Terça-feira , Abril 9 2024

MERCADO MUNICIPAL FOI INAUGURADO

Quatro anos e meio depois da obra ter sido iniciada, o Mercado Municipal de Tondela abriu no passado dia 22 de Maio, após ter sido alvo de uma requalificação que custou mais de meio milhão de euros, segundo informação do Município.
Na cerimónia inaugural, que teve início a partir das 10H30, além do Executivo Municipal esteve presente o Secretário de Estado da Administração Local, Dr. António Leitão Amaro, o Presidente da Assembleia Municipal, Eng. Carlos Cunha, o ComIMG_0020andante António Teixeira, do Posto da GNR de Tondela, o Presidente da União de Freguesias Tondela e Nandufe, José Manuel Mendes, entre outras individualidades.
Após a bênção das instalações pelo Reverendo Padre António Silva teve, lugar o descerramento de uma placa comemorativa daquela inauguração, por o Presidente do Município, Dr. José António de Jesus e pelo Secretário de Estado da Administração Local, Dr. António Leitão Amaro.

UMA DAS PRIMEIRAS PRIORIDADES
Na sua intervenção, o Presidente do Município Dr. José António de Jesus, começou por pedir desculpas pelo atraso desta obra de requalificação que “tantos constrangimentos trouxe aos agentes económicos ali sediados, bem como à população que usufruía dos serviços instalados no antigo Mercado”.
A obra teve um “percurso difícil. O histórico desta empreitada inclui alguns contratempos, nomeadamente relacionados com as debilidades das empresas a quem, sucessivamente, foi adjudicada esta obra. ApIMG_0043ós mais de dois anos de indefinições, de atrasos e de alterações do projeto, face à fragilidade estrutural do antigo edifício, após retirada da obra do projeto inicial da regeneração urbana, e lançamento de novo concurso, chegados a novembro de 2013, este executivo camarário decidiu chamar a si a posse administrativa da obra, após mais um incumprimento por parte do último empreiteiro”.
Acrescentou ainda que “foi por este sentimento de justiça que tomei como uma das primeiras prioridades da Câmara, a seguir às últimas eleições autárquicas, a procura da solução que viesse a ultrapassar a situação confrangedora que então se vivia. E por isso, como já referi, outra decisão não havia do que retirar o anterior empreiteiro desta obra.”
Neste espaço comercial ficarão instalados 12 espaços comerciais (5 peixarias, 3 talhos, 2 charcutarias, 1 frutaria, 1 bar / padaria) e 20 bancas de venda de produtos hortícolas e frutícolas que, não carecendo de um espaço individualizado e sectorizado e com as normas técnicas de exigência a nível da salubridade e higiene, asseguram aqui também o seu próprio espaço.
A primeira prioridade será acolher os comerciantes que tinham o seu negócio já no antigo Mercado, e posteriormente, existindo espaços sobrantes, será aberto concurso para ocupação desses mesmos espaços.
O novo Mercado Municipal de Tondela irá acolIMG_0050her novas valências. O Presidente da autarquia referiu a intenção de alargar este espaço “para além das atividades regulares, abrindo-se assim um espaço para atividades complementares e para a promoção de recursos endógenos, seja nos produtos agrícolas locais, seja no artesanato, ou noutras áreas de produtos de excelência. Iremos definir, em colaboração com os comerciantes, uma programação de atividades que agreguem iniciativas, diversificando a oferta sem comprometer a qualidade, atraindo pessoas aos espaços tradicionais“.
O Secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro, na sua intervenção, destacou a posição firme da autarquia de Tondela em concretizar este projeto, salientando que “quando um equipamento nos faz viver e trabalhar melhor, é razão de grande satisfação. Sinto muito orgulho pelo que fizeram pela nossa terra”, concluiu.
Teremos quIMG_0008e lembrar que o membro do Governo é natural do Concelho de Tondela, e que aproveitou a oportunidade para lembrar outros assuntos de grande interesse, já conseguidos para esta vasta região.
A cerimónia de inauguração terminou com uma visita ao espaço, e com a degustação de alguns produtos locais ali comercializados, tendo o membro do Governo e os membros do Município tocado impressões com os vendedores que, com simpatia, davam uma panorâmica daquilo que comercializavam.

Amorim Lopes

Veja Tamém

CENTRO DE SAÚDE DE TONDELA – DOIS ANOS À ESPERA QUE AS OBRAS COMECEM

Em 1 de junho de 2021 a Câmara Municipal de Tondela, anunciava que “tem em …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *