“A Folha de Tondela, Semanário do nosso concelho desde 1906, publicava a 19 de Abril de 1953 no seu nº 1477 sob o titulo Visita Pascal e um Melhoramento a seguinte noticia:
Terminou hoje a visita Pascal com a ida da Cruz aos lugares da Castainça e Vide. A animação deste ano excedem a dos anos anteriores com a inauguração do Pontão que liga Parada aos referidos lugares, obra esta há muito desejada por todos quanto ali residem, pois que em épocas que o rio vai cheio era grande o sacrifício que se fazia para se ir á Castainça e à Vide. Cerca das treze horas compareceram no lugar da Gola onde se encontra o referido Pontão, todos os membros da nossa Junta de Freguesia, um dos membros da União Nacional, também desta freguesia, o nosso Pároco Rev.mo Padre Fernando de Oliveira, que falou da utilidade que aquela obra tem e agradeceu à Junta de Freguesia o esforço que fez na construção deste melhoramento.
O Senhor Francisco Cardoso Correia Presidente da Junta disse que a realização desta obra se devia à União Nacional. A primeira pessoa a atravessar o Pontão muito bem construído em cimento e com bom gradeamento, foi o nosso Pároco com a Cruz, seguindo-se a Junta de Freguesia e depois muito Povo que ali se juntou. Estoiraram no ar numerosos foguetes lançados pelos moradores daqueles lugares. No fim acabou com um arraial abrilhantado pela aparelhagem do Chã Vitaminas que ali esteve até cerca da meia noite.”
Parada de Gonta é uma povoação Portuguesa, Sede da Freguesia de Parada de Gonta do Município de Tondela.Com 7,12 km2 de área e com 619 habitantes no Censo de 2021, criada em 29 de Maio de 1884, tem já 140 Anos de Vida.
Os Paradenses aqui Residentes e os nossos Emigrantes que vivem e lutam pela vida nos mais diversos lugares, Aldeias, Vilas e Cidades de Portugal e em diferentes Países, a todo o momento lembram a Pátria e Parada de Gonta.
A dimensão da história da nossa Aldeia é para nós Paradenses, Jovens, Adultos e Idosos motivo de Grande Orgulho, somos a Aldeia Formosa de Thomaz Ribeiro e dos muitos Ilustres Paradenses das Letras e Artes bem como de todos, os que nas mais diversas profissões contribuíram para o nosso desenvolvimento.
Há 72 anos a freguesia tinha 1066 habitantes e as 2 marcas da época eram o serviço dos CTT e a Estação de Caminho de Ferro de Parada de Gonta do Ramal do Dão.
De Silgueiros e de Fail iam e vinham malas com correspondência que passavam pela nossa Estação dos Correios e de Caminho de Ferro.
O Poder da época e a obra realizada, fazendo parte da história, mereceram elogios pelo progresso alcançado, garantia da circulação de pessoas e bens daquele pequeno núcleo de habitantes, trabalhos agrícolas e florestais, bem como a garantia de ligação entre Fail e Parada de Gonta
Volvidos estes anos e sob a visão do território da freguesia conclui-se que face ao seu estado de conservação e da segurança das Pessoas que ainda por ali passam, torna-se urgente e imperioso que se executem as obras necessárias no PONTÃO DA GOLA e seus acessos através dos Caminhos Pedestres que ligam diversos locais da zona urbana à Vide, Castainça e Castro dos 3 Rios. A Foto é elucidativa do abandono a que chegou o Histórico Pontão.
Ciente de que, tanto a Jª Fª de Parada de Gonta e a C. M. de Tondela, darão andamento ao assunto também sinto que ás Associações Paradenses e todos os proprietários dos percursos cabe uma parte na colaboração deste melhoramento no Rio Asnes, felizmente sem poluição, e dos respectivos caminhos pedestres.
Luiz A.F. e Sá-Colaborador do P.T. Aldeia-Geografia Cultural de Parada de Gonta.
28 de Abril de 2025