Sexta-feira , Maio 10 2024

“TONDELA + 10” UM PROJETO DE (DES)ENVOLVIMENTO PARA O CONCELHO

Trata-se de um Projeto com 10 estágios, 10 projetos e 10 ideias de negócios baseados nas pessoas, no território, nos recursos locais, numa equipa criativa.

A Sessão Pública de Apresentação da Abertura do Concurso e do respetivo regulamento, promovida pela Câmara Municipal de Tondela, teve lugar no passado dia 26 de Novembro, no Auditório Municipal, sendo acompanhada de uma conferência sobre “Empreendedorismo e Estratégias Locais de Desenvolvimento”.IMG_7177

A Mensagem é, desde logo, o convite para a “construção de um futuro coletivo mais apetecível”, uma vez que “O futuro não se prevê, prepara-se!” com “o saber das academias, e a vontade dos seus cidadãos em serem agentes ativos do seu próprio desenvolvimento”.

Aberta a Sessão por Pedro Adão, Vereador da Câmara Municipal de Tondela, este começou por saudar a presença de vários alunos do Instituto Politécnico de Viseu, salientando que o desafio também é para eles, cumprimentando a seguir as entidades parceiras, os empresários, os representantes dos Agrupamentos, os Preletores e demais entidades que com a sua presença quiseram dignificar a Sessão.

APRESENTAÇÃO DO PROJETO

Coube a Miguel Torres, dinamizador do Projeto, fazer a apresentação de candidatura, os critérios de seleção e a organização do processo de seleção de candidaturas, trabalho este composto por uma vasta equipa de pessoas coordenada pelo Vereador Pedro Adão e alargada a uma grande Parceria do território, já que requeria uma grande conjunção de vontades. Foi uma conjugação de vontades de alguém que não quer ficar à espera de que as coisas aconteçam, antes procurar como é que vai enfrentar os desafios do seu território, como é que pensa o futuro do seu território. O grande desafio foi essa motivação de não esperar pelo acontecimento das coisas. Em função daquilo que tínhamos identificado como potencialidades do território, pensar como agir e como levar outros a agir connosco de modo a que essas potencialidades sejam geradoras de emprego, porque é disso que todos falamos, que necessitamos, recriando riqueza e novas energias, novas potencialidades.

PartTondela+10indo de um pressuposto muito fácil que é identificarmos as potencialidades, agora chamamos 10 pessoas para connosco as desenvolvermos em conjunto com as Parcerias estabelecidas.

Estamos a falar de um Processo de Formação, mas Formação/Ação, que se repete durante três anos.

EMPREENDEDORISMO E ESTRATÉGIAS LOCAIS DE DESENVOLVIMENTO

Finda a apresentação do Projeto, teve lugar a segunda parte da Sessão, a que deram o seu contributo, o Presidente da Câmara Municipal de Penela, Dr. Luís Matias, o Dr. Paulo Santos, em representação do Instituto Pedro Nunes, o Engº. Adolfo Silva, da Brose, empresa do nosso Concelho (Santiago de Besteiros) e Dr. Joaquim Felício, da CCDR Centro, que o Professor Doutor Artur Rosa Pires, da Universidade de Aveiro moderou.

Quer a partilha do Dr. Luís Matias sobre a vasta ação de empreendedorismo que tem ativado a vida de Penela, de pioneirismo, até, inclusive nos métodos inovadores que levam a maior produção de leite para dar lugar a um dos melhores queijos portugueses, que é o RABAÇAL, daquela região, quer a intervenção do Dr. Paulo Santos dando conta do trabalho desenvolvido pelo Instituto Pedro Nunes, primeiro a partir da Universidade de Coimbra e daí para a região e para parcerias tecnológicas que são modelos de ação.

Depois, o Engº. Adolfo Silva levando ali, como referiu o Professor Rosa Pires, a voz da sensatez, a voz da sabedDSCF4136oria, a voz de uma grande disponibilidade e um comprometimento com as iniciativas de carater coletivo.

O Dr. Joaquim Felício, por sua vez e como último Preletor, transmitiu a sua rica experiência de vida profissional através de iniciativas públicas e privadas, sabendo misturar os saberes tradicionais com os novos saberes.

ENCERRAMENTO

Depois das saudações à Mesa pela forma eloquente como transmitiu a sua Mensagem e de cumprimentos à Plateia, o Dr. José António de Jesus, Presidente da Câmara Municipal de Tondela, que encerrou a Cerimónia, foi pragmático no contexto da importância do Momento, já que é um Momento único naquilo que é a nova perceção da Agenda política, mas mais do que isso da Agenda que nos deve mobilizar a todos enquanto sociedade para os desafios dos próximos tempos.

Percebemos claramente que estamos num tempo de viragem em que de um lado alguns ficarão a contemplar com saudosismo a inabilidade do vazio de um território, e de outro lado ficarão aqueles que, correndo riscos, muitos riscos não deixam de querer ousar, de querer agir, de querer transformar, de querer renovar e acima de tudo, inovar.

E é esse risco que nós quisemos assumir quando em Fevereiro deste ano foi delineada a estrutura e o pensamento deste Projeto. Sabíamos dos riscos que estávamos a correr, mas como todo o caminho deve ser feito com as certezas que devemos ter na nossa ação, a determinação da nossa vontade, mas de igual forma ponderar todos os desvios que tenhamos que fazer, sabíamos que este caminho tinha que ser feito e não deixo por isso de referir e valorizar aquilo que para nós é fundamental para a essência deste Projeto: é que consigamos transformar, corporizar o grande objetivo da nossa região de Bem-Estar.

Quando, no início deste ano colocámos um slogan associado ao território de Tondela como uma região de Bem-Estar, procurávamos atingir aquilo que é o equilíbrio entre a qualidade de vida e o sentir-me realizado; no fundo o acesso ao emprego, que tenha acesso à qualidade dos serviços que me são prestados, na educação, na cultura, na acessibilidade, no contacto com os outros, que é fundamental, mas ao mesmo tempoDSCF4135 que eu seja capaz de me sentir realizado em querer fazer bem aquilo que são as minhas capacidades.

Só seremos capazes de otimizar e valorizar os Projetos se trabalharmos numa rede colaborativa, onde todos somos chamados.

Como se referiu nós queremos atrair, acima de tudo, excelentes ideias ao território e com os recursos do território.

Este é o momento em que queremos atrair as melhores ideias e  convosco ajudar a desenhar soluções. Queremos que sintam ter aqui uma oportunidade, no nosso território, não só líder na região, mas também agregador de ideias para um futuro que seja momento de ação para uma região de Bem-Estar.

Todos estes testemunhos, ainda que mais diretamente direcionados para os empresários, autarquias e futuros desafios principalmente os que o Projeto “TONDELA + 10” alicia, foi ao mesmo tempo o transmitir de perspetivas para o futuro que se prepara e que a todos nós deve envolver.

 Jorge A. Leitão

Veja Tamém

TURISMO DE PORTUGAL APROVA CANDIDATURA AO PROGRAMA “TRANSFORMAR TURISMO”, QUE ABRANGE VOUZELA E TONDELA

Os municípios de Vouzela e Tondela viram aprovada a candidatura “Viajar no Tempo – Ferrovia …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *