Realizou-se no dia 26 de junho a Assembleia Municipal que tinha na ordem do dia a aprovação de contas do Município.
É na A.M. que se discutem as grandes opções e estratégias para o concelho e onde a atividade política tem o seu palco por excelência.
“A VERDADEIRA MEDIDA DE UM HOMEM NÃO É COMO ELE SE COMPORTA EM MOMENTO DE CONFORTO E DE CONVENIÊNCIA, MAS COMO ELE SE MANTÉM EM TEMPOS DE CONTROVÉRSIA E DESAFIOS” – MARTIN LUTHER KING.
Nas intervenções dos vários deputados destacamos a de Jorge Henriques do PSD, que citou Martin Luther King para destacar o trabalho da edilidade e em particular do Presidente José António de Jesus. Este deputado lembrou a atuação do presidente de câmara nos incêndios de 2017 e no trabalho desenvolvido na recuperação das habitações ardidas e recentemente na pronta resposta que foi dada à Covid 19 e aos apoios às famílias e microempresas, onde se destaca o apoio às rendas.
O deputado Jorge Henriques elogiou a capacidade de resiliência e de trabalho de José António de Jesus, que tem governado no meio da adversidade, mas que consegue que as obras estratégicas para o desenvolvimento do concelho se façam, como as obras de ampliação e requalificação da ZIM da Adiça, as obras Centro Tecnológico e Empreendedorismo entre outras.
Relativamente à prestação de contas do ano 2019 a deputada do PSD Cristiana Ferreira no uso da palavra salientou a ”fiabilidade das contas existindo unanimidade acerca da utilização desta evidência(…) como a própria oposição também refere”.
Também lembrou que até ao primeiro semestre de 2019 o mandato do executivo camarário ficará marcado pelos grandes incêndios de 2017. Enalteceu o esforço da reconstrução das habitações “ há que referi-lo as vezes que se mostrarem necessários e suficientes para defender este executivo” e não poderá deixar de ser reconhecido a ação, o planeamento e a eficácia do Município.” Perante o sinal claro de rigor e transparência da gestão da coisa pública o PSD vota favoravelmente a prestação de contas, elogiando o trabalho desenvolvido pelo executivo ao longo do ano de 2019” afirmou Cristiana Ferreira.
Os deputados do PS votaram contra a aprovação do Relatório e Contas e fizeram uma declaração de voto, onde resumidamente, não aceitam “que ainda agora se venha invocar a ocupação com os problemas decorrentes dos incêndios no primeiro semestre de 2019 para justificar o atraso no lançamento ou execução de pojetos considerados de grande impacto para o desenvolvimento do concelho”, bem como, “porque o saldo de gerência transita do resulta da não execução de despesa paga a partir do saldo transitado do ano anterior”
No final à margem da sessão o Presidente da Câmara José António de Jesus, respondeu a algumas questões dos jornalistas sobre as supostas descargas ilegais da ZIM de Tondela. O autarca afirma” que se alguém verificou, constatou ou identificou que uma determinada empresa procedeu a uma suposta descarga ilegal deve facultar os dados para se atuar nos termos legais”, o que existe são “anúncios” mas não há factos. O Presidente considera que os problemas ambientais são transversais a todo o país, e que o Município de Tondela tem vindo a atuar em articulação com a Agência Portuguesa do Ambiente, o SEPNA da GNR para que as empresas façam o tratamento primário dos seus efluentes, e as empresas têm tido uma atitude responsável.
CL
Foto de arquivo
Veja Tamém
EXPOSIÇÃO “ROUPA BRANCA” INAUGURADA NO MERCADO VELHO
Foi inaugurada no dia 07 de março, no Mercado Velho de Tondela, a exposição “Roupa …