Sexta-feira , Maio 10 2024

Apresentação do projecto Leituras D’Oriente e D’Ocidente

“Do Oriente longínquo às portas da minha escola…

Uma viagem secular no Museu do Caramulo”

Foi no dia 29 de Janeiro que o Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro com a Escola Básica do Caramulo apresentou este projecto que foi premiado pela fundação Oriente.

A apresentação pública fez-se no excelente Museu do Caramulo parceiro desta iniciativa e onde se encontra exposta a peça chave deste projecto que é a garrafa do comerciante do oriente Jorge Alvares.

Mas como surgiu este projecto?

Este projecto nasce de uma parceria entre o Plano Nacional de Leitura e Fundação do Oriente e baseou-se no livro Missão Impossível de Isabel Alçada e Ana Magalhãesapresentação do projecto interior, que relata as aventuras deste comerciante Jorge Alvares, e onde fala da dita garrafa, e onde ela se encontra que é no Museu do Caramulo.

Tem como objectivos promover a leitura de diferentes tipos de texto, aprofundar o conhecimento das interinfluências e dos contributos mútuos de culturas dos continentes asiático e europeu no desenvolvimento das civilizações a Oriente e a Ocidente, ao longo dos séculos, desenvolver a capacidade de pesquisa e de selecção de informação em diferentes áreas do saber, mobilizar diversos tipos de literacias junto de alunos e professores contribuindo-se para o conhecimento de uma sociedade mais informada e sensibilizada para a globalização de culturas e de saberes. Foi desenvolvido pela Escola Básica do Caramulo pelos Professores Luís Café, Margarida Morais.

A apresentação como já referimos foi feita nos espaços do Museu do Caramulo que faz parte de um complexo construído em 1959 pelos então Abel e João Lacerda, o primeiro era um apaixonado pela arte o segundo pelos automóveis e que foram à época uns grandes empreendedores e visionários, como curiosidade de referir que este edifício foi o segundo em Portugal a ser construído com o objectivo de ser um museu.

Como referiu Tiago Patrício Gouveia director do Museu a visão dos seus avós de aproveitarem os bons ares da serra do caramulo para a luta contra a tuberculose numa perspectiva de hotéis e serviços obrigou a uma outra dinâmica cultural como o nascimento do Museu do Caramulo e dos Automóveis.

O Museu do Caramulo tão perto ainda é desconhecido da maior parte dos tondelenses. Ele resulta de um espólio de excelência, de peças únicas como seja a da nossa história (a garrafa do comerciante do oriente Jorge Alvares) e de pintores bem conhecidos como Picasso, Dali e ainda peças do antigo Egipto, uma colecção de arte com cerca de 500 obras

Assim, com esta parceria ao projecto o Museu do Caramulo pretende aumentar as visitas sobretudo das gentes do concelho nomeadamente escolas, IPSS e instituições. Para além dos visitantes sentirem algum realismo do projecto da Escola Básica do Caramulo poderem usufruir de conhecimentos que se do passado fazem parte, são basilares para a própria compreensão do presente e que estão tão perto de todos.

A apresentou-se deste projecto iniciou-se com um pequena cerimónia começando pelo director do Museu do Caramulo Tiago Patrício Gouveia a explicar um pouco da história do próprio Museu que se confunde com a própria história da família Lacerda e da importância desapresentação do projecto interior (1)te projecto para o próprio museu que pode interagir de forma mais eficaz com as escolas.

Seguiu-se depois umas breves palavras pelo Director do Agrupamento Tomaz Ribeiro Júlio Valente que se congratulou pela conquista deste prémio pela Escola Básica do Caramulo, aproveitando para realçar outros prémios que o Agrupamento tem vindo a conquistar. Reforçou a boa pratica das parcerias com o Agrupamento nomeadamente a do Museu do Caramulo que foi essencial para este projecto.

Coube à prof. Nazaré Gouveia a apresentação das linhas gerais deste projecto e depois a responsável pelo museu Natália Figueiredo expor de forma empenhada o que é o Museu do Caramulo, o seu espólio, as suas histórias e por fim todos os presentes tiveram uma visita guiada ao Museu onde puderam observar detalhadamente a garrafa, a peça fundamental deste projecto, bem como o restante espólio fruto de doações de particulares e dos próprios artistas.

M.J.J.

Veja Tamém

FESTA DO 36º ANIVERSÁRIO DA ASSOCIAÇÃO DO CARVALHAL DE TONDELA

Realizou-se no passado domingo, dia 14 abril, a festa do 36º aniversário da Associação do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *