Terça-feira , Abril 9 2024

“ESCULTÓRIAS – TONDELA, CIDADE DE IDEIAS”

No dia 15 de setembro foi apresentado junto ao Mercado Velho as Escultórias que é um projeto que pretende contar a história coletiva da comunidade através de esculturas com dimensão, e ao mesmo tempo atrair pela inovação mais visitantes.
Com a presença da diretora Regional de Cultura do Centro, Suzana Menezes, que destacou o arrojo deste projeto e a capacidade criativa deste território, o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus, apresentou, o projeto “Escultórias – Tondela, cidade de ideias”, que pretende deixar uma marca perene no concelho de Tondela, com estátuas que recordem o momento atípico que se atravessa e que, pela primeira vez, não permitiu que a FICTON – Feira Industrial e Comercial de Tondela, tivesse lugar “queremos que estas esculturas com história deixem a marca deste período que estamos a viver e que valorizem vários pontos da cidade”, acrescentou.
O programa foi magistralmente apresentado por Rui Martins em representação da ACERT, parceira desta iniciativa.
O primeiro elemento escultórico inaugurado situa-se na Avenida Dr. António José de Almeida, onde foi colocada a Xandrinha do Mercado, junto ao Mercado Velho.
Trata-se de uma figura feminina, esculpida em aço num tamanho que ultrapassa os dois metros de altura, e que vem contar um pouco da história do Mercado Velho de Tondela, bem como do comércio naquela zona histórica.
Com recurso a uma aplicação (app) criada, esta história acaba por ser contada em realidade aumentada, quando apontado o telemóvel ou outro dispositivo para aquela escultura, dando lugar a um vídeo em que uma atriz encarna a personagem e conta a história da própria estátua.
Este é o primeiro elemento escultórico colocado na cidade e que faz parte deste projeto a desenvolver nos próximos anos.
Assim, serão contadas histórias em diferentes artérias da cidade, que pretendem lembrar ou dar a conhecer a identidade de um concelho, alicerçado na indústria, no comércio, na cultura, no património, no turismo, na cidadania, em suma, no território.

ESCULTÓRIAS
A autarquia lançou o desafio, no início do verão, à Associação Cultural e Recreativa de Tondela (ACERT) e a um conjunto de escultores, arquitetos e cenógrafos para pensarem em intervenções urbanas para ficarem localizadas em três espaços, na rotunda nova da ZIM – Adiça, na entrada sul da cidade, junto ao monumento do Ao Tom d’Ela e na rotunda norte junto ao continente.
As portas da cidade, como na rotunda na zona industrial da Adiça e nos nós do IP3; nas ruas de Tondela há diferentes intervenções como esta que hoje foi inaugurada e depois há o parque urbano e, cada um destes espaços, tem mais de uma escultura, porque este projeto é de longo curso para desenvolver nos próximos tempos”, explicou a autarquia.
As várias esculturas do projeto tem um elemento agregador, forte e simbólicos que é a família, a mãe o pai e o filho e depois são constituídas por elementos que traduzem as várias atividades económicas, culturais e sociais do concelho.
Este projeto nasceu com o intuito de deixar uma marca que fizesse a ligação entre a atividade industrial e económica, que é dos focos fundamentais da FICTON, a atividade cultural, um dos focos do território de Tondela e as questões da cidadania e da história mais antiga, feita pelos cidadãos antigos que construíram a identidade de hoje.
Para além destas esculturas serão colocadas no Parque Urbano e em outros espaços públicos da cidade os engenhos cénicos de espetáculos realizados pela Acert ao longo dos anos nomeadamente o Ciclista da Expo 98,e o Golpe de Asa que passarão a habitar de forma plena na memória viva da população que os viu nascer.
Estas Escultórias (esculturas que contam uma história) são o expoente de arte moderna que muitas cidades do mundo abraçaram e que transmitem ao mesmo tempo a identidade coletiva da comunidade.
MJJ

Veja Tamém

ACERT ANTECIPA PROGRAMAÇÃO DE JANEIRO 2024 QUE INCLUI CONCERTO DE TIAGO NACARATO

A abertura da nova temporada promete uma programação rica e diversificada, com propostas de música, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *