UCSP E USF DO CONCELHO SEM CONSULTAS PRESENCIAIS
ARS, I.P. (Administração Regional de Saúde), têm por missão garantir à população da respectiva área geográfica de intervenção o acesso à prestação de cuidados de saúde de qualidade.
Por sua vez a ARS Centro, têm por missão promover as condições para que as USF (unidades de saúde familiar) e as UCSP (Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados), possam levar os cuidados de saúde de qualidade às populações.
A ARS Centro é a entidade responsável pela colocação de médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde nos centros de saúde transformados em USF ou em UCSP, bem como coordena a política de saúde a nível regional do Ministério da Saúde.
USF E UCSP NO CONCELHO
No concelho de Tondela, existem duas unidades de saúde familiar, a de Tondela e de Canas de Santa Maria, a USF de Tondela e a USF Cândido de Figueiredo respetivamente. Está ainda englobado na USF de Tondela, a extensão de saúde de Molelos e na USF Cândido de Figueiredo a de Lajeosa do Dão.
Também no concelho há a UCSP do Caramulo/Campo de Besteiros, que é constituído pelo centro de Saúde do Caramulo e Campo de Besteiros.
Há uma diferença substancial entre USF e UCSP, é que a primeira tem autonomia de gestão interna, podendo tomar decisões sem consultar as hierarquias, o que já não se passa com a última.
PRESTAÇÃO DE CUIDADOS DE SAÚDE DE PRÓXIMIDADE
A questão da saúde, sempre foi um tema quente, e a falta de médicos e outros serviços de saúde, são diariamente revindicações das populações.
No concelho as autoridades locais, nomeadamente as autarquias, tem conseguido em colaboração com a ARS Centro, manter as unidades de saúde a funcionar, travando mesmo a tentativa de encerramento, como aconteceu recentemente com as urgências do Hospital de Tondela, com a intervenção direta do Presidente da Câmara José António Jesus, que impediu o seu fecho.
Com a pandemia Covid-19, as unidades de saúde do concelho, também “confinaram” e todos os recursos foram canalizados para o combate ao vírus.
Os outros cuidados de saúde às populações, neste período foram feitos pelo telefone.
Esta situação excecional e involuntária aos serviços, deixou vulnerável as populações ao acesso aos cuidados primários de saúde, e as mais distantes das sedes das USF e UCSF junta-se dificuldades acrescidas de acessibilidade e de cuidados personalizados.
Com o país lentamente a “desconfinar”, as ragilidades dos serviços de saúde e as necessidades das populações aos cuidados de saúde de proximidade, são agora temas atuais.
POPULAÇÕES DA SERRA – EXTENSÃO DE SAÚDE DO CARAMULO FECHADO
As populações da serra são sem dúvida as mais prejudicadas nesta nova organização imposta pela pandemia, e porque ainda não abriu a extensão do Caramulo.
A distância de algumas povoações de S. João do Monte e Mosteirinho, à sede da UCSP do Campo de Besteiros, para consultas ou outros atos médicos, tem deixado apreensivas as populações.
Pelo que a Folha de Tondela sabe, estas medidas são impostas pelo Ministério da Saúde, por causa da pandemia sobretudo nas medidas de segurança e de higienização, mas a verdade é que a falta de pessoal nomeadamente de assistentes operacionais já condicionava o seu funcionamento.
Com efeito a extensão do Caramulo e também as extensões de saúde de Molelos e Lajeosa não estão a funcional por falta de pessoal.
Contactada pela Folha de Tondela, fonte do Município de Tondela informou que têm a indicação de que a reabertura das Extensões de Saúde de Molelos, Caramulo e Lajeosa do Dão aguardam a colocação de recursos humanos (assistentes operacionais). Tal já está em curso e deverá ocorrer nos próximos dias.
As populações da serra, são assim obrigadas a deslocarem-se a Campo de Besteiros, com custos acrescidos, bem como os utentes da freguesia de Molelos a Tondela e os da Lajeosa do Dão a Canas de Santa Maria.
A Folha de Tondela contatou a responsável Dra. Rita Figueiredo Presidente do Conselho Clínico e de Saúde do ACeS Dão Lafões que nos disse que os utentes servidos pelas Extensões de Saúde de Molelos, Caramulo e Lajeosa do Dão têm garantidos todos os cuidados de saúde nas sedes das respetivas Unidades Funcionais, localizadas em Tondela, Campo de Besteiros e Canas de Santa Maria. Reforçou que enquanto a situação epidemiológica do país o justificar, e em especial durante o estado de calamidade, os estabelecimentos e serviços do SNS devem garantir que a realização da atividade assistencial ocorre com recurso a meios não presenciais e com agendamento por hora marcada, proporcionados nestas unidades de saúde.
Confirmando que a carência de assistentes operacionais nas Extensões de Saúde motivou o seu encerramento temporário uma vez que não permite o cumprimento das regras de higiene e segurança, para utentes e profissionais, obrigatórias durante o período de calamidade decorrente da pandemia Covid-19.
Também fez saber que o ACeS Dão Lafões está a desenvolver todos os esforços, com o apoio das entidades competentes, para que a contratação destes profissionais se concretize, de modo a permitir a reabertura em segurança das referidas Extensões de Saúde.
Até lá as populações servidas pelas extensões de saúde do Caramulo, Molelos e Lajeosa, têm que se deslocar às respetivas unidades funcionais para os cuidados médicos.
MJJ