Terça-feira , Abril 9 2024

A EMPRESA FARMACÊUTICA FRESENIUS KABI COM NOVOS INVESTIMENTOS

No dia 11 de Março, a Câmara Municipal de Tondela, organizou um workshop online sob o tema “A inovação na cadeia de valor de saúde”, no âmbito do Plano Estratégico do Centro Tecnológico e de Empreendedorismo. Neste evento participaram o vice presidente da Câmara Pedro Adão e como oradores Patrícia Patrício, em representação, da Health Cluster que falou das “Realidades e desafios das empresas dos cluster da saúde em Portugal” e Glenn Luís, diretor da Fresenius Kabi que falou dos “Processos internos de inovação da indústria farmacêutica”. A Fresenius Kabi é uma empresa farmacêutica, localizada na ZIM do Lagedo, e com mais de 750 trabalhadores, que em tempo pandemia tem dois projetos de expansão para aumentar a produção desta unidade.
Na sua intervenção, Glenn Luís deu a conhecer que a Fresenius Kabi representa entre 8 a 10 por cento das exportações do país na área da saúde, existindo outras empresas na região centro, em Coimbra e Mortágua, mas a empresa de Tondela, é responsável pela exportação de um “valor muito considerável de produtos essenciais, medicamentos hospitalares, nas várias áreas, que são produzidos em Santiago de Besteiros para todo o mundo, para mais de 80 países”.
Com a pandemia, a indústria farmacêutica ganhou outra notoriedade com esta crise de saúde pública. Neste período muitos destes produtos essenciais para os doentes internados em cuidados intensivos foram produzidos em Santiago de Besteiros, na ZIM Lagedo. “Mais de 50 por cento das moléculas que constavam da reserva estratégica de medicamentos do INFARMED para a pandemia eram produzidos em Santiago de Besteiros”, disse este responsável.

“VAMOS INVESTIR MAIS 30 MILHÕES DE EUROS NO NOSSO PARQUE INDUSTRIAL… PORQUE ACREDITAMOS NO PAÍS, NA REGIÃO, E PARTICULARMENTE, NAS PESSOAS DE TONDELA”
Glenn Luís, deu também enfoque ao plano de investimento desta empresa no valo de 30 milhões de euros, que tem previsto mais dois projetos de investimento para aumentar a capacidade produtiva de medicamentos essenciais. Este responsável afirmou que as dinâmicas empresariais latentes no concelho não podem parar, considerando, o projeto do Centro Tecnológico e de Empreendedorismo mais um passo nesse sentido.

A IMPORTÂNCIA DA INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA
A inovação muito associada à indústria farmacêutica, de acordo Glenn Luís, é muito importante. Neste momento na Fresenius Kabi, existem quatro unidades de produção, que produzem penicilinas injetáveis, de sólidos (cápsulas e comprimidos),e injectáveis de grande e pequeno volume de várias áreas. Assim, para este diretor a inovação faz parte da base da empresa para que haja processos mais eficientes, de máxima qualidade. Esta é uma realidade que se verifica, tanto no controlo de qualidade, na logística, no ambiente, segurança e em todas áreas: «estamos constantemente a inovar, temos profissionais altamente qualificados, além de exportar produtos começamos também a exportar produtos humanos” disse Glenn Luís, “temos profissionais do melhor que há no mundo”. A inovação é fundamental para que a Fresenius Kabi se possa tornar competitiva, de acordo com o orador.
Por isso, o volume global de 1,7 mil milhões de euros de exportações de medicamentos produzidos em Portugal, a empresa instalada, em Santiago de Besteiros é seguramente dos maiores exportadores a nível nacional de produtos farmacêuticos.
A outra área de inovação da empresa é a nutrição, “Estamos constantemente a inovar na nutrição clinica”. E mais, recentemente, o grupo alemão, entrou também na área das biossimilares que permite aumentar o acesso a tratamentos biológicos a mais pacientes. Doentes que necessitam deste tipo de tratamentos que são caros, foi possível alargarem o leque de pessoas que são tratadas por medicamentos biológicos. «A Fresenius Kabi investiu recentemente nesta área e lançou o seu primeiro medicamento biossimilar em 2019.
Além, desta nova área estamos muito presentes nos dispositivos médicos” disse o responsável. O diretor da Fresenius Kabi destacou que muitos dos dispositivos médicos que estavam presentes nos cuidados intensivos, são desta empresa. Por isso, a empresa deseja continuar a inovar em Tondela.
No seu entendimento, esta pandemia, trouxe algumas evidências, nomeadamente, quando se olha para o encerramento de fronteiras e a ficar dependentes daquilo que é a produção nacional, “Passámos a valorizar mais aquilo que é produzido em Portugal e felizmente tínhamos indústrias para fazer face às necessidades urgentes que surgiram e fomos capazes de responder”, disse o responsável da Fresenius Kabi.
Está assegurado por isso, o aumento da capacidade produtiva de medicamentos essenciais pela empresa, destacando o facto da Fresenius Kabi ser um dos maiores fabricantes de penicilinas a nível europeu, a par da estratégica do Município de Tondela enquadrado dentro daquilo que é o Plano Estratégico do Centro Tecnológico e de Empreendedorismo, que vai permitir que na área do ambiente se possa registar um investimento significativo, “vejo de uma forma transversal o ambiente como sendo um fator chave para toda a indústria que poderemos explorar a seu tempo”, disse Glenn Luís, que considerou que as pessoas são um fator de sucesso da empresa, e que a formação é essencial.
L.C

Veja Tamém

TURISMO DE PORTUGAL APROVA CANDIDATURA AO PROGRAMA “TRANSFORMAR TURISMO”, QUE ABRANGE VOUZELA E TONDELA

Os municípios de Vouzela e Tondela viram aprovada a candidatura “Viajar no Tempo – Ferrovia …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *