Sábado , Maio 4 2024

TONDELA – O AVIÃO DA BOA NOVA DA PÁSCOA “HÁ PRESSA NO AR”

A pandemia, tem fechado o país e o mundo, confinando as pessoas em casa. Fecharam empresas, escolas e também as Igrejas. As celebrações religiosas de cariz popular como as festas e romarias, não se realizaram. Este ano, na Páscoa já houve celebrações nas igrejas, mas a Visita Pascal ou Compasso, ainda não se pode realizar nas paróquias do concelho.
Para anunciar a Páscoa, a Boa Nova da Ressurreição, os padres e diáconos da diocese, numa iniciativa inédita, promoveram este anúncio através de avião que sobrevoou algumas partes do concelho de Tondela, no Domingo de Páscoa.
Foi uma iniciativa dos padres da diocese para levar a mensagem pascal de uma forma segura a todas as pessoas. “Brincámos um bocadinho com o tema do hino da juventude das Jornadas Mundiais da Juventude: “Há pressa no Ar” e chamamos a esta iniciativa “Há anúncio no ar”, para transmitirmos que apesar de todas as dificuldades, não devemos baixar os braços e devemos manter o espírito de alegria”, explica um padre da diocese.
O padre Cristóvão Cunha explicou que, com esta iniciativa, a Diocese de Viseu pretende “que as pessoas possam receber uma mensagem de esperança nestes momentos difíceis”, em que não se pode fazer a visita pascal, devido à covid-19.
“Muitas pessoas sem retaguarda familiar vêem-se privadas dos familiares que não podem vir do estrangeiro, nem dos concelhos onde estão, por haver essa proibição. É uma maneira de estarmos com elas”, frisou.
João Zuzarte, vigário da pastoral da Diocese de Viseu, referiu a “carga simbólica” desta iniciativa, que partiu dos padres, em comunhão com o seu bispo: “Escolhemos esta mensagem “Cristo ressuscitou, aleluia!”, porque é aquela que está no ADN do cristianismo e sintetiza todo o mistério de Cristo que ressuscita”.
Também a acompanhar a passagem das aeronaves os sinos das igrejas tocaram, como sinal de alegria e para sinalizar esta visita pascal que se fez do ar.
Na Diocese e nomeadamente no Arciprestado de Besteiros, verificaram-se alguns constrangimentos na visibilidade desta iniciativa, devido ao falecimento nesse dia, vitima de Covid-19 do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Almeida Henriques, e também das condições climatéricas, como os ventos cruzados e a orologia, que impediram que as paróquias do Caramulo pudessem ver no ar esta mensagem, de acordo com uma nota da Diocese.
De qualquer forma, fica de forma positiva o evento dos padres da diocese que este ano tiveram esta iniciativa de alegria, esperança e compromisso para com as pessoas que precisam de sinais de força, para continuarem esta via-sacra da pandemia.
MJJ

Veja Tamém

COMBATENTES DO ULTRAMAR APROVAM CONTAS DE 2023

Numa sessão da Assembleia-geral da Associação Nacional dos Combatentes do Ultramar, realizada no dia 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *