Quinta-feira , Maio 9 2024

INTERECYCLING MINISTRO DO AMBIENTE INAUGURA UNIDADE INTPOLYMERS

A INTERECYCLING, SA, com sede na Zona Industrial do Lajedo – Santiago de Besteiros, do nosso Concelho, primeira Unidade de Tratamento e Valorização de Resíduos Equipamentos Elétricos e Eletrónicos de Portugal, tem procurado com êxito desenvolver respostas para os problemas ambientais que esses equipamentos representam quando fora de uso.

Ao longo dos seus quinze anos de existência a sua dimensão expandiu-se e tem acompanhado as mais modernas técnicas de reciclagem e valorização dos resíduos.

Aconteceu assim, mais uma vez, no passado dia 18 deste mês, com a inauguração da nova linha na Divisão Operacional “INTPOLYMERS”, dedicada à separação e recuperação de plásticos técnicos, cujo evento teve a presença do senhor Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Engº. Jorge Moreira da Silva e de outras individualidades convidadas.

 

RECEÇÃO

A chegada do senhor Ministro do Ambiente erprimeiraa aguardada pelo Engº. António Vidal, Presidente do Conselho de Administração, Dr. Ricardo Vidal, Diretor-Geral, outros familiares e diversos colaboradores da empresa; Dr. José António de Jesus, Presidente da Câmara Municipal de Tondela, acompanhado dos Vereadores, Dr Miguel Rodrigues, Pedro Adão e José Carlos Coimbra; Deputado à Assembleia da República, Dr. João Carlos Figueiredo, Armando Laranjeira e João Paulo Ferreira, Presidente e Secretário da Junta de Freguesia de Santiago de Besteiros, Dr. António Almeida Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Luís Caetano, Presidente da CCDR e muitos outros convidados, alguns deles ligados ao Ambiente, e comunicação social.

 

SESSÃO SOLENE

Após os cumprimentos de boas-vindas e da visita ao Museu do Elétrico, teve lugar uma Sessão Solene, sendo a Mesa de Honra composta pelo Ministro do Ambiente, que presidiu, Presidente do Conselho de Administração da INTERECYCLING, Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Presidente da Câmara Municipal de Viseu e Presidente do CCDR.

A Drª. Fátima Reis, Relações Públicas da Empresa, anunciou aberta a sessão em nome da Mesa, orientando os trabalhos com a eficiência que já lhe conhecemos.

 

INRTERECYCLING REFERÊNCIA A NÍVEL EUROPEU

A primeira intervenção foi do Engº. António Vidal, que começou por recordar o trajeto da Empresa ao longo dos quase 15 anos (a fazer em 2015). É uma líder no País, foi pioneira na Península Ibérica e hoje é uma referência a nível europeu.

È visitada por milhares de estudantes, é visitada por centenas de estrangeiros e reconhece-se que devemos ter orgulho por esta empresa ser a referência que é, até a nível internacional

Estamos todos por isso de parabéns, porque o País merece uma empresa como esta no setor tão crítico como é aquele em que  se integra.

A INTERECYCLING tem-se preocupado não só com as melhores práticas como com a investigação e o desenvolvimento, como com o seu crescimento orgânico, mantendo um equilíbrio económico-financeiro graças à sua gestão conservadora, mas com uma estratégia perfeitamente definida em termos do setor.

Lembrando ainda as diversas sendas por que tem passado a empresa para a permanente valorização e atualização, essa preocupação é marcada hoje com a Unidade que o senhor Ministro veio aqui inaugurar, projeto que visa a transformação dos plásticos técnicos, disse a terminar.

 

SENHOR MINISTRO: ENCONTRA-SE NUM DOS CONCELHOS COM MAIOR ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO E SOCIAL.

Depois dos cumprimentos à Mesa e Assembleia, foram estas as primeiras palavras do Dr. José António de Jesus na sua intervenção.

A valorização doDSCF4001s recursos locais e a preocupação com a salvaguarda ambiental, desde há muito estão presentes na nossa estratégia da forma empenhada e determinada que temos vindo a vincar nos últimos tempos. Se é verdade que a ousadia de sermos pioneiros e abraçarmos o risco como um desafio nos levaram há mais quinze anos a acolher no nosso território a Associação de Municípios do Planalto Beirão, instalando-se aqui o Aterro Sanitário que serve 19 municípios e uma população de cerca de 350 mil habitantes, também é verdade que por esse mesmo caminho se gerou uma nova fileira de indústrias, entre elas aquela onde hoje estamos.

Os desafios que se colocam ao nosso País e à nossa região, levam a que empresários como o Engº. Vidal e os seus filhos continuem a encontrar aqui o ambiente  favorecedor para acolher os investimentos estruturantes de forma sólida e continuada.

Os nossos empresários e os gestores de empresas merecem por isso o nosso mais profundo reconhecimento. O nosso contributo será sempre de agente facilitador, catalisador e agregador de vontades, criando e agilizando procedimentos para ultrapassar burocracias que só servem de atrofia a quem deseja realizar e construir.

Com o crescimento verde que o senhor Ministro trouxe ao nosso País, passará muito daquilo que pode ser uma nova forma de olhar o País com sustentabilidade, com responsabilidade e, acima de tudo, de desenvolvimento.

 

UM PROJETO EXEMPLAR, QUE ACOMPANHO DESDE O SEU NASCIMENTO

O Dr. António Almeida Henriques, Orador que seguiu, depoiDSCF4008s de agradecer a gentileza do Engº. Vidal para usar da palavra, lembrou que acompanha este empreendimento desde o seu início, até com o privilégio de o visitar e inaugurar uma parte dele em outras funções que desempenhou.

Trata-se de um projeto exemplar do ponto de vista do posicionamento das empresas e do empreendedorismo, de uma visão do futuro, não só da preocupação ambiental, mas também de como criar valor exatamente com a vertente ambiental.

Não me surpreendeu, senhor engenheiro, a sua intervenção porque já me habituei a aprender consigo e a ver em si uma referência, o que muito nos honra.

Hoje, já não é só um Grupo localizado entre Tondela e Viseu, é já um Grupo de caráter universal que faz aquilo que efetivamente a economia tem que fazer, criando também as condições para a fixação das pessoas nestes territórios e a criação de riqueza.

 

A ALTERAÇÃO DE PARADIGMA QUE NÓS PRETENDEMOS DESENVOLVER NO PAÍS TEM NESTA EMPRESA, NESTE CONCELHO E NESTA REGIÃO UMA DIMENSÃO MUITO VISÍVEL

O último Orador foi o Ministro do Ambiente que, referindo-se quer à importante intervenção do Engº. António Vidal, quer depois a prova que nos é dada pelo Autarca de Tondela e o olhar um bocadinho mais distante mas muito infDSCF4026ormado do Presidente da Câmara de Viseu, mostram bem que a alteração de paradigma que nós pretendemos desenvolver tem nesta empresa, neste Concelho e nesta região uma dimensão muito visível.

E continuando, o Ministro do Ambiente disse que aqueles que trabalham na área do Ambiente, “como é o meu caso e o caso do Engº. António Vidal há muitos anos, habituamo-nos a ver esta evolução com uma nitidez maior que aqueles que mais recentemente olham para o verde como um tema contemporâneo”. Os que andam nisto há muito tempo sabem que o que está neste momento em curso é uma verdadeira alteração de paradigma.

E lembrando as diversas fases que foram sendo introduzidas na área, continuou dizendo que estamos neste momento numa fase em que o Ambiente não é apenas um direito inalienável das presente e próximas gerações, mas é principalmente uma grande oportunidade de desenvolvimento económico e criação de emprego.

Preservar o ambiente pensando na qualidade de vida dos cidadãos não é apenas um direito, mas principalmente um benefício económico e Portugal, quando comparado com outros países, tem mais razões para apostar nesta área.

Na área verde, Portugal tem condições para, num curtíssimo prazo poder vencer à escala global.

Esta empresa, pioneira há 15 anos, que foi percursora, neste momento desenvolve-se num contexto em que o novo paradigma, mais do que olhar para a INTERECYCLING como percursora deve olhar-se com um novo normal, isto é, olhar para os resíduos como uma fonte renovável de recursos.

O papel que a INTERECYCLING tem desenvolvido é também relevante porque não deixou de apostar na vertente social.

Esta alteração de obriga a uma alteração de comportamento, de que a empresa tem dado mostras de estar no caminho certo.

 

VISITA À UNIDADE INTERECYCLING

Terminada a sessão, a Comitiva dirigiu-se às instalações ondeDSCF4015 pôde observar a sua laboração, seguindo-se depois a inauguração da nova Unidade.

 

UNIDADE INTPOLYMERS

O descerramento de uma Placa Comemorativa por parte do Ministro do Ambiente, Presidente da INTERECYCLING e Presidentes das Câmaras Municipais de Tondela e Viseu, assinalou a inauguração.

O acionar do painel do comando, por parte do senhor Ministro, deu “início ao funcionamento da Divisão Intpolymers, dedicada à separação e recuperação de plásticos técnicos”, cujo funcionamento com o automatismo de moderno equipamento e complemento da mão humana foram explicados pelo Engº. António Vidal e pelo Dr. Ricardo Vidal.

 

DÃO DE HONRA NA ÁREA SOCIAL

A finalizar a importante jornada, foi servido um Dão de Honra a todos os Convidados, a que se juntaram os Colaboradores das diversas secções da empresa, e que serviu para um momento de confraternização e partilha.

 

Está de parabéns a empresa por mais um grande passo na preservação do ambiente para melhor qualidade de vida. É motivo de orgulho para o Concelho de Tondela e com mais proximidade para a Freguesia de Santiago de Besteiros, por estar no seu território a INTERECYCLING.

Jorge A. Leitão

Veja Tamém

TURISMO DE PORTUGAL APROVA CANDIDATURA AO PROGRAMA “TRANSFORMAR TURISMO”, QUE ABRANGE VOUZELA E TONDELA

Os municípios de Vouzela e Tondela viram aprovada a candidatura “Viajar no Tempo – Ferrovia …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *