Sexta-feira , Maio 3 2024

RECONSTRUÇÃO DAS HABITAÇÕES PERMANENTES ATINGIDAS PELOS INCÊNDIOS

No passado dia 7 de Março, pelas 10 horas, teve lugar, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Tondela, a Cerimónia de assinatura do Contrato entre a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C) e o Consórcio responsável pelas obras de reconstrução de 94 habitações permanentes atingidas pelos incêndios de outubro de 2017.

A Mesa da Cerimónia foi composta pelo Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Dr. Nelson de Souza, que presidiu, Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. José António de Jesus, Presidente da CCDR, Drª. Ana Abrunhosa, Presidente da Assembleia Municipal de Tondela, Engº. Carlos Cunha e Presidente da União de Freguesias Tondela/Nandufe, Francisco Coutinho.

Na assistência, Vereadores, diversos Colaboradores municipais, Diretor Executivo da CIM Dão Lafões, Comandante Territorial de Santa Comba Dão da GNR, Presidentes de Juntas de Freguesia, diversas entidades e empresários.

 

INTERVENÇÕES

Coube a José António de Jesus, depois de saudar os presentes, ser o primeiro Orador a salientar o significado e a importância da reunião.

PERCORREMOS MAIS UM PATAMAR NESTA LONGA CAMINHADA

Se é verdade que fomos o primeiro Concelho a assinar o Protocolo com a CCDR-C para se implementar o programa de apoio à recuperação de habitações permanentes, que teve a presença do senhor Secretário de Estado, e que se revelou crucial para a solução da estratégia que nos une; se é verdade que contribuímos e participámos para garantir a imediata e gigantesca operação de reabilitação (que envolve próximo de 12 milhões de euros, com IVA), que se revela ser a maior de toda a região, também é verdade que é aqui, hoje, que se assina o primeiro contrato. Mas para chegar a esta fase muitas preocupações tiveram que ser ultrapassadas e muitos obstáculos vencidos por nós, com a ajuda daqueles desde a primeira hora estiveram a nosso lado, com destaque para a ação da CCDR, na pessoa da sua Presidente, do Vice-Presidente (também ali presente), de toda equipa, a que juntaria também a equipa camarária.

FOI MAIS UM PATAMAR, MAS NÃO O ÚLTIMO

Falta agora o visto prévio do tribunal de Contas, esperando-se a maior celeridade para que sejam iniciados os trabalhos. Não podemos perder um minuto que seja para cumprirmos os objetivos de que a sua conclusão seja até ao fim do ano em curso.

E José António de Jesus salientou que a par desta preocupação e dos seus objetivos, a Câmara está igualmente focada no apoio à indústria, comércio e serviços, sem esquecer o setor primário na sua vasta abrangência. É todo um envolvimento em que estamos empenhados na caminhada do futuro.

E José António de Jesus explanou ainda todo um conjunto de projetos, candidaturas e fontes de apoio que as circunstâncias tornaram mais prementes, mas que serão conseguidos com tenacidade e empenho.

 

ESTAMOS AQUI, NA CASA DOS TONDELENSES, NESTE DIA BOM; NESTE DIA DE RECOMEÇO.

Foi assim que Ana Abrunhosa começou a sua intervenção, aproveitando a ocasião para destacar o trabalho do Presidente da Câmara e da sua equipa.

Os tondelenses estão bem entregues, disse. Nunca ouvi o Presidente queixar-se de muito trabalho ou lhe ouvi a palavra “difícil”.

Cumprimento de forma muito sentida e carinhosa toda a equipa da Câmara Municipal porque, sei, abdicou de muitas das suas horas e passaram por momentos bem difíceis perante o que estava a acontecer, envolvendo, naturalmente, neste agradecimento e neste sentimento também a equipa da CCDR.

Mas saudar também e agradecer a todas as empresas e outras entidades que corresponderam ao repto.

O ato de assinatura com o consórcio que irá dar resposta a esta fase, é significativo em si pelo que representa para a normalização da situação anómala que foi criada.

Tondela, como já foi referido, é o primeiro Município porque foi o primeiro no trabalho, no apoio às famílias e o primeiro, apesar da grande dimensão da tragédia, a fazer-nos chegar todos os elementos para podermos atuar desta forma.

Sublinho, mais uma vez, o inexcedível trabalho do senhor Presidente da Câmara e da sua Autarquia.

ASSINATURA DO CONTRATO

Teve lugar, a seguir à intervenção de Ana Abrunhosa, a assinatura do contrato que motivou a Cerimónia e que abrirá as portas para a “reconquista” dos espaços afetados e nova esperança para as gentes que perderam os seus bens e que irão ser retomados.

INTERVENÇÃO DO SECRETÁRIO DE ESTADO

A finalizar a Cerimónia, o senhor Secretário de Estado usou da palavra.

É A ALEGRIA QUE NOS MOBILIZA

E por isso, eu vi a alegria da senhora Presidente da CCDR, ainda agora, ao assinar o Contrato que dará nova vida às casas ardidas e nova esperança as famílias atingidas.

Alegria por termos um instrumento que nos vai permitir executar as obras que a tragédia destruiu. É isso que nos recompensa e o trabalho da CCDR em articulação com os municípios, no caso concreto com o Município de Tondela, sabendo levar a cabo um trabalho conjunto e bastante intenso.

Como sempre, apareceu a chuva, veio o inverno, foram-se os holofotes, foram-se os jornalistas, e ficaram as vítimas, ficaram as pessoas sem casa e as pessoas que ficaram a tratar das feridas, a cuidar da reconstrução e a tratar dos problemas. Esses, são quem mais está próximo das pessoas, dos territórios e dos acontecimentos.

São eles os Presidentes dos Municípios, as Vereações, as suas equipas, os seus técnicos, mas também as CCDR e as suas equipas, que também vivem e sentem os problemas.

E é isso que nos faz hoje reunir aqui, como nos fez estar uns meses atrás.

Até agora, contrariando até o provérbio, temos conseguido depressa e bem. É isso que, através de todos os envolvidos, teremos que continuar a fazer.

Como disse José António de Jesus, ali foi vivido MAIS UM PATAMAR, MAS NÃO O ÚLTIMO.

Jorge A. Leitão

Veja Tamém

COMBATENTES DO ULTRAMAR APROVAM CONTAS DE 2023

Numa sessão da Assembleia-geral da Associação Nacional dos Combatentes do Ultramar, realizada no dia 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *