Quinta-feira , Maio 9 2024

Fundação taiwanesa entregou donativos a vítimas de incêndios de outubro do ano passado

A fundação budista Tzu Chi de Taiwan esteve este domingo, dia 25 de fevereiro, em Tondela, a entregar donativos a famílias que foram atingidas pelos incêndios de 15 e 16 de outubro do ano passado. A cerimónia decorreu durante a manhã no Auditório Municipal de Tondela.

Ao todo foram entregues 73 vouchers, no valor de 500 euros cada, que as famílias contempladas poderão utilizar na compra de alfaias agrícolas.

Esta entrega de donativos surge depois de uma primeira visita ao concelho de Tondela, em dezembro de 2017, com uma delegação desta fundação a solicitar ao Município ajuda para identificar as famílias a apoiar.

Durante a cerimónia, Jackson Chen, da fundação Tzu Chi, destacou que Taiwan não ficou indiferente às centenas de pessoas que foram atingidas pelo flagelo dos incêndios.

“Os nossos corações estão com estas pessoas que foram afetadas pelos incêndios. Trabalhámos ininterruptamente para poder ajudar e temos aqui hoje voluntários de sete países, num total de 41 pessoas, para além dos voluntários de Portugal”, referiu.

No seu entender, esta oferta é “um pequeno conforto, comparado com o que as pessoas perderam”. “Mas, é o símbolo da nossa preocupação”, acrescentou.

O representante do Centro Económico e Cultural de Taipei em Portugal, Raymond Wang, que também já tinha visitado o concelho de Tondela em janeiro, aludiu ao verde de esperança que já foi possível ver na sua viagem de carro. “No caminho de Tondela vi árvores queimadas pelos fogos, mas já se vê erva a crescer, o que significa esperança”, apontou.

Já o presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, realçou a importância da entrega dos donativos, uma vez que “é nos pequenos atos que se revela a grandeza dos povos”.

Sobre a Conta Solidária “Reabilitar Tondela”, que continua a receber donativos, José António Jesus evidenciou que servirá para, nos próximos dias, “ajudar os que careçam desse dinheiro” e que não tenham tido outro tipo de apoio.

“Temos de fazer um esforço grande, mas é tempo de esperança, de dar a volta e sair por cima deste problema. Temos os danos nas habitações, mas temos também de dar alguma atenção a quem não teve o apoio necessário no âmbito da agricultura”, concluiu.

Nesta ocasião foram ainda entregues cachecóis feitos a partir de garrafas de plástico recicladas, mostrando que, para além da preocupação com as pessoas, esta fundação de Taiwan “não descura também a questão ambiental”, um dos pilares da fundação, além da solidariedade e do investimento na educação, para o que conta com mais de 10 milhões de voluntários em todo o mundo.

Veja Tamém

CAMPO DE BESTEIROS – APRESENTAÇÃO DO PROJETO DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA

Na passada quinta feira, dia 4 de Abril, a Santa Casa da Misericórdia fez a …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *