Terça-feira , Maio 21 2024

2ª MEIA MARATONA DE TONDELA AURORA CUNHA É A MADRINHA

No passado dia 22 de Março foi apresentada em conferência de imprensa, realizada no Parque Urbano de Tondela, a 2ª Meia Maratona Ecopista do Dão que irá decorrer no próximo dia 15 de Abril, estando a ser preparada pela Associação de Educação Física e Desporto de Tondela (AEFDT) em parceria com a Câmara Municipal de Tondela (CMT).

Aurora Cunha, que foi campeã mundial de estrada em 1984, 1985 e 1986, portanto em três anos consecutivos e venceu várias Maratonas em todo o mundo é a madrinha da prova.

Para além da meia maratona de 21 quilómetros, terá ainda lugar uma mini maratona de 11 quilómetros e uma caminhada de oito quilómetros.

A apresentação desta prova à comunicação social teve início com as claras explicações do presidente da AEFDT, Luís Riquito, que cumprimentou e agradeceu a todos os presentes a disponibilidade de comparência.

Na sua intervenção Luís Riquito salientou que “depois da experiência única da primeira edição da meia maratona de Tondela em 2017, com mais de 1700 participantes, este ano a AEFDT, em colaboração com a Câmara Municipal irá realizar o evento com as aludidas três provas. (…)

Este concelho é, por excelência, um dos mais dotados a nível de recursos naturais, para fomentar este tipo de eventos. Tondela exala ar fresco e puro vindo das serras e, transmite serenidade e confiança a quem por cá passa, através da sua calorosa e afável população. (…)

É um evento que traz cada vez mais participantes à cidade e, alia o turismo ao desporto, favorecendo assim vários domínios.

Esperamos que a confiança depositada na organização deste evento, seja uma vez mais a imagem de uma conquista desportiva, na qual cada participante renove a sua auto confiança e bem-estar, deixando em cada atleta o orgulho da sua presença em Terra de Besteiros”.

OBJECTIVO 2000 PARTICIPANTES

Pedro Tavares, mentor do projeto, falou em seguida, dando a conhecer os principais detalhes da prova, lembrando que “as inscrições decorrem até dia 08 de abril, contando até ao momento com mais de 1.400 inscritos.
Gostaríamos de chegar aos 2 mil participantes. Este ano o evento tem um cariz solidário, sendo dado um euro de cada inscrição aos Bombeiros Voluntários de Tondela e do Vale de Besteiros.

A prova será homologada pela Federação Portuguesa de Atletismo, pois pelo segundo ano consecutivo é a única do distrito de Viseu a integrar o circuito ‘Liga Allianz Runinng”.

Tomou-se ainda conhecimento que haverá dorsais personalizados, 3.570 euros em prémios e espaços dedicados às crianças, com o apoio do tecido empresarial do concelho de Tondela.

AURORA CUNHA PARTICIPA NA CAMINHADA

A antiga atleta falou da grande honra por estar associada e deixou um abraço solidário e quente a todos os Tondelenses, afirmando:

“É um grande evento e para mim uma grande responsabilidade. Temos de incentivar cada vez mais as pessoas a praticarem exercício físico e a serem mais activas, eu vou participar na caminhada”.

ECOPISTA DO DÃO

Já o presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, destacou que esta prova tem como ponto fulcral a Ecopista do Dão, uma infraestrutura fortemente atingida pelos incêndios de outubro do ano passado.
“Apesar de terem sido atingidos cerca de metade dos 20 quilómetros que esta infraestrutura tem no concelho de Tondela, esta prova vai ser realizada em segurança. Desejamos reabilitar este equipamento nuclear, de forma que seja devolvido à prática desportiva”, salientou.

O Autarca começou por enaltecer a meta ambiciosa dos 2.000 participantes, deixando uma palavra de agradecimento a todos os patrocinadores da prova que vai reservar aos participantes uma passagem pelas Caves Vinícolas Martinho Alves de Tondela.

“Temos como desígnio a promoção de uma região de bem-estar e queremos promover cada vez mais a qualidade de vida e a prática desportiva no nosso Concelho. A segunda edição da Meia Maratona de Tondela – Ecopista do Dão será também um grande momento de festa, actividade e promoção do desporto”.

Na sua intervenção o Presidente do Município de Tondela exolicou que a Ecopista do Dão é estrutural para o Concelho, garantindo que a mesma vai ser reabilitada após ter sido atingida nos incêndios de Outubro passado.

Amorim Lopes

Veja Tamém

TONDELA – OBRAS NO CENTRO DE SAÚDE NUNCA MAIS COMEÇAM

Estas obras foram anunciadas em junho de 2021, pela Câmara chefiada por José António de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *