Pois é verdade… Para bem D´Ele e para bem nosso… Trouxe consigo Branca de Gonta Colaço, mas não só…Tomás Ribeiro também veio, e Luís de Camões também quis estar presente na que será certamente, uma sessão memorável no muito Histórico e Inestimável ORFEÃO DA FOZ, com a Sala completamente cheia para participar na apresentação de mais um número – o nono – dos “CADERNOS DOM JAIME”.
Fique registado – entretanto – que este número foi quase integralmente dedicado à Poeta das “CARTAS DE PARADA” com um exemplar e notável Ensaio de Inês Borges sobre toda a Sua Obra, que –
entre outros Poemas de intensa referência –se acrescentou do “AUTO DOS FAROLEIROS”, das “MEMÓRIAS” da Marquesa de Rio Maior e da “LINHA DE CASCAIS”, todas envolvidas numa extraordinária presença cultural ao longo de muitos anos.
Organizada pela Câmara Municipal de Tondela e do seu Centro de Estudos de Tomaz Ribeiro – com a prestimosa colaboração do ORFEÃO DA FOZ DO DOURO – a por todos considerada magnífica sessão no dia 25 de Setembro, foi aberta pela Presidente do Orfeão da Foz, Fernanda Chalupa .-que saudou vivamente a realização da iniciativa, dando a seguir, a palavra ao Vice-Presidente e Vereador da Cultura do Município de Tondela – João Carlos Figueiredo – que realçou a importância da defesa do Património Cultural como ”espaço de encontro entre gerações, vozes e sensibilidades”, afirmando, também, que “a edição apresentada se reveste de um significado especial, por ser dedicada à celebração dos 145 anos do nascimento de Branca de Gonta Colaço ,ilustre Poetisa e Intelectual de excepção e 80 anos do falecimento.
Joaquim Pinto da Silva – da Direcção do Orfeão e participante activo na edição dos CADERNOS DOM JAIME – seguiu-se no uso da palavra, congratulando-pela iniciativa que, aliás, já veio na sequência da apresentação também no Orfeão, do número anterior dos Cadernos – o oitavo …
O Director da publicação apresentada – José Valle de Figueiredo – fez uma “aproximação” á vida e obra da ilustre Homenageada, juntando o maior elogio ao ingente trabalho da Investigadora dedicada que é Inês Borges.
Ponto essencial a assinalar: toda a intervenção foi acompanhada pelo extraordinário empenho da declamação de poemas de José Valle de Figueiredo e de Tomás Ribeiro por Álvaro Cardoso, António Moniz(Palme), Cuca Sarmento, Isabel Ponce de Leão, Joaquim Pinto da Silva, a que se somou Manuel Sobral Torres cantando uma composição de signo camoniano da autoria de José Valle de Figueiredo.
AINDA A ASSINALAR: a referência a uma iniciativa de importância inigualável que foi a efeméride celebrada ter a companhia de um concurso de Poesia participado pelos alunos dos Agrupamentos Escolares de Cândido de Figueiredo e Tomás Ribeiro.
A iniciativa do “CONCURSO LITERÁRIO BRANCA DE GONTA COLAÇO” partiu de uma Comissão formada por Cláudia Emanuel, Inês Borges e Luís Figueiredo e Sá e teve a colaboração de Professores dos Agrupamentos de Escolas referidos.
Teve larga participação e foram premiados:
Agrupamento de Escolas de Tondela – Salvador Marques Figueiredo, Maria Gomes Marques, Rodrigo Miguel dos Santos Clemente e Matilde Rodrigues Neves.
Agrupamento de Escolas Cândido de Figueiredo – Mariana Sousa Rodrigues, Iara Maria Santos G. Cordeiro, Inês Margarida S. Vitória.
No final, a qualificada Embaixada de Tondela que foi à Foz, quis partilhar, com a numerosa assistência – para além dos Saberes que trouxe – os indefectíveis Sabores que tornam inestimável a nossa Terra, o que mereceu caloroso acolhimento de todos os presentes.
Folha de Tondela Jornal centenário da região de Viseu