Segunda-feira , Abril 8 2024

TONDELA – GRANDE APARATO POLICIAL EM OPERAÇÃO NACIONAL DE COMBATE AO TRÁFICO DE DROGA

Na terça-feira, dia 21 de março, a cidade acordou com um grande aparato policial no âmbito de uma operação nacional de combate ao tráfico de droga, que resultou em várias detenções. Tondela foi a cidade que deu origem à mega operação que em todo o país envolveu mais de 110 elementos das várias forças policiais e que passou por Viseu, Lisboa e Santarém, levando à detenção de oito pessoas.
“Este é um processo que decorre há quase um ano com base numa denúncia sobre tráfico e consumo de estupefacientes junto de escolas e que depois se veio averiguar que estava associado a outros ilícitos como posse ilegal de armas, roubos e ameaças. O processo decorria no Tribunal de Viseu, estância de Tondela, e ao longo deste ano vieram-se a confirmar os ilícitos, recolheram-se provas e esta terça-feira consolidamos uma operação, que começou às 07hh, em que demos cumprimento a sete mandados de detenção e 14 de buscas domiciliárias nos concelhos de Viseu, Tondela, Lisboa e Santarém”, informou o tenente-coronel Resende da GNR de Viseu.
No seguimento da operação policial desenvolvida, foi dado cumprimento a oito mandados de detenção e a 18 mandados de busca, 14 dos quais domiciliárias e quatro em veículos, culminando na apreensão de diverso material e equipamento”, referiu a GNR.
De acordo com a mesma fonte, foram ainda detidas oito pessoas e uma constituída arguida. Os suspeitos têm entre os 17 e os 24 anos. Foi desmantelada uma estufa e apreendida cocaína, haxixe, canábis e anfetaminas. Foram ainda apreendidos telemóveis, computadores e 630 euros. Foram apreendidas 326 doses de haxixe, 16 de cocaína e 12 de canábis, 8,1 gramas de crack e 5,93 de MDMA, um veículo, uma arma elétrica (taser), uma catana e um taco de basebol.
A operação foi o resultado de uma investigação de meses e que começou com uma denúncia por causa de tráfico junto a uma escola em Tondela em que os alegados traficantes teriam ameaçado os jovens para comprarem e consumirem drogas.
Em comunicado, a GNR explicou que os suspeitos, com idades entre os 17 e os 24 anos, “dedicavam-se à venda direta do produto estupefaciente aos consumidores, nos concelhos de Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão, Tondela e Viseu”.
A partir desta investigação, as autoridades chegaram à conclusão que os agora detidos tinham ramificações a outros locais do país.
A operação contou com a colaboração da PSP de Viseu, Unidade Especial de Polícia e os destacamentos de investigação da GNR de Viseu, Guarda, Porto, Coimbra e Aveiro.
Os suspeitos foram presentes a um juiz no Tribunal de Viseu, onde conheceram as medidas de coação e segundo a GNR, dois ficaram em prisão preventiva, outro ficou em prisão domiciliária e cinco obrigados a apresentações bissemanais às autoridades.
Destes cinco, “um ficou também proibido de contactar com os envolvidos no processo e de permanecer em locais indicados como sendo de consumo de droga”, acrescentou a mesma fonte.

Veja Tamém

TURISMO DE PORTUGAL APROVA CANDIDATURA AO PROGRAMA “TRANSFORMAR TURISMO”, QUE ABRANGE VOUZELA E TONDELA

Os municípios de Vouzela e Tondela viram aprovada a candidatura “Viajar no Tempo – Ferrovia …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *