Sexta-feira , Maio 3 2024

CONFRARIA DO CABRITO E DA SERRA DO CARAMULO XI GRANDE CAPÍTULO

No passado dia 10, realizou-se mais um Grande Capítulo da Confraria, que de ano para ano vem colhendo os frutos do trabalho, dedicação de todos os Confrades Causa.

44 Confrarias de todo o País quiseram marcar presença nesta festa Confrádica de divulgação de usos, costumes, saberes e sabores, ao mesmo tempo que promove a amizade, a confraternização e a partilha de ideais comuns.

E até o dia este ano escolhido esteve à altura do grande dia da confraternização.

Começando pelo “mata-bicho” (saboroso pequeno-almoço) no restaurante Varanda da Serra, no Guardão, a honrar as iguarias do nosso Territórinteriorio, seguiu-se todo o cerimonial da “Agenda de Trabalhos”.

DESLOCAÇÃO PARA A IGREJA MATRIZ DO GUARDÃO, VIA CALÇADA ROMANA

Aconchegados os estômagos, a Comitiva dirigiu-se, a pé, calcorreando a mítica calçada romana para a vetusta Igreja Matriz do Guardão, um dos símbolos da cristandade do Concelho que marcam a nossa identidade.

BENÇÃO DAS INSÍGNIAS E ESTANDARTES

MOMENTO SOMBÓLICO ALUSIVO AO TEMA – CELEBRAR A VIDA

A bênção das novas Insígnias e dos Estandartes das Confrarias presentes, pelo Padre António Duarte, Prior do Guardão, é sempre um momento alto da vida Confrádica nos seus Capítulos.

Mas para além dele, este ano assistimos  também a um Hino à vida por parte de duas jovens e recentes mães Confreiras – Marta e Cidália,  ao quererem envolver os seus filhos naquele Momento.

RETRATO DE FAMÍLIA

As condições atmosféricas permitiram (o que nem sempre tem acontecido), recordar para o futuro de cada Confraria a sua presença no Grande Capítulo da Confraria do Cabrito. E assim, o Retrato de Família, na Escadaria do espaço envolvente à Igreja Matriz, foi mais um momento de encontro vivido entre todos.

RECEÇÃO ÀS CONFRARIAS

 Rumo ao Hotel do Caramulo, foi na Sala Bugatti, que o Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. José António de Jesus, e o Presidente da Junta de Freguesia do Guardão, António Augusto Ferreira, receberam as Confrarias e convidados, totalizando à volta de 200 pessoas.

As boas vindas foram dadas pelo Presidente da Junta do Guardão, que depois de agradecer a todos os que, das mais variadas localidades do País, quiseram estar com a Confraria do Cabrito e no Caramulo, lemprimeirabrou as razões que cada vez mais unem o Movimento Confrádico e desejou as melhores Festas para o Natal que se aproxima.

APRESENTAÇÃO DO LIVRO “CARAMULO – A MAGIA DA SERRA E DAS GENTES”

Depois da sua apresentação, recentemente, na Biblioteca Municipal de Tondela impunha-se, pelo contexto da obra na sua ligação com o Caramulo e a Serra, e ser já uma tradição da Confraria marcar também a presença literária nesta “Festa” caramulana, divulgando-a para todos os presentes.

O Dr. Luís Costa (CEIS – Caramulo), coordenador da apresentação, que se revestiu sobretudo da imagem das excelentes fotografias que o livro contém, teceu considerações que valorizarão a sua leitura, até porque ele foi oferecido a todas as Confrarias presentes e, portanto, lembrança do Caramulo.

Zé Beirão, agradeceu às pessoas e entidades que lhe deram o seu apoio (Município à frente), não esquecendo Manuel da Esperança, um serrano que extravasa as fronteiras da Serra do Caramulo e que tanto contribuiu para a riqueza da obra.

INTERVENÇÃO DO PASTOR JUIZ

Para introduzir a Entronização que ia seguir-se, o Pastor Juiz da Confraria, Dr. António Lopes Ferreira, começou por salientar o dia festivo que estava a viver-se neste XI Capítulo da Confraria do Cabrito, lembrando que o Momento “Celebrar a Vida”, há pouco vivido na Igreja Matriz, foi um momento magnífico pelo testemunho de duas jovens mães.

O Movimento Confrádico e o importante papel das Confrarias, através de um constante rejuvenescimento, dinamismo e desafios, foram também aflorados pelo Pastor Juiz, ao mesmo tempo que lembrou que esse rejuvenescimento terá que ser feito principalmente através da juventude, aposta em que a Confraria do Cabrito dava mais um passo, ao entronizar sete jovens efetivos.

ENTRONIZAÇÃO DOS NOVOS CONFRADES

CONFRADES EFETIVOS

Joana Teixeira de Sousa Figueiredo/ Luís Carlos Henriques dos Santos/ Vítor Manuel Cardoso Bernardo/ Jorge Miguel Figueiredo Henriques/ Nuno Miguel Rodrigues Pomar/ António José Mano/ José Virgílio Figueiredo

CONFRADES DE HONRA

JORNAL “FOLHA DE TONDELA”

Na impossibilidade de estarem presentes quer o Diretor, Dr. José Valle de Figueiredo, quer a Administradora, Drª. Maria José Loureiro de Jesus, foi a Insígnia recebida pelo Colaborador e autor desta notícia, Jorge do Amaral Leitão, que a recebeu como tributo a todos os que, semanalmente e com muita dedicação, tornam possível que a “Folha de Tondela” continue a ser uma referência da comunicação social local ao serviço do Concelho de Tondela e o mais antigo semanáriointerior-1 do Distrito de Viseu.

“JORNAL DE TONDELA”

Na impossibilidade do seu Diretor, Manuel Ventura da Costa, não ter podido estar presente por motivos de saúde, que o levaram a internamento hospitalar, foi a Insígnia recebida por Eduardo António Marques, Administrador.

INTERVENÇÕES DA MESA

António Dias, Pastor-Mor, na sua intervenção salientou o gosto de poder partilhar mais um dia de “festa” da Confraria do Cabrito, já que os Grandes Capítulos, pelo que representam e pela partilha de amizades com as restantes Confrarias e amigos, são sempre motivo festivo.

Estamos convictos que o nosso sucesso é o sucesso também do Movimento Confrádico, já que todos irmanados na mesma Causa.

Agradeceu a Joaquim Duarte Pereira (Zé Beirão) o Momento ali partilhado com a apresentação do livro “Caramulo- A Magia da Serra e das Gentes”, já que ele representa, como diz o Autor, um Hino à Serra do Caramulo.

Agradeceu aos novos Confrades a sua adesão, certo de que virão enriquecer a caminhada da Confraria do Cabrito.

Agradeceu ainda a todas as entidades, empresas e a todos os que, de alguma forma, dão o seu contributo.

Dr. Pedro Couceiro, em representação da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, disse da sua satisfação de estar no Caramulo e a partilhar de todo o simbolismo do Grande Capítulo.

Uma palavra de muito apreço pelos novos Confrades e por se terem “metido” neste mundo das Confrarias, de quem se espera empenhamento para bem do Movimento, e muito especialmente das atividades de vária ordem em que a Confraria do Caramulo está envolvida.

Cada um, na Confraria, tem o seu papel. E é esse empenhamento que se espera de quem entra para uma Confraria e quer servir uma Confraria.

E o que se está a passar aqui hoje, desde o “Celebrar a Vida”; depois, celebrar a região, é bem o que é a razão de uma Confraria. E por isso, eu felicito a Confraria do Cabrito por este exemplo que nos dá.

Deu ainda a conhecer a conhecer vários projetos da Federação.

José António de Jesus, que encerrou a Cerimónia protocolar, depois de saudar e agradecer a presença de todos, de cumprimentar os Vereadores presentes, salientou mais um contributo da Confraria com a apreseninterior-2tação do livro de Zé Beirão, que canta as belezas do Caramulo, a exemplo de iguais iniciativas também da Confraria quando da apresentação dos livros de Barros Veloso, António Passos Coelho ou Cónego José Ribeiro dos Santos, a enriquecer o Caramulo e aquilo que é um propósito da Confraria.

Esta é uma Confraria que não se limita à dimensão gastronómica pura, mas tem também uma dimensão patrimonial absolutamente relevante. E na verdade, falar do Caramulo é falar das suas gentes, é falar da sua autenticidade, é falar do sentido genuíno tão profundo daquilo que é esta marca.

É por isso que é importante esta estratégia de promoção daquilo que é a identidade local. E nós precisamos muito de valorizar essa identidade. Por isso, julgo que é nesta identidade e nesta autenticidade que está aquilo que é o ressurgimento da dimensão económica, da dimensão estratégica do Caramulo. E a Confraria tem sido um Parceiro importantíssimo com o Município para a valorização dos produtos locais.

É um forte contributo, também, para a dimensão da valorização económica. Nós não podemos acreditar que é possível fixar pessoas se não houver atividade económica e que dela surja um fator de valorização e de contributo para todos.

Ora, a estratégia que temos mantido com os diversos atores locais, em particular com as Juntas de Freguesia, passa por três pilares claros; desde logo a promoção turística, onde está, entre outros, o desporto de aventura que são, no Caramulo, pilares fundamentais para a projeção dessa realidade.

Em paralelo, o Turismo de Saúde é out370a2038ra das áreas onde importa investir, na valorização daquilo que poderemos considerar a saúde ativa. E nisso estamos a trabalhar com todo o empenho.

Hoje, felizmente que toda esta região do Caramulo está muito próxima de uma importante Zona Industrial do nosso Concelho, no caso concreto, o Lajedo, em Santiago de Besteiros, onde facilmente é possível aceder, onde um importantíssimo investimento “conquistado” numa longa disputa durante mais de ano e meio e que se trata de um valioso empreendimento do ramo automóvel (Eberspaecher) que até 2020 criará 500 postos de trabalho, altamente qualificados, a juntar às outras empresas ali existentes, seja também um forte contributo para que a Serra do Caramulo encontre mais um fator de desenvolvimento e de fixação de pessoas.

O nosso Concelho será assim um Centro de excelência. Com mais atividade económica há mais fixação de pessoas, são mais as iniciativas, é maior o desenvolvimento, é melhor a qualidade de vida.

ENTREGA DE LEMBRANÇAS

Finda a Cerimónia protocolar, houve entre as Confrarias troca de lembranças. Por parte da Confraria do Cabrito, como atrás se refere, o livro “Caramulo –A Magia da Serra e das Gentes” constou das ofertas, “levando” a Serra do Caramulo para todo o País

ALMOÇO DE CONFRATERNIZAÇÃO

E o XI Capítulo encerrou com o habitual almoço de confraternização, onde a amizade foi fortificada e onde o “Cabrito do Caramulo” e o “Ovo à Pastora” foram os reis da variada e gostosa ementa.

Jorge A. Leitão

Veja Tamém

PARADA DE GONTA – CAMINHADA DA PRIMAVERA

Realizou-se, no domingo, a 2ª Edição da Caminhada da Primavera, em parceria entre a ADRC …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *