Entre os dias 2 a 4 do mês de dezembro, decorreu em Viseu, no Solar do Vinho do Dão, um Festival Literário promovido pelo Município em que o vinho serviu de mote e de temática para a participação de mais de 30 escritores, entre romancistas, poetas, historiadores, ensaístas e cronistas.
Dois tondelenses estiveram integrados no Certame – Magda Escada (artesanato) e Quintas de Sirlyn (vinhos de Tondela), levando assim, mais uma vez, o nome de Tondela para fora do Concelho
Magda Escada, enquanto “ESCADA DOLLS” foi convidada a integrar e a participar neste evento com as suas obras. Como as suas bonecas se baseiam em histórias literárias, contos, romances e como já conheciam a sua arte e o seu talentoso trabalho, foi por isso convidada.
O tema foi o “amor” com inspiração na obra de Camilo Castelo Branco, Amor de Perdição.
Nesse sentido “Escada Dolls” fez uma boneca para o evento, que batizou de Teresa Simão, inspirando-se, assim, nessa obra, o que veio tornar ainda mais rica a sua participação.
As suas obras ficaram distribuídas por três locais distintos do Festival, que teve 50 horas de programação, divididas por 30 eventos culturais e vínicos.
Para “Escada Dolls,”, foi um grande privilégio, reconhecimento e mérito ter sido convidada. Está de parabéns por mais este sucesso e pela graciosidade que sabe imprimir às suas bonecas.
Augusto Teixeira (Quintas de Sirlyn- Santa Ovaia de Cima), mais uma vez esteve em Viseu a representar os “vinhos de Tondela”, a fazerem parte do grande lote de produtores de “Vinho do Dão”, depois de ter estado, recentemente, duas vezes em Lisboa (Campo Pequeno e Centro de Congressos), com igual propósito e grande sucesso.
Entre outros, os seus “reserva tinto de 2013” e “reserva branco de 2015” foram ali degustação de muito apreço.
É bom saber que os nossos vinhos, graças a este e outros produtores, são apreciados e conquistam os mercados cada vez mais exigentes.
Ainda há pouco tempo ouvi um dos grandes produtores de vinhos do País, de outra Região Vinícola, louvar a excelência, desde há muito, dos vinhos brancos de Tondela.
Jorge A. Leitão