Segunda-feira , Abril 8 2024

FALECEU AMÉRICO FIGUEIREDO RAPOSO GLÓRIA DO CICLISMO NACIONAL

Faleceu no domingo, dia 17 de Janeiro, com 88 anos de idade, Américo Figueiredo Raposo, grande glória do ciclismo nacional, natural da Lajeosa do Dão e residente em Lisboa.
Filho do ciclista Joaquim Raposo e irmão de outros três praticantes da modalidade, (Júlio, Alberto e Rui), Américo desde muito novo que se apaixonou pelas bicicletas e enquanto ouvia as histórias do seu pai e assistia às corridas do seu irmão Alberto, sonhava vir a ser um ciclista famoso.
Américo Raposo iniciou a sua carreira no ano de 1949, finalizando-a em 1960, sempre ao serviço do Ciclismo do Sporting Clube de Portugal.
Com 16 anos de idade foi para Lisboa, onde trabalhou na Velocipédica Leonina situada ao pé do Campo do Sporting. Entrou então para a Escola de Ciclismo do Sporting.
Em 1950 sagrou-se Campeão Regional de Velocidade
Em 1951 foi Campeão Regional de Fundo na categoria de Amadores e participou no Campeonato do Mundo em Milão. Sagrou-se Campeão Regional e Nacional de Velocidade. Ao todo viria a somar 28 títulos de Campeão de Velocidade e de Fundo.
Estreou-se na Volta a Portugal em 1952 e vestiu logo a Camisola Amarela ao ganhar brilhantemente o Circuito da Pista do Lima no Porto.
Defrontou na sua carreira vedetas como Anquetil, Bobet, Bahamontes, Kubler e Poblet, entre outros.
Em 1954, ganhou a clássica corrida Porto-Lisboa.
Após terminar a carreira de ciclista, foi treinador do Sporting, altura em que descobriu João Roque.
Este tondelense foi um importante atleta e levou o nome de Tondela longe e por isso foi homenageado pela Câmara Municipal de Tondela, em 1990 e 2001.
A toda a família enlutada “Folha de Tondela” apresenta sentidas condolências.

Veja Tamém

CONCELHO DE TONDELA COM BOA ÁGUA NAS ZONAS DE LAZER

O Agrupamento de Centros de Saúde Dão Lafões (ACES), no âmbito do “Programa de Vigilância …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *