INICIATIVA DA ANIL ELEGE OS MELHORES QUEIJOS PRODUZIDOS EM PORTUGAL
A 16.ª edição do Concurso Queijos de Portugal, organizado pela Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios (ANIL), realizou-se nos dias 9 e 10 de outubro, em Tondela, para destacar o que de melhor se faz na produção de queijos em Portugal.
Este ano o leque de categorias conta com duas novas distinções, nomeadamente os Queijos Curados DOP e Almece, reforçando o compromisso da ANIL em representar a riqueza e diversidade do setor queijeiro nacional. A denominação DOP distingue produtos de qualidade já reconhecida. São produtos que espelh
am o património, o saber fazer, a autenticidade, e que promovem o desenvolvimento rural e económico das zonas estão inseridos.
De acordo com Maria Cândida Marramaque, diretora-geral da ANIL, este evento pretendeu “promover e estimular o desenvolvimento da indústria queijeira, no sentido de proporcionar mais e melhores escolhas aos consumidores. Sempre que consideramos oportuno e que o mercado apresenta um conjunto significativo de novidades, lançamos a concurso novas categorias com o intuito de fomentar o conhecimento e o posicionamento do produto”.
A organização lançou o convite às empresas produtoras de queijo para que mostrem, através das 26 categorias a concurso, o que de melhor fazem. A edição deste ano irá ter a concurso, à semelhança dos anos anteriores, queijos originários Portugal continental e das ilhas. A competição foi realizada em regime de “prova cega”, por jurados com proveniências diversas, nomeadamente, representantes do setor queijeiro, dos organismos de controlo e certificação, de instituições de ensino, da restauração e da gastronomia, da distribuição, representantes de empresas do sector industrial e comunicação social.
Folha de Tondela Jornal centenário da região de Viseu