Quinta-feira , Maio 9 2024

LOCAL DA LOJA DO CIDADÃO ESCOLHIDO PELA PRÓXIMIDADE AOS SERVIÇOS CONGÉNERES

A Loja do Cidadão de Tondela, vai ficar instalada no edifício das finanças. O que à partida parecia um processo simples, tornou-se numa “polémica” alimentada nas redes sociais habituais.
O Presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus na conferência de imprensa de apresentação do programa das Comemorações do Dia do Município de Tondela, referiu que “há circunstâncias que ganham uma perplexidade que em alguns momentos nos deve incomodar a todos” e considera que surgiram questões que estão a ser dinamizadas, no intuito de criar ilusão nas pessoas de que há um ato de má gestão e isso, despoleta na opinião pública um conjunto de insinuações, que deverão ter a devida apreciação dos órgãos competentes”, referiu.
Sobre a tese do Partido Socialista, de que existiam várias opções na cidade para instalar a Loja do Cidadão, o presidente da Câmara Municipal de Tondela começou por abordar a suposta primeira opção, em que é dito que um dos espaços do Tribunal tinha área para isso.
Importa realçar que, há vários anos, a delegação local da Ordem dos Advogados vinham solicitando, bem como os próprios serviços, a criação de uma segunda sala (audiência) de Juízo no Tribunal de Tondela.
Essa segunda sala foi criada, quer em Tondela, quer em Mangualde, pelos serviços competentes do Ministério da Justiça, que é o dono do edifício.
“Dizem por aí, nas redes sociais, que esta segunda sala foi criada para impedir a ida para lá da Loja do Cidadão e este absurdo tem de ser explicado e desmistificado, pois esta segunda sala de juízo era desejável face ao volume processual que existia em Tondela”, afirmou José António de Jesus.
”E quando um autarca do PS diz que o juiz não é omnipresente e que não tem o dom da ubiquidade para estar nos dois juízos, só há uma coisa a dizer: se a senhora Ministra já reabriu alguns tribunais, porque agora não tem a Troika, também pode fazer uma reforma deste processo, como já aconteceu em alguns sítios, trazendo serviços ou competências especializadas para este tribunal de Tondela e assim já tem grande utilização está segunda sala”, apontou.
A tudo isto o Presidente da Câmara, adianta que o espaço em causa tem uma área de 300m2 e que são necessários 700m2 para os serviços da Loja do Cidadão.
Sobre a segunda hipótese do Mercado Velho, que tem uma área é de 227 metros quadrados, o autarca disse “os senhores do PS defenderiam que o edifício fosse destruído, a sua identidade fosse destruída, fazendo-se uma cave e mais outro piso em cima para chegar aos 700 metros quadrados”.
Já a terceira opção passava pelo Espaço das Oficinas Criativas, no entanto, “alguém anda muito distraído, pois é lá que funciona a ASAE”, disse José António de Jesus que afirmou que “a generalidade daqueles gabinetes estão todos ocupados com serviços da ASAE, que à data de hoje tem mais funcionários do que o Tribunal, aliás tem o dobro. A par da importância regional que tem, é um serviço que outros concelhos gostariam de ter pela importância estratégica que representa”. “A nave central é a oficina de artes criativas, desenvolvida em parceria coma ACERT”.
O autarca disse quanto a isto que ”fico triste que estas pessoas entendam que a ACERT são moscas, porque dizem que aquele espaço está destinado às moscas e isso é uma ofensa inqualificável”, sublinha reconhecendo que “em boa verdade, não há nenhum espaço dentro da cidade e próximo dos serviços que tenha 700 metros quadrados”.
Afirma que “a opção foi amadurecida e ponderada dentro das disponibilidades existentes e de forma a aproximar todos os serviços oferecendo uma mais-valia para os cidadãos”, e que o objectivo é que os cidadãos possam deslocar-se entre serviços com rapidez e proximidade, e as afirmações de fixar a Loja do Cidadão em espaços fora destas áreas são falaciosas e irreais.
José António Jesus concluiu que “já não há paciência” (mesmo para ele) para esta “polémica”.
MJJ

Veja Tamém

FESTA DO 36º ANIVERSÁRIO DA ASSOCIAÇÃO DO CARVALHAL DE TONDELA

Realizou-se no passado domingo, dia 14 abril, a festa do 36º aniversário da Associação do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *