DOM JAIME VOLTA AO PORTO

Pois é verdade… Para bem D´Ele e para bem nosso… Trouxe consigo Branca de Gonta Colaço, mas não só…Tomás Ribeiro também veio, e Luís de Camões também quis estar presente na que será certamente, uma sessão memorável no muito Histórico e Inestimável ORFEÃO DA FOZ, com a Sala completamente cheia para participar na apresentação de mais um número – o nono – dos “CADERNOS DOM JAIME”.

Fique registado – entretanto – que este número foi quase integralmente dedicado à Poeta das “CARTAS DE PARADA” com um exemplar e notável Ensaio de Inês Borges sobre toda a Sua Obra, que – entre outros Poemas de intensa referência –se acrescentou do “AUTO DOS FAROLEIROS”, das “MEMÓRIAS” da Marquesa de Rio Maior e da “LINHA DE CASCAIS”, todas envolvidas numa extraordinária presença cultural ao longo de muitos anos.

Organizada pela Câmara Municipal de Tondela e do seu Centro de Estudos de Tomaz Ribeiro – com a prestimosa colaboração do ORFEÃO DA FOZ DO DOURO – a por todos considerada magnífica sessão no dia 25 de Setembro, foi aberta pela Presidente do Orfeão da Foz, Fernanda Chalupa .-que saudou vivamente a realização da iniciativa, dando a seguir, a palavra ao Vice-Presidente e Vereador da Cultura do Município de Tondela – João Carlos Figueiredo – que realçou a importância da defesa do Património Cultural  como ”espaço de encontro entre gerações, vozes e sensibilidades”, afirmando, também, que “a edição apresentada se reveste de um significado especial, por ser dedicada à celebração dos 145 anos do nascimento de Branca de Gonta Colaço ,ilustre Poetisa e Intelectual de excepção e 80 anos do falecimento.

Joaquim Pinto da Silva – da Direcção do Orfeão e participante activo na edição dos CADERNOS DOM JAIME – seguiu-se no uso da palavra, congratulando-pela iniciativa que, aliás, já veio na sequência da apresentação também no Orfeão, do número anterior dos Cadernos – o oitavo …

O Director da publicação apresentada – José Valle de Figueiredo – fez uma “aproximação” á vida e obra da ilustre Homenageada, juntando o maior elogio ao ingente trabalho da Investigadora dedicada que é Inês Borges.

Ponto essencial a assinalar: toda a intervenção foi acompanhada pelo extraordinário empenho da declamação de poemas de José Valle de Figueiredo e de Tomás Ribeiro por Álvaro Cardoso, António Moniz(Palme), Cuca Sarmento, Isabel Ponce de Leão, Joaquim Pinto da Silva, a que se somou Manuel Sobral Torres cantando uma composição de signo camoniano da autoria de José Valle de Figueiredo.

AINDA A ASSINALAR:  a referência a uma iniciativa de importância inigualável que foi a efeméride celebrada ter a companhia de um concurso de Poesia participado pelos alunos dos Agrupamentos Escolares de Cândido de Figueiredo e Tomás Ribeiro.

A iniciativa do “CONCURSO LITERÁRIO BRANCA DE GONTA COLAÇO” partiu de uma Comissão formada por Cláudia Emanuel, Inês Borges e Luís Figueiredo e Sá e teve a colaboração de Professores dos Agrupamentos de Escolas referidos.

Teve larga participação e foram premiados:

Agrupamento de Escolas de Tondela – Salvador Marques Figueiredo, Maria Gomes Marques, Rodrigo Miguel dos Santos Clemente e Matilde Rodrigues Neves.

Agrupamento de Escolas Cândido de Figueiredo – Mariana Sousa Rodrigues, Iara Maria Santos G. Cordeiro, Inês Margarida S. Vitória.

No final, a qualificada Embaixada de Tondela que foi à Foz, quis partilhar, com a numerosa assistência – para além dos Saberes que trouxe – os indefectíveis Sabores que tornam inestimável a nossa Terra, o que mereceu caloroso acolhimento de todos os presentes.

Veja Tamém

CD TONDELA GALARDOADO PELA AF VISEU

Entrega de prémio aconteceu na gala do 99º aniversário da Associação de Futebol de Viseu …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *