Terça-feira , Abril 9 2024

Intercâmbio coral entre Coro Polifónico da Casa do Povo de Tondela, Grupo Coral da Horta e Coral Auria Canta

Programado há já algum tempo e na sequência do intercâmbio iniciado em 2014, o Coro Polifónico da Casa do Povo de Tondela, recebeu entre os dias 31 de Março e o dia 3 de Abril o Grupo Coral da Horta, que se fez acompanhar do senhor vereador da cultura Filipe Menezes.

Feita a receção ao Grupo e a sua acomodação, durante a tarde e pelas dezassete horas e trinta minutos os visitantes foram recebidos pelo senhor Presidente da Câmara no Salão Nobre da Autarquia, onde foram trocadas mensagens de amizade e simpatia.

Finda a cerimónia o Coro Polifónico da Casa do Povo de Tondela, o Ensemble D´Arc e Pizzicatos e o Grupo Coral da Horta, dirigiram-se a Viseu, onde pelas vinte e uma horas atuaram na Igreja de Santo António, num concerto solidário em favor da APCV. entre o imenso público que encheu o referido templo, marcaram presença Ilídio Leandro, Bispo de Viseu, o senhor vice-prcasa do povoesidente da Câmara Municipal de Viseu, o senhor diretor da Segurança Social, o senhor provedor da deficiência e representando o concelho de Tondela o senhor presidente da Câmara e o senhor presidente da União de Freguesias de Tondela e Nandufe.

Iniciou o concerto o Ensemble D’Arc e Pizzicatos que sob a direção das professoras Elisabete Leal, Lydia Pinho e com a participação especial de Vera Alemão, apresentou os temas “Dragonhunter” de Richard Meyer; “Hornpipe”, de G. F. Handel e “Outono” e “Primavera”, de A. Vivaldi.

Seguiu-se o Coro Polifónico da Casa do Povo de Tondela, que sobre a direção de Cristóvão Ramalho e o acompanhamento ao órgão de Mário Cruz, e ainda do Ensemble D’Arc e Pizzicatos em algumas das peças, apresentou  “Anima Christi”,” Stabat Mater”,” Panis Angelicus”, “Aleluia”,”Sicut, Locus Est” e ” Glória”. O Grupo Coral da Horta, sob a direção do maestro José Maria Silva e com o acompanhamento ao piano de Marcelo Guarini e violino e violoncelo de Elisabete Leal, Lydia Pinho, Vera Alemão e Natália Bauer, apresentou as peças “Cantate Domino”, “Heilig”, “Sanctissima”, “Laudate Dominum”, “Lacrymosa”, “Ave Maria” e “Hallelujah”.

No final os dois corais em simultâneo e todos os músicos interpretacasa do povo1ram os temas “Ave Verum Corpus”, “Hino da Alegria” e “Ilhas de Bruma”.

Concerto terminou com o vasto público que ali acorreu a aplaudir todos os intervenientes, seguindo-se magnifica ceia servida pela Associação de Paralisia Cerebral de Viseu nas suas instalações.

No dia 1 de Abril,  os grupos corais e o Ensemble D’Arc e Pizzicatos saíram de Tondela rumo à zona da Galiza, onde no dia 2 participaram em Ourense num concerto organizado pelo Coral Auria Canta. O concerto decorreu no Centro Cultural Marcos Valcárce, tendo sido iniciado pelo Coral Auria Canta que sob a direção da maestrina Ruth Gómez, apresentou os temas “Compañeira”, “O Cuco”, “Resoa no Carballiño” e “Vois sur ton chemin”.

Após seguiu-se a apresentação do Ensemble D’Arc e Pizzicatos  que apresentou os mesmos temas que havia já apresentado no concerto realizado na igreja de Santo António, em Viseu.

O Coro Polifónico da Casa do Povo de Tondela, que sobre a direção de Cristóvão Ramalho e o acompanhamento ao órgão de Mário Cruz, e ainda do Ensemble D’Arc e Pizzicatos  em algumas das peças, apresentou “O Vosso Galo Comadre “,” Clavelitos”,” Acordai”, ” Panis Angelicus”,”Sicut, Locus Est” e ” Glória”.

O Grupo Coral da Horta, sob a direção do maestro José Maria Silva e com o acompanhamento ao piano de Marcelo Guarini e violino e violoncelo de Elisabete Leal, Vera Alemão e Natália Bauer, apresentou as peças ,”Olhos Pretos”, “Bela Aurora”, “Josezito”, “Rapsódia Portuguesa”,  “Canção do Mar”,”Cinderela” e ” Amigos para Siempre”.

No final o Coro Polifónico da Casa do Povo de Tondela e o Grupo Coral da Horta, em simultâneo e todos os músicos, à semelhança do que havia acontecido em Viseu, interpretaram ocasa do povo2s temas “Ave Verum Corpus”, “Hino da Alegria” e “Ilhas de Bruma”.

No dia 3 e após o regresso a Tondela, realizou-se no restaurante “Gastrófilo”, em Tondela, o jantar final de confraternização e em que se comemoraram o trigésimo terceiro aniversário do Grupo Coral da Horta e que contou com a presença do senhor Presidente da Câmara Municipal de Tondela.

Momentos de prestigio cultural da cidade e do concelho de Tondela, em Viseu e por terras da Galiza, uma vez mais promovidos pela Casa do Povo de Tondela, e que reforçaram ainda mais a amizade entre os Grupos corais envolvidos.

J.H.

Veja Tamém

ACERT ANTECIPA PROGRAMAÇÃO DE JANEIRO 2024 QUE INCLUI CONCERTO DE TIAGO NACARATO

A abertura da nova temporada promete uma programação rica e diversificada, com propostas de música, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *