Quarta-feira , Abril 10 2024

Seminário de Educação junta mais de 300 pessoas em Tondela

Foi com casa cheia que Tondela debateu os “Desafios para uma Educação de Futuro”, no passado sábado, dia 30 de janeiro. Inicialmente previsto para decorrer no Auditório Municipal, o Seminário de Educação 2016 teve que ser alterado para o Auditório da ACERT de forma a poder receber todos os participantes inscritos.

Ao todo, mais de 300 pessoas, maioritariamente prseminário da educação (1)ofessores, fizeram questão de marcar presença. Não obstante, a plateia acolheu também pais, encarregados de educação, educadores, estudantes, formadores, psicólogos, técnicos e assistentes operacionais. Em comum a vontade de ouvir e questionar quatro grandes especialistas na matéria.

Na sessão oficial de abertura, o Presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António de Jesus e a Diretora do Centro de Formação da Associação de Escolas do Planalto Beirão, Rosa Carvalho, deram as boas vindas ao vasto auditório, salientando a importância da presença de todos em torno de um conjunto de temáticas tão atuais. Importa referir que o Seminário embora organizado pelo Gabinete de Educação da Câmara Municipal de Tondela, contou com a estreita parceria do CFAE Planalto Beirão que assegurou a acreditação e validação científica do mesmo.

No primeiro painel, a Aida Figueiredo, docente do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro, falou da importância das crianças brincarem mais tempo e em recreios mais desafiantes, nos jardins-de-infância. A moderação do painel coube à Chefe da Divisão da Educação e Intervenção Social Raquel Seabra.

Depois de um coffe-breack, num pequeno momento musical, Santiago Oliveira brindou os presentes com duas peças musicais interpretadas, magnificamente, ao piano.

No segundo painel, o madrileno Javier Urra, reconhecido psicólogo catedrático, veio falar dos “pequenos ditadores” que temos em casa e nas escolas, com a preocupação de olhar para o futuro e perceber se serão seminário da educação (2)também grandes ditadores na sociedade. Um painel que, embora proferido em castelhano, deixou toda a plateia rendida a uma capacidade de comunicação inata deste distinto pedagogo. A moderação do painel ficou a cargo da professora Patrícia Fernandes.

A anteceder os trabalhos da tarde, um novo momento musical colocou em palco David Silva no violino e Gustavo Silva no piano, para a interpretação de duas brilhantes peças musicais.

No terceiro painel do dia, Paulo Guinote veio a Tondela falar das vantagens e desvantagens de um sistema de ensino em constante mudança. O docente do ensino básico e secundário abordou alguns dos principais problemas que assolam o dia-a-dia dos educadores e professores. O painel foi moderado por Miguel Torres, membro dos Conselho Gerais dos Agrupamentos de Escolas de Tondela.

A terminar o leque de oradores, Paulo Sargento, conhecido psicólogo com constante presença nos media, abordou a necessidade de ensinar os filhos a dizer NÃO às mais variadas aliciantes do séc. XXI. O neuropsicólogo alicerçou toda a sua intervenção no amor e nas relações parentais e sociais do ser humano e em especial dos filhos para com os pais. A moderação esteve a cargo da docente Cristina Simões.

Para o final do dia estava anunciada a presença de Tiago Brandão, Ministro da Educação, presença que por imposeminário da educação (3)ssibilidade de agenda foi delegada no Secretário de Estado da Educação João Costa. Já no decurso dos trabalhos, João Costa viu-se obrigado a cancelar a vinda a Tondela, delegando a mesma em Cristina Oliveira, Delegada Regional do Centro da DGEstE. Na sua intervenção destacou a importância da exímia articulação evidenciada neste Seminário, entre o Município de Tondela, os Agrupamentos de Escolas de Tondela e o próprio Centro de Formação da Associação de Escolas do Planalto Beirão. Salientou a importância do Município continuar a convergir as diferentes sinergias em matéria de educação, saudando o Sr. Presidente do Município pelo investimento na Educação como uma prioridade para o concelho de Tondela.

O seminário contou com a colaboração da Chiado Editora, Porto Editora, ACERT e Caixa Geral de Depósitos.

C.

Veja Tamém

ACERT ANTECIPA PROGRAMAÇÃO DE JANEIRO 2024 QUE INCLUI CONCERTO DE TIAGO NACARATO

A abertura da nova temporada promete uma programação rica e diversificada, com propostas de música, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *