilhantes e os pais orgulhosos.
No dia 14 nesse mesmo espaço foi feita a apresentação da estratégia do Plano Municipal da Juventude, dirigida pelo vereador da cultura, Miguel Torres. Foi explicado que o plano passará pela decisão e construção dos jovens, tendo sido eleitos representantes de cada escola para esse efeito.
Para além dos espetáculos musicais pela noite fora, a Ficton contou com inúmeras atividades como estas, que culminaram no último dia do evento, dia de Santa Eufémia e feriado Municipal, com a sessão solene evocativa do feriado e entrega de galardões municipais, no auditório municipal.
Foi entregue a medalha de mérito ao padre António José de Figueiredo Marques, pela “marca de humanismo e entrega” nas comunidades de Mosteirinho e São João do Monte. A medalha de valor e altruísmo foi entregue à instituição Tzu Chi pela manifestação de solidariedade na altura dos incêndios de 2017. Já a medalha de ouro foi entregue a Ana Abrunhosa, a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro pela sua entrega a este difícil projeto e toda a dedicação pessoal que prestou no apoio às vítimas dos incêndios.
A Ficton trata-se de uma mostra das potencialidades e celebração do crescimento do concelho: as indústrias, as empresas, a gastronomia e todo o património cultural. O reflexo disso é a quantidade de visitantes que participam neste evento que nos deixa a todos, Tondelenses, orgulhosos e com vontade de continuar a contribuir para este futuro que temos construído, ultrapassando todas as dificuldades.
Joana Pereira

Veja Tamém

CAMPO DE BESTEIROS – APRESENTAÇÃO DO PROJETO DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA

Na passada quinta feira, dia 4 de Abril, a Santa Casa da Misericórdia fez a …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *