Terça-feira , Abril 9 2024

Inauguração da nova Farmácia da Lajeosa após incêndios de 2017

O Presidente da República esteve presente, quarta-feira, dia 19 de Junho, na inauguração da Farmácia da Lajeosa do Dão como havia prometido há um ano atrás. Também o Presidente da Câmara Municipal José António de Jesus e o Presidente da Junta de Freguesia Fernando Figueiredo fizeram as honras e participaram nesta cerimónia inaugural que se tratou de mais um revigorar após os incêndios de Outubro de 2017.
Nessa altura o proprietário e a sua equipa não baixaram os braços e em 24 horas voltaram ao serviço da população, com o apoio da Junta de Freguesia que cedeu um espaço para instalações provisórias no seu edifício.
Em 2018 Marcelo Rebelo de Sousa visitou esse espaço e ficou a promessa de que no ano seguinte voltaria para a inauguração da nova farmácia, com direito a almoço com todos os habitantes da freguesia.
Hugo Ângelo, diretor-técnico e proprietário da farmácia há 12 anos, viu aprovada a sua candidatura ao programa REPOR, um programa criado pelo governo com o intuito de apoiar as empresas destruídas pelos incêndios. Hugo mencionou também neste dia a Junta de Freguesia, a Câmara Municipal de Tondela, a Associação Nacional de Farmácias e a uma série de entidades pelo apoio e ajudas que disponibilizaram, enaltecendo todo o esforço e dedicação incansável da sua equipa. O diretor-técnico estava visivelmente feliz e emocionado pois este dia foi especial não só pela celebração da reabertura como pelo aniversário da sua filha Beatriz.
Marcelo Rebelo de Sousa referiu no seu discurso inaugural que homenagear as vítimas e as vidas que se perderam nos incêndios de 2017 “é fazer tudo para que não mais se repita aquilo que aconteceu.” considerando que “o grande desafio dos próximos tempos” será a organização e a gestão da floresta .
Marcelo aproveitou o momento para sublinhar que é fundamental que a saúde esteja presente nos “Portugais esquecidos”, onde a população é cada vez mais envelhecida, destacando o papel das farmácias por todo o país. O chefe de estado enunciou o aniversário da filha de Hugo Ângelo como um sinal de futuro e prosperidade: “É uma vida que nasce, depois de um tempo de ‘morte’.” e alertou que esse futuro depende do esforço de todos nós.
A cerimónia terminou com o prometido almoço que uniu todos, entidades e habitantes, num alegre convívio.
Joana Pereira

Veja Tamém

TURISMO DE PORTUGAL APROVA CANDIDATURA AO PROGRAMA “TRANSFORMAR TURISMO”, QUE ABRANGE VOUZELA E TONDELA

Os municípios de Vouzela e Tondela viram aprovada a candidatura “Viajar no Tempo – Ferrovia …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *