ALUNOS DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE TONDELA DUPLAMENTE PREMIADOS

Alunos do Agrupamento da Escola Secundária de Tondela participam na sexta-feira, 4 de julho, no encontro regional Norte do programa Apps for Good, que vai ter lugar na Universidade da Maia.

Também esteve presente a Escola Secundária de Nelas.

Os estudantes das escolas secundárias de Tondela e Nelas, foram protagonistas do Encontro Regional Norte da 11.ª edição do programa Apps for Good, realizado a 4 de julho na Universidade da Maia. As suas ideias inovadoras valeram-lhes um lugar entre os vencedores que vão disputar a final nacional, marcada para setembro.

O evento reuniu um total de 84 projetos desenvolvidos por alunos do ensino básico e secundário que, ao longo do último ano letivo, criaram soluções tecnológicas com “impacto real nas suas comunidades”, sublinha a organização não-governamental CDI – Center of Digital Inclusion, que promove o Apps for Good.

O projeto Smart Feed Pet, da Escola Secundária de Tondela, foi duplamente premiado na categoria Secundário e arrecadou ainda o prémio Electronics for All com a criação de uma solução tecnológica inteligente para a alimentação segura de animais de estimação. A aplicação permite o controlo remoto do alimentador – por voz ou manualmente – e recorre a reconhecimento facial e leitura de microchip, garantindo que apenas o animal certo tenha acesso à comida. “Longe mas perto!” é o mais deste projeto que combina segurança, autonomia e bem-estar animal.

Também da região, o projeto Water Shield, da Escola Secundária de Nelas, chegou à final com um sistema de nebulização acionado por sensores que protegem edifícios e indústrias contra incêndios, utilizando água da chuva ou de poço, e com alerta automático aos bombeiros. Um projeto complementar, também da mesma escola, conquistou destaque na categoria 2.0 (equipas com experiência em edições anteriores):

Fire Stop apresenta um sistema inovador de monitorização de zonas de risco com câmaras térmicas e drones com inteligência artificial, que detetam focos de calor em tempo real e alertam rapidamente os bombeiros, reduzindo o tempo de resposta e aumentando a eficácia no combate a incêndios florestais.

Estes projetos integram o grupo de finalistas que irão disputar a grande final nacional do Apps for Good, em setembro, juntamente com os vencedores dos restantes encontros regionais – Madeira e Comunidades Portuguesas no Estrangeiro, Açores, e Centro-Sul. Ao final serão reunidos os 31 projetos mais promissores, reforçando o papel da juventude como motor de inovação digital e social.

UM PROGRAMA QUE FORMA PARA O FUTURO

O Apps for Good, promovido pelo CDI Portugal, é um programa educativo tecnológico que desafia alunos do 5.º ao 12.º ano e professores – de escolas públicas e privadas – a desenvolver aplicações com impacto social e ambiental positivo. Durante um ano letivo, os participantes percorrem todas as etapas de desenvolvimento de um produto tecnológico, desde a ideia até o protótipo funcional.

Em 11 edições, o programa já envolveu mais de 28.500 alunos, 1.800 professores e 700 escolas de todo o país, dando origem a milhares de ideias inovadoras e transformadoras. O Apps for Good está fortemente alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovendo competências digitais, pensamento crítico, alfabetização tecnológica e inclusão.

“O Apps for Good é mais do que um concurso de aplicações. É uma experiência de transformação, onde os jovens aprendem a usar a tecnologia para resolver problemas reais das suas comunidades. Em cada projeto vemos inovação, consciência social e vontade de mudar o mundo para melhor”, destaca João Baracho, Diretor-Executivo do CDI Portugal.

Este programa assume-se assim como uma ferramenta concreta de capacitação juvenil para o século XXI, promovendo a educação de qualidade, a inclusão digital e o empoderamento de jovens de todos os contextos sociais.

Os projetos agora foram purificados até o final nacional, onde irão competir com os finalistas de outras regiões. Será mais uma celebração da juventude como motor de transformação digital e social, em linha com os princípios da Agenda 2030 das Nações Unidas e com o compromisso do CDI Portugal em preparar as novas gerações para os desafios do presente e do futuro.

 

Veja Tamém

IV FESTIVAL DAS SOPAS DE SANTIAGO DE BESTEIROS

A IV edição do Festival das Sopas de Santiago de Besteiros, que se realizou no …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *