Segunda-feira , Abril 8 2024

O CAMINHO

As aldeias irmãs, Guardão de Cima/ Guardão de Baixo, estão ligadas ao longo dos séculos através de um caminho ancestral e ou Caminho de Santiago. A ponte muito bonita, medieval, da Portela fica mais ao menos a meio deste percurso e por ela passam as águas das três ribeiras que nascem logo ali, a norte do Guardão de Cima: a Corga da Serra, o Cabaduço e a Ribeira.
As gentes trabalhadoras e honestas destes povoados, por este caminho se deslocavam para ir visitar a família, à missa, trabalhar e festejar a Nossa Senhora da Ascensão em quinta-feira Santa. Do Carvalhinho, outra aldeia a norte, também por aqui passaram com os seus mortos, até ao cemitério do Guardão de Baixo. Conta a lenda que numa parte do troço com descida ingreme, aconteceu, o morto matar o vivo! Claro, o caixão muito pesado não foi devidamente seguro, escorregando e matando assim, quem seguia à sua frente.
Um caminho, seja ele qual for é sempre um elo de ligação e comunicação. Neste caso, teve, tem e terá continuidade na memória, no aproximar das gentes desta linda Serra do Caramulo. Dele, se pode também vislumbrar, disfrutar a magnifica paisagem do Vale de Besteiros até à Serra da Estrela.
Por aqui, passam os peregrinos desde a Idade Média. Quando chegam ao largo da Igreja do Guardão de Baixo, vindos do Caminho de Santiago de Besteiros, da freguesia com o mesmo nome, seguem em direção à rua do Fundo do Povo do Guardão de Cima, Caminho de Vouzela, Lamego e Chaves. Homens de Fé vão até à cidade galega Santiago de Compostela – Espanha, onde se diz estar sepultado o apóstolo Tiago. Todo o percurso tem a sinalética adequada, colocada pela Camara Municipal de Tondela dentro do projeto iniciado em 2008 “Caminhos de Santiago em Tondela”.
A valorização deste território passa pelo saber cuidar, perpetuar, dar a conhecer principalmente aos jovens que frequentam a Escola do Caramulo, o património secular construído, existente nestas duas aldeias irmãs, é fundamental. É urgente renovar, para que estas não continuem a ser tão envelhecidas e desertificadas.
Com profundo agrado, vejo obra iniciada nesse sentido, com o melhoramento de parte do troço deste Caminho Ancestral/Santiago pela Junta de Freguesia do Guardão.
Este Caminho ancestral, com interesse público é de todos os que aqui viveram, vivem e viverão.
L.M.

Veja Tamém

ACERT ANTECIPA PROGRAMAÇÃO DE JANEIRO 2024 QUE INCLUI CONCERTO DE TIAGO NACARATO

A abertura da nova temporada promete uma programação rica e diversificada, com propostas de música, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *