Ana Saraiva com atividade de cabeleireira e esteticista na Avª António Tenreiro da Cruz, veio para Tondela há 10 anos, quando o marido veio trabalhar para a empresa Tojaltec na Zona Industrial de Vilar de Besteiros, como engenheiro eletrotécnico.
Disse ao nosso jornal que veio da Figueira da Foz porque “não havia trabalho” lá, e com o marido a trabalhar na empresa, decidiu abrir o salão.
Não se cansa de repetir que “gostamos muito de estar aqui em Tondela, diferente da Figueira, com mais oferta de trabalho, tem Zonas Industriais enormes”. liás foi a oferta de trabalho do concelho, que os fez decidir fixar residência em Tondela e fazer a sua vida por cá.
Este casal tem uma filha que já nasceu em Tondela, e começaram por comprar um apartamento nos Jardins de Água e agora mudaram para uma moradia na Rua do Fojo. O desejo é continuar a viver aqui, onde considera que há muita qualidade de vida e emprego, “Tondela tem muita coisa, muitos acessos, muita natureza”. Claro que gostam da sua terra natal, a Figueira com o mar, mas “gostamos muito de estar aqui a viver, no meio de Tondela, que tem aqui os meios essenciais para satisfazer as necessidades das pessoas”.
A pandemia veio deixar marcas na atividade desta tondelense, mas a expectativa “é que melhores dia virão, com mais clientes e com mais trabalho”. É necessário que todos tenham “cuidado para conseguirmos vencer a pandemia”, mas está esperançada de dias melhores.
A Ana Saraiva é o exemplo de como o concelho de Tondela, tem nos últimos anos fixado pessoas de outras partes do país, que tem vindo pela oferta de emprego qualificado. O concelho tem conseguido manter uma dinâmica empreendedora, que se traduz na atração de empresas, de serviços públicos, e de pessoa, que dinamizam o setor do imobiliário e do comércio. É o concelho mais industrializado do distrito de Viseu, e em 2017 com a fixação da Eberspächer Sxhaust Technology Portugal, Unipessoal, Lda que entrou em 2020 no “ranking” das 10 maiores empresas exportadoras de Portugal, o concelho ganhou um novo impulso, que nem os incêndios desse ano, nem pandemia atual tem conseguido travar.
MJJ
Quando falamos com a Ana, ela estava com uma cliente, que era nem mais nem menos que a esposa de Jon Murrilo, jogador do CD Tondela, que também quis falar ao nosso jornal, para dizer que “gosta muito de Tondela. não só porque “abriu as portas ao meu esposo” mas também porque tem boas escolas para os dois filhos. Tondela é para este casal “um segundo lar”, a cidade é bonita, limpa e acolhedora” e as pessoas “são simpáticas e acarinharam-nos muito”. Disse também que não sente falta da cidade grande porque “Tondela tem tudo para se viver”, “sabe gosto muito de Tondela”, concluiu esta venezuelana.