Foi mais um êxito extraordinário a chamada “Soenga à Moda Antiga”, que de mãos dadas com a Feira Gastronómica, a lembrar também tempos de antigamente, teve lugar no passado fim-de-semana, lá bem no alto da Raposeiras, legítimo epicentro, da cada vez mais bela loiça preta de Molelos, que ali como mandam as regras e tradição foi utilizada, nomeadamente a famosa “farrusca” caneca de barro por onde o vinho, vulgo “chosqueiro”, foi ingerido durante os dois dias do certame.
Sete oleiros juntaram-se, na tarde do dia 18 de maio para recriar um dos métodos mais antigos de cozer louça preta: a soenga.
Marcaram presença o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus; e os vereadores Carla Antunes, Pedro Adão e Miguel Torres, bem como os autarcas da nossa freguesia.
Depois houve petiscos de toda a qualidade, desde a chanfana até aos deliciosos carapaus vulgo “larótes” a lembrar as merendas de antigamente, e tudo isto ao som da música tradicional portuguesa, e do folclore, tão do agrado do nosso povo.
Portanto se a intenção é mesmo divulgar e fazer lembrar aos mais novos, o processo de como outrora se cozia a loiça, através da SOENGA, o objectivo foi amplamente conseguido, e por isso parabéns a todos quantos contribuíram para mais um sucesso retumbante e particularmente com uma palavra de apreço a todos os oleiros, que ali manusearam e mostraram a sua arte.
A terminar ficou na retina os muitos estrangeiros que visitaram o certame, dando já ao evento, um certo cunho internacional.
Macarinho
Veja Tamém
RUGBY CLUBE DE TONDELA É VICE CAMPEÃO CN2
No sábado, dia 18 de maio, o Rugby Clube de Tondela deslocou-se ao estádio do …