A Oficina das Artes Criativas foi o espaço escolhido para a apresentação de 12 investimentos privados do domínio industrial e comercial no concelho de Tondela, que se estima que venham a criar perto de 500 postos de trabalho e que representam um investimento que ultrapassa os 95 milhões de euros.
Durante a sessão de apresentação destes 12 investimentos, que decorreu ao final do dia 18 de setembro, com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, vereadores e os empresários das empresas que vão (ou já estão) a fazer o investimento, o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus, sublinhou que este é um território onde impera o crescimento económico.
“O Município de Tondela é e pretende continuar a ser um parceiro estratégico de todos os empreendedores, o que se reflete nos continuados investimentos de expansão e requalificação das Zonas Industriais de Tondela e do Lajedo, onde nos últimos anos, a par das obras em curso, o investimento municipal se cifra em mais de 6 milhões de euros”, apontou. O Município de Tondela é e pretende continuar a ser um parceiro estratégico de todos os empreendedores, o que se reflete nos continuados investimentos de expansão e requalificação das Zonas Industriais de Tondela e do Lajedo, onde nos últimos anos, a par das obras em curso, o investimento municipal se cifra em mais de 6 milhões de euros, disse o autarca.
José António Jesus falou dos investimentos que a Câmara pretende realizar na construção de uma nova ligação que venha servir a área industrial do Lajedo, na ligação ao nó do IP3, “o que se reveste de crucial valor para aproximar a mobilidade de pessoas e o transporte de produtos de e para esta ZIM” disse. Informou que este investimento está em fase de estudos e que estão a ser analisadas diferentes opções, “salvaguardando todas as condicionantes, que sabemos existirem, associadas ao corredor que vier a ser materializado”.
Esta nova ligação de 5 km, permitirá diminuir pelo menos 10 min na circulação de cada viagem, além de contribuir para a segurança rodoviária.
Esta obra, terá um custo estimado superior a 4M €, para o qual o autarca conta com os instrumentos de financiamento para aumento da competitividade no quadro da aceleração económica do país.
O presidente da Câmara referiu também os investimentos a decorrer na ZIM da Adiça no valor mais de 3 milhões de euros que consiste na expansão, requalificação e resiliência desta ZIM, regenerando-a dos impactos que sofreu no grande incêndio de 2017, além de abrir novas áreas de expansão, com parque de estacionamento e sistema adicional de combate a incêndios, a que se seguirão mais 20ha de crescimento assim que esteja concluído o plano de pormenor, o que deverá ocorrer no próximo mês de outubro.
Ao longo da sua intervenção, José António Jesus considerou que Tondela é um território alicerçado na confiança empreendedora das suas gentes, confiança na qualificação dos seus colaboradores, mas também confiança nos decisores e nos autarcas.
“Tondela é um concelho gerador de emprego. No sector automóvel iremos atingir 2200 postos de trabalho, no sector farmacêutico e laboratorial (onde impera a biologia molecular) cerca de 1000 postos de trabalho, no sector da transformação, agroalimentar, na produção tecnológica várias centenas de trabalhadores. Este é o mérito das nossas gentes, qualificadas, preparadas e resilientes, combativas, inventoras e transformadoras”, acrescentou.
Já a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, destacou Tondela como um bom exemplo de aplicação de fundos europeus, aludindo ao investimento que está a ser realizados nas zonas industriais.
“Já dificilmente consideramos que Tondela é interior, porque apostaram na inovação, postos de trabalho qualificado, o que é fundamental. Apostaram em bons salários e senhores empresários é essa a via da competitividade e do sucesso, fazendo com que sejam diferentes e criem valor no mercado, sustentou.
As empresa que vão investir são 12 empresas, com planos de investimento em curso são António Pereira & Sousa Lda – Distribuição de Produtos Alimentares, Bermarthor – Equipamentos Agricolas, Brose Lda – Sistema de Fechaduras para Automóveis, Crizaves Centro de Abate de Aves, Generg dedica-se à construção e exploração de aproveitamentos de produção de eletricidade a partir de fontes renováveis, valorizando recursos endógenos., Gialmar- Produtos Alimentares, Grupo MG, ramo da Arquitetura, Design de Mobiliário e Design de Comunicação Labesfal- Produtos Farmacêuticos, Nutrinova Dedica-se à produção e comercialização de aditivos para a produção animal, Circlemolecule Produção e comercialização de energia, gases e combustíveis, Triple Watt – painéis solares e e Interecycling- Reciclagem de Equipamentos elétricos e eletrónicos que marcaram presença na sessão pública no edifício Oficina das Artes Criativas num sinal claro de confiança no concelho.
MJJ