Sábado , Maio 4 2024

APRESENTAÇÃO DO LIVRO “HISTÓRIAS QUE FICARAM DUM TEMPO QUE SE FOI”

A tarde do passado domingo, dia 24 de Fevereiro, ficará na memória de muitos, pelo inédito lançamento de um livro de “crónicas” e “contos” de um dos filhos da terra.
O autor, nascido e criado em São Miguel do Outeiro, foi o primogénito de oito filhos de Delfim Correia da Eira e de Maria Eugénia Figueira. Um dos destacados pupilos do senhor professor Emílio, que embora com brilhantes resultados, não prosseguiram os estudos devido às parcas condições económicas de então. Antes, mal terminavam a quarta classe, logo se seguia a aprendizagem de um ofício nas diversas actividades laborais existentes na aldeia, ou nas redondezas.
Era na biblioteca itinerante da “Gulbenkian” que procurava saciar a sede de conhecimentos e, quando mais tarde rumou a Lisboa em busca de melhores condições, retomou os estudos, tendo atingido o 9º ano de escolaridade. Foi já depois dos cinquenta anos, que no âmbito das “Novas Oportunidades” conclui o 12º ano de escolaridade, o qual foi determinante para prosseguir e melhorar o gosto pela escrita.
Autor de diversas publicações nas redes sociais e de uma crónica semanal no jornal “Gazeta Regional de Jarinu – S. Paulo” – Brasil, tem um elevado número de admiradores, diversos a nível internacional, o que lhe serviu de estímulo à publicação da presente obra.
Os habitantes da freguesia demonstraram grande entusiasmo e interesse em conhecer e apoiar, o trabalho de um conterrâneo, que embora não habite na localidade, tem aqui a sua génese e demonstra grande amor pela sua aldeia e pelas suas gentes.
O salão nobre da junta de freguesia foi pequeno, para acolher todos os que carinhosamente se sentiram orgulhosos, por presenciar tão marcante acontecimento.
Na assembleia, encontravam-se os amigos de infância, antigos colegas de escola, antigos colegas de profissão, vizinhos, amigos, admiradores e conterrâneos.
O senhor presidente da Câmara Municipal de Tondela, Doutor José António de Jesus, acompanhado do senhor vereador do pelouro da cultura, Miguel Torres, e da senhora vereadora do pelouro da educação, Dra. Sofia Ferreira, juntamente com todo o elenco da junta de freguesia, membros da assembleia de freguesia, deputado da Assembleia Municipal, marcaram presença nesta inolvidável cerimónia.
O evento contou com momentos de animação musical, protagonizados pela jovem Clara, pela Susana (sua mãe), e pelo José Ferreira, que com melodias devidamente seleccionadas de acordo com o estilo de livro, muito enriqueceram a cerimónia.
No discurso, o senhor presidente da câmara, destacou a impressionante manifestação de carinho e apreço, revelada pela maciça assistência, e o quanto é importante a valorização das nossas competências, apostando na formação ao longa da vida, bem como não desistirmos dos nossos sonhos.
Coube à sua única filha, Lurdes Correia, jurista de profissão, a apresentação técnica do livro, que de forma muito eloquente explanou todo o percurso, que conduziu à concretização deste feito.
Uma longa fila de gente se formou entre todos aqueles que queriam uma dedicatória personalizada no livro, havendo várias pessoas com 2, 3, 4, 5 exemplares; porque havia amigos ou familiares que não puderam estar presentes e que queriam ter o livro de tantas memórias, majestosamente enriquecidas com fino sentido de humor e realismo, que desperta o prazer de ler e rever cada capítulo.
Esta é uma lição da nossa história e das nossas tradições e serão muitos os que se revêem nestes textos, que devolvem sorrisos e recordações felizes.
A agradável tarde, ficou completa com um lauto lanche convívio, onde se confraternizou até tarde, comemorando tão belo momento.
Para quem estiver interessado, informa-se que o livro encontra-se à venda na junta de freguesia em S. Miguel do Outeiro e na estação dos correios de Sabugosa.
Felicitamos uma vez mais o “nosso” escritor, pela sua tenacidade na busca permanente de conhecimentos, pela sua fantástica obra, que muito enobrece a freguesia que o viu nascer.
Bem-haja, António Correia.
Salomé Almeida

Veja Tamém

PEDRONHE – DOMINGO DE PASCOELA

Decorreu no domingo 7 de abril a tradicional Visita Pascal na povoação de Pedronhe, freguesia …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *