MUNICÍPIO APOSTA EM REDUZIR O DESPERDÍCIO ALIMENTAR NAS ESCOLAS

O Município de Tondela está a promover uma campanha de alerta para o desperdício alimentar nas escolas. A iniciativa, neste ano letivo, surge também associada ao projeto da “Identidade Alimentar”, promovido pela Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões e pelos Grupos de Ação Local da região, entre os quais a ADICES.

A Escola Básica de Tondela foi o estabelecimento de ensino escolhido para o desenvolvimento deste programa piloto, envolvendo três turmas do 2º ano de escolaridade, num total de 68 crianças.

Uma das primeiras ações realizadas neste ano letivo foi a organização de uma cantina escolar. Além de aprenderem a comer de faca e garfo, a pôr a mesa e a levar o tabuleiro, as crianças foram sensibilizadas quanto aos melhores comportamentos a adotar numa sala de refeição. Este trabalho foi realizado em contexto de sala de aula. Os próprios auxiliares também receberam formação para o efeito.

Os pais foram desafiados a participar, tendo ilustrado com os filhos os “individuais” dos tabuleiros da cantina com a identidade alimentar da região, trabalhos que resultaram numa exposição que está patente no hall de entrada do estabelecimento de ensino.

No dia 26 de fevereiro, as duas mascotes do projeto da “Identidade Alimentar em Viseu Dão Lafões”, o “Horta” e a “Liça”, passaram pela Básica de Tondela, tendo contactado com as crianças e distribuído autocolantes com a mensagem “Desperdício zero alimentar”. A presidente da Câmara, Carla Borges, e o vereador da educação, João Carlos Figueiredo, também participaram nesta iniciativa, assim como os professores e direção da escola.

Os encarregados de educação foram convidados a comer na cantina com os seus educandos. A ementa foi confecionada com produtos adquiridos a agentes locais, nomeadamente batatas, cenouras, abóboras, alfaces, alhos e até as “famosas” laranjas de besteiros.

Os alunos da Secundária de Molelos também participaram na ação: decoraram o refeitório escolar e as “brigadas da cantina” entregaram às crianças que “comeram tudo” medalhas, como prémio por terem evitado o desperdício alimentar.

No terceiro e último período de aulas, o projeto terá́ como destinatários os estudantes do 1º e 3º anos de escolaridade da Básica de Tondela. Desta vez será́ explorada a temática dos lanches saudáveis.

Veja Tamém

IV FESTIVAL DAS SOPAS DE SANTIAGO DE BESTEIROS

A IV edição do Festival das Sopas de Santiago de Besteiros, que se realizou no …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *