Todos conhecem a Quinta do Vale Minhoto, pela beleza do seu espaço, pela agricultura biológica, pelo respeito pela natureza, na preservação da fauna e flora, e pelos seus casarios de granito numa beleza beirã e campestre, escolhida por muitos para eventos.
Agora, tem mais uma valência, na oferta de sabores gastronómicos, únicos e genuínos. Abriu recentemente o restaurante, onde o encanto, o requinte e o bom serviço, toca quem experimenta.
O Restaurante Quinta do Vale Minhoto, localizado bem perto da cidade de Tondela, destaca-se como um espaço de excelência para eventos e experiências gastronómicas. Inserido num vale centenário, o restaurante oferece vistas deslumbrantes para as serras da Estrela e do Caramulo, proporcionando um ambiente elegante e acolhedor, porque cada detalhe foi pensado para que cada pessoa sinta o charme rústico, mas com toque de modernidade.
A talentosa equipa e o chef Sérgio Soares, fazem a diferença, proporcionando um menu cuidadosamente elaborado, da terra para a cozinha, num respeito pelos sabores, aromas e texturas dos produtos. Quem vai ao restaurante sente no paladar os sentidos que a Quinta transmite aos visitantes.
As ementas são preparadas com muitos produtos da quinta, num conceito de Cozinha Fine Dining, como por exemplo os castanheiros micorrizados com micorrizas de boletus edulis, pinheiros-mansos micorrizados com micorrizas de cogumelos lactarius, que são usados nos pratos. As micorrizas são fungos benéficos que formam uma relação de simbiose com as raízes das árvores, tornando as plantas mais resistentes a doenças do solo e condições adversas.
Outra árvore que é aproveitada na cozinha é o Eucalipto citriodora, usado em infusões e também em gelado, como corta-sabores, devido ao seu paladar e cheiro aromatizador, assim como há outras espécies que são utilizadas em infusões, como mirtilo, limonete, alfazema, alecrim e tília.
Estas infusões são também vendidas na quinta.
As ementas são elaboradas conforme a época, isto porque são utilizados os produtos sazonais da quinta, como o agrião, louro, várias espécies de citrinos (limão mão de Buda, limão cidrão, limão caviar, limão-lima, laranjas, toranja, etc.), mirtilos, kiwis, azeitona, nozes, avelãs e outros.
A quinta também tem uma estufa que permite ter no restaurante hortaliças e ervas aromáticas frescas, como alecrim, alfazema e flores como dálias.
Mas a atenção aos detalhes, na promoção do que é tondelense, como a Louça Preta de Molelos levou a que fossem idealizadas e produzidas peças específicas para o restaurante, nomeadamente um prato em forma de cogumelo invertido, que é usado para servir a entrada (Sabores da Terra), e uma pega em forma de cécé, onde é servido uma sobremesa (Tiramisu de Cécé).
A decoração, leva o visitante a experimentar o conceito beirão do granito, como símbolo de resiliência, e de bem-estar. Aqui para além de se saborear os pratos que levam à alma dos sentidos o sabor da terra, no equilíbrio harmonioso da natureza em que nada se perde tudo se transforma, também se sente o ambiente acolhedor, quente, harmonioso entre o requinte e o rústico beirão.
A garrafeira é variada, com predominância dos vinhos nacionais, sobretudo os do Dão que casam tão bem com os vários pratos.
Além da experiência gastronómica, a Quinta do Vale Minhoto é reconhecida como um local privilegiado para a realização de eventos, especialmente casamentos. Com capacidade para acolher até 400 convidados, o espaço combina arquitetura moderna com elementos tradicionais, rodeado por jardins exuberantes que servem de cenário perfeito para celebrações memoráveis.
A Quinta do Vale Minhoto oferece também alojamento em suites confortáveis, alojamento com quatro casas de campo totalmente equipadas, oferecendo no seu conjunto 15 quartos, tornando-se uma opção completa para quem procura uma experiência única em Tondela.
Também na época dos mirtilos, oferece o conceito “Apanhe e pague”, proporcionando aos participantes uma experiência de trabalho no campo, que permite um bem-estar, mas também uma aproximação ao que é o trabalho na agricultura.
As ementas, são como já dissemos, uma experiência de Cozinha Fine Dining, isto é, os produtos vão diretamente da terra ou do mar para a cozinha, como já referimos. Aqui o peixe vem diretamente da lota, oferecendo aos clientes o melhor da alta gastronomia além de ótimos serviços e atmosfera diferenciada.
Como exemplo do que referimos mostramos uma das ementas que traduz o melhor da cozinha Fine Dining: Couvert: Pão de massa mãe, azeite biológico, doces da quinta; Entrada: Sabores da Terra – queijo de cabra caramelizado com textura de cogumelos, espuma de abóbora e pó de alfazema; Ninho de codorniz; Vieirinhas; Prato Bacalhau; Sobremesa: Mil folhas de abóbora – um prato com memórias de todos os que nos deixaram, ficando o cheiro, o sabor e a recordação de quem tão bem dominava a arte da cozinha.
Por tudo isto, a dedicação da equipa, liderada por Cília Costa, é frequentemente destacada pelos clientes, que valorizam o profissionalismo e a atenção aos detalhes na organização de eventos e agora no restaurante que apresenta ingredientes de alta qualidade, com a apresentação artística e uma experiência de sabor excecional.
Vale a pena uma visita.
MJJ