Quarta-feira , Maio 8 2024

O PRESIDENTE DA CÂMARA DE TONDELA VISITA AS ESCOLAS PARA AVALIAR ARRANQUE DO NOVO ANO LETIVO

O Presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António de Jesus, visitou, na quinta-feira, dia 8 de outubro, duas escolas do concelho, a Escola Básica de Cândido Figueiredo e a Escola Secundária Tomás Ribeiro, “de forma a avaliar como está a decorrer o arranque do ano letivo escolar 2020/2021”.
Nestas visitas, o autarca de Tondela fez-se acompanhar pela vereadora da Educação, Sofia Ferreira, e pelos diretores dos dois agrupamentos de escolas, Helena Gonçalves e Júlio Valente.
Este ano, esta visita foi especialmente importante, porque num ano em que o mundo ficou “virado do avesso”, também as escolas tiveram de se adaptar à pandemia da COVID 19.
“Há uma preocupação generalizada de toda a sociedade, por perceber que a escola é, pela sua natureza um espaço de interação, partilha e convívio e esses valores têm de coexistir com as medidas de segurança e proteção individuais que cada um deve ter. O município em articulação com os agrupamentos e diretores têm uma responsabilidade direta em relação às estruturas do 1º Ciclo e Jardins de Infância de modo a garantir a segurança que tem de existir nas salas de aula” disse o autarca.
Foi possível perceber que “os alunos já interiorizaram os procedimentos necessários a adotar” com as máscaras a fazerem parte do dia-a-dia, as aulas a serem assistidas em mesas individuais, os alunos a seguirem percursos definidos para entrar e sair da escola, entre outras medidas adotadas para garantir o cumprimento das orientações da DGS, como referiu José António Jesus.
Em relação aos transportes escolares, o Presidente da Câmara referiu que foi “o mais difícil de implementar, pois são sujeitos a regras mais apertadas, onde só 2/3 da sua lotação pode ser ocupada” e que “o Ministério da Educação coloca nas suas orientações que deverá haver um esforço por parte das escolas para haver um flexibilização dos horários para cumpriras regras de segurança e distanciamento social, no entanto, no caso de Tondela, os transportes públicos com serviço também de transporte escolar, mantêm os horários já existentes no ano anterior, pois tal seria incomportável, já que o número de alunos não viabilizaria a gestão desta operação”.

OBRAS NAS ESCOLAS
José António Jesus aludiu aos investimentos contínuos, feitos pelo Município de Tondela, no melhoramento das condições das escolas e jardins do concelho, a par da 2ª fase de requalificação da Escola Secundária de Tondela, nomeadamente a requalificação dos pavilhões A e E, bem como dos espaços exteriores, incluindo o relvado do campo de jogos.
No total, a obra de requalificação desta escola ascende a 2 milhões de euros, sendo cerca de 500 mil euros financiamento direto do Município de Tondela.
A substituição da cobertura em fibrocimento também irá ser iniciada brevemente nas escolas Básicas de Tondela, Campo de Besteiros e Lageosa do Dão.
Trata-se de um investimento na ordem dos 420 mil euros, financiado por Fundos Comunitários, sendo o Município de Tondela o dono de obra, bem como assegura a fiscalização e gestão da mesma.
Também está a decorrer a ampliação dos Jardins de Infância de Santiago de Besteiros e Molelos. Em cada um deles pretende-se criar espaços novos para atividades. Estas obras têm um valor aproximado de 70 mil euros cada um.
“É certo que o fazemos em prol dos nossos alunos, das nossas escolas, contudo não deixamos de manifestar o profundo desejo de que também o Ministério da Educação assim o considerasse e, num ano como este, analisasse as reais necessidades das escolas e garantisse os recursos que ajudariam a minimizar o impacto desta pandemia”, concluiu o Presidente da Câmara.
A par de todas estas preocupações relacionadas com a pandemia, o Município de Tondela está também atento à falta de assistentes operacionais em escolas do concelho.

FALTA DE ASSISTENTES OPERACIONAIS
Esta é uma questão recorrente ao longo dos últimos anos letivos, tendo sido continuamente solicitada a revisão do acordo para a educação pré-escolar, que de algum modo interfere com o adequado funcionamento dos Jardins de Infância, na medida em que há 24 salas a funcionar e a DGEstE só tem autorizado, em acordo, 21 assistentes operacionais em vez de 24, disse o autarca. Situação que se agravou com o aumento de salas no Jardim de Infância de Santiago de Besteiros e Barreiro
O Município de Tondela voltou a solicitar reforço de Assistentes Operacionais e até ao momento tal não foi autorizado, ou seja, atualmente com 25 salas, estão no ativo 21 Assistentes Operacionais com apoio do Ministério da Educação, afirmou José António de Jesus
O autarca esclareceu que a responsabilidade de apoio com assistentes operacionais nos Jardins de Infância, na componente que ultrapassa o horário letivo, ou seja, Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF), que inclui prolongamento da manhã e da tarde e almoço é do Município de Tondela, mas a componente letiva é da responsabilidade do Ministério da Educação.
O que faz que as 25 assistentes operacionais sejam insuficientes, para a dispersão geográfica do território, bem como para o conceito de escola a tempo inteiro, que implica o necessário apoio aos pais para que os seus filhos mantenham os devidos cuidados além do horário letivo.

L.D.

Veja Tamém

MUNICÍPIO COMPRA EDIFÍCIO NO CENTRO DA CIDADE

A Câmara Municipal de Tondela comprou por 220 mil euros a privados recentemente um edifício …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *