Quarta-feira , Maio 8 2024

AUTOCARRO DA CIÊNCIA APRESENTADO EM TONDELA

Laboratório Móvel das Ciências: Viseu Dão Lafões foi apresentado na cidade de Tondela, e percorrerá todos os Agrupamentos de Escolas dos 14 municípios integrantes da CIM Viseu Dão Lafões durante o período letivo, no âmbito do Plano de Promoção do Sucesso Educativo da CIM.
Este laboratório que é um autocarro que coloca ao dispor dos alunos dos 3.° e 4.° anos do 1.º ciclo, um ambiente pedagógico, rico e diferente do seu contexto normal de aprendizagem, com material e conteúdo estimulante e enriquecedor, que permite partir à descoberta do conhecimento .

AS CIÊNCIAS FORTIFICAM O ESPERITO CRÍTICO
Durante a sessão de apresentação que decorreu no dia 15 de setembro no Parque Urbano de Tondela, que contou com a presença da delegada regional de Educação do Centro, Cristina Oliveira, e da presidente da CCDR-Centro, Isabel Damasceno, de Rogério Abrantes presidente da CIM e autarcas da mesma, o do presidente anfitrião da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus, considerou que este laboratório móvel é “um contributo ímpar para reforçar os instrumentos e as metodologias de trabalho, visando o incremento das ciências experimentais”.
“Trata-se uma nova abordagem no processo educativo, onde cada vez mais as autarquias e as comunidades intermunicipais passam a reforçar as suas intervenções, visando um reforço da proximidade territorial e uma maior cooperação com os agentes educativos”, acrescentou.
No seu entender, as ciências “fortificam o espírito crítico, onde a experimentação ajuda na formulação de hipóteses, e na confirmação dos pressupostos, levando a um reforço de estímulos”. José António Jesus realçou ainda os resultados positivos do país no ensino das ciências “ O país, tem vindo a observar reforços de competências nestes domínios, sendo muito positivo os resultados no ensino da matemática e das ciências, demonstrado nos estudos e nos resultados dos instrumentos de avaliação”.
E acredita que a formação e a educação são o mote para uma sociedade melhor preparada para os desafios do dia a dia “Tudo porque acreditamos que é na formação, na educação, que se centra o radical da melhor preparação de uma sociedade cada vez mais preparada para uma vivência competitiva, onde a dinâmica e a capacidade de encontrar solúveis ajustadas, sustentáveis e equilibradas em muito dependerão da qualidade da educação que hoje viermos a proporcionar as nossas comunidades”.
Também o presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Rogério Abrantes, realçou o papel inovador deste laboratório móvel “este é mais um projeto que aposta na valorização da Escola, dando sequência ao trabalho que esta Comunidade Intermunicipal tem vindo a desenvolver, ao longo dos últimos anos, junto da comunidade educativa da nossa região”.
Afirmou, ainda, o Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, que “Sabendo que ambientes pedagogicamente inovadores fomentam o desenvolvimento do conhecimento e de competências, colocamos, ao dispor dos alunos do nosso território, através do Laboratório Móvel das Ciências – Viseu Dão Lafões, um ambiente pedagógico arrojado, com materiais e conteúdos estimulantes, potenciando assim as capacidades dos nossos alunos, ao mesmo tempo que acrescentamos valor ao processo de ensino e aprendizagem. Neste espaço, os alunos, terão à sua disposição material complementar e conteúdo estimulante, que aguçará o seu gosto pela escola e aprendizagem”
O secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, explicou em pormenor as particularidades deste autocarro das ciências, que irá visitar os 3.º e 4.º anos de escolaridade do 1º CEB, de todos os Agrupamentos de Escolas dos 14 municípios integrantes da Comunidade Intermunicipal, durante o ano letivo de 2020/2021.
As ações a desenvolver durante o período letivo serão no domínio tecnológico, da programação e da robótica, quer pela sua pertinência e atualidade, quer pela versatilidade associada ao poder criativo, proporcionando o desenvolvimento e a criação de diferentes tipos de soluções, procurando-se que a robótica seja entendida como mais uma ferramenta em articulação com as restantes áreas curriculares e transversais.
Para além do módulo temático central, a Fábrica de Robots, encontram-se mais quatro opções: Corpo Humano, Fenómenos Atmosféricos e Alterações Climáticas, Engenhos e Engenhocas e A Nossa Escola no Cosmos.
Cada ação terá a duração de 90 min onde será desenvolvido o modulo temático central Fábrica DE ROBOTS sendo que o docente poderá optar por mais um tema à escolha entre: CORPO HUMANO (conjunto de experiências de aprendizagem que permitem aos alunos conhecer o seu corpo); FENÓMENOS ATMOSFÉRICOS E ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS (compreensão de diferentes fenómenos meteorológicos e atmosféricos com recurso a componentes tecnológicos); ENGENHOS E ENGENHOCAS (atividades de construção de mecanismos e máquinas simples, empregando processos de transmissão e conservação de movimento que permitem associar diferentes áreas temáticas e disciplinares); A NOSSA ESCOLA NO COSMOS (a compreensão dos fenómenos responsáveis pelas estações do ano, pelas fases da Lua, pelos dias e noites, bem como a identificação e reconhecimento da diversidade de corpos celestes, do Sistema Solar e os seus constituintes, e da localização da Terra no espaço).
Nos períodos de interrupção letiva, o autocarro permanecerá 3 dias em cada um dos Municípios da CIM Viseu Dão Lafões, permitindo que crianças, em contexto de férias escolares, possam também, desfrutar desta experiência única.
Cristina Oliveira, na sua intervenção, destacou o papel dos Municípios na promoção do sucesso escolar, realçou o papel pioneiro da CIM Dão Lafões e o trabalho excelente na realização do plano de promoção do sucesso educativo.
Esta responsável sublinhou que cada vez mais as ciências são importante nas respostas aos problemas das sociedades e deu o exemplo do esforço ada comunidade internacional na procura de uma vacina para a Covid -19.
Realçou o papel dos municípios na resolução dos problemas da comunidade educativa como os transportes escolares e disse sentir-se gratificada pele trabalho e esforço das direções dos agrupamentos para em tempo de pandemia as escolas reabrirem e cumprirem o seu papel.
Por último Isabel Damasceno disse que é gratificante ver como as CIMs e Municípios apresentam resultados de execução tão positivos dos vários apoios comunitário, e que o Laboratório Móvel da Ciência é um exemplo disto. Reforçou o excelente trabalho das câmaras na recuperação dos equipamentos escolares, e sobretudo nos transportes escolares e na articulação com os agrupamentos, “ os Municípios fazem mais rápido as obras necessárias do que o estado” disse.
Este autocarro é uma lufada de ar fresco na abordagem do ensino das ciências,e um instrumento importante para os docentes mostrarem o lado prático das matérias.
MJJ

Veja Tamém

CAMPO DE BESTEIROS – APRESENTAÇÃO DO PROJETO DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA

Na passada quinta feira, dia 4 de Abril, a Santa Casa da Misericórdia fez a …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *