Sábado , Maio 4 2024

1º ANIVERSÁRIO DO CALS

Na passada sexta-feira, dia 24 de Abril, o salão multiusos de Sabugosa viveu momentos hilariantes de festa, dedicação, empenho, alegria e alguma emoção à mistura, por via dos protagonistas.

Pelas 14,15 horas o diretor técnico Luís Ferreira começou a receber os convidados, familiares e amigos que iriam assistir e participar na comemoração do primeiro ano de existência do Centro de Animação Local de Sabugosa. Primeiramente agradeceu a presença de todos, com enfoque nos centros vizinhos de MosteiroIMG_1794 de Fráguas e Paroquial de Canas de Santa Maria e outros que, não podendo estar presentes enviaram mensagens de felicitações. Agradeceu também a presença de várias entidades e personalidades que se quiseram associar ao festejo, nomeadamente o presidente da assembleia de freguesia de São Miguel e Sabugosa, os presidentes dos órgãos sociais do Ponte Velha, representantes da Adices e outras instituições de parceria, assistentes sociais, monitores e enfermeiros que têm dado o seu contributo em prol desta instituição, não esquecendo os utentes e familiares, pilares deste projeto.

Foi exibido um magnífico vídeo, muito aplaudido, que retratou fielmente um ano de várias ações e muitas atividades cheias de cumplicidade entre os utentes e a animadora Cacilda Mateus. As crianças do jardim-de-infância de Sabugosa, coabitantes do mesmo edifício e parceiros de muitos momentos de convívio quiseram também participar e agradecer os mimos com que são brindadas frequentemente e dedicaram uma bonita dança com a oferta de uma almofada, simbolizante do merecido descanso, que ia “embrulhada” em flores e beijos carinhosos, daqueles lábios puros e ternos.

O centro de animação de Mosteiro de Fráguas, com uma invejável jovialidade apresentou danças e cantares muito apreciados pela plateia que não regateou esforços no momento de aplaudir tamanha entrega e boa disposição.

Por sua vez o Centro Paroquial de Canas de Santa Maria, para além da entoação de bonitos temas recordando a mocidade, presenteou o CALS com umaIMG_1776 moldura onde foi inserida uma foto e venustas quadras idealizadas pelos utentes e que o senhor Loureiro, do alto dos seus 90 anos, fez questão de, ali mesmo, as declamar.

Os anfitriões, com emoção, agradeceram todos os mimos dispensados e entoaram o hino de Sabugosa “ Meus Amores” que fez, imagine-se, transparecer um nervoso miudinho, como se do tempo de criança se tratasse. E, emocionante, um momento de interpretação a solo da utente Maria dos Anjos Matos que cantou, magnificamente, um tema da sua juventude que fez rebentar algumas lágrimas nos olhos mais sentimentais.

Nos momentos de alocução o diretor técnico aproveitou para, mais uma vez, agradecer a todas as pessoas e entidades que no decurso deste ano, de alguma forma, têm dado o seu contributo para o engrandecimento da instituição, não esquecendo aqueles que, voluntariamente, tem despendido do seu valioso tempo para o dedicarem a esta nobre causa de ajudar quem mais precisa. Por sua vez o senhor presidente da freguesia de São Miguel do Outeiro e Sabugosa, Jorge Soares, felicitou os presentes e manifestou toda a disponibilidade para continuar a apoiar este projeto que desde início acarinhou e valorizou, pela componente social e humana que dele se pode extrair, dizendo sentir muito orgulho nas pessoas escolhidas para dignificar tamanha ação. Apelou à união em torno destas ações porque delas se podem tirar dividendos afetivos de enorme valor sentimental.

A engenheira Carla Antunes, em representação da câmara municipal, para além de agradecer o carinhoso convite, salientou também as boas relações existentes, o excelente trabalho desenvolvido pelo CALS, como exempIMG_1805lo a seguir por outras instituições semelhantes, reforçando que o município estará sempre alerta e atento às necessidades e dificuldades que possam surgir, prestando a necessária assistência e o normal incentivo para que, sem sobressaltos, se continue a dar apoio à classe etária mais avançada e vulnerável.

A junta de freguesia, num gesto de reconhecimento e afeição, através da sua tesoureira Engª Salomé Almeida e do presidente da assembleia, distribui flores pelos utentes do CALS e pelos representantes das instituições presentes que simpaticamente agradeceram a amabilidade.

Como não pode haver aniversário sem bolo, à volta da mesa e depois de entoado o cântico de “parabéns a você”, foi, pela utente mais idosa D. Maria Adelaide Rodrigues, 90 anos, apagada a única velha com o número 1, alusiva ao primeiro aniversário

Digamos, em jeito de remate, que se viveu uma tarde plena de sentimentos e emoções transversal a todas as classes etárias e onde o afeto e a generosidade foram rainhas. Parabéns aos promotores, ao trio institucional que gerou este embrião, nomeadamente Município, Junta e Ponte Velha, cujo protocolo foi assinado em 28 de Outubro de 2012, ainda com outros elencos diretivos. Parabéns também, àqueles que diariamente dão o melhor de si em prol dos que mais necessitam e reconhecidamente agradecem tanta dedicação e empenho. Já aguardamos o 2º aniversário, com a mesma vontade e o desejo de que todos os ora intervenientes marquem presença.

                                                                                                                                Luís Guilherme

Veja Tamém

SOLENIDADES

O Corpo de Deus, do latim Corpus Christi, até ao ano passado celebrou-se sempre à …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *