Segunda-feira , Abril 8 2024

SABORES DA FONTEJÃO – TORTAS ARTESANAIS –

O empreendedorismo ganhou estatuto de referência, quer trazendo ao mercado ideias novas e por vezes originais, quer inovando a partir da tradição e de conceitos ancestrais.

E o nosso Concelho tem um manancial de saberes, sabores, artes e ofícios que, felizmente em muitos casos, tem vindo a perpetuar no tempo o que herdámos dos nossos Maiores.Sem Título (2)

Falamos hoje das Tortas feitas com massa de padeiro, que pelo menos desde o início do século XX começaram a ser fabricadas nas localidades das nossas terras onde havia Padarias, mas que ganharam maior fama as que ainda hoje são conhecidas por “Tortas de Nandufe”. Talvez a dificuldade tenha criado o engenho de inovar. Assim, as padarias locais procuraram desenvolver atividades abrangentes dentro do setor, e por isso, para além do pão de trigo começou a comercialização da broa de milho, de centeio e de mistura, produtos que eram vendidos porta a porta, nas feiras, festas e romarias.

A broa de milho, no entanto, tinha então grande componente caseira, já que era confecionada na maioria das casas do Concelho e forte base de alimentação de muitas famílias.

E as Tortas terão vindo certamente desse poder de diversificar a oferta e conquistar novos mercados, sobretudo nas datas festivas, que à data tinham marcada componente popular onde pontuavam os “doceiros”. E Nandufe ganhou a primazia na confeção de Tortas cujo sabor, forma, aroma e consistência as torna ainda hoje tão apreciadas não só em terras de Tondela, mas procuradas também por pessoas de outras regiões, quando nos visitam.

Continuando a tradição do fabrico das “Tortas de Nandufe”, nomeadamente dos produtos fabricados ali pela Padaria Ferreira (que entretanto encerrou), estamos hoje perante uma nova geração apostada nesse manjar tradicional do Concelho de Tondela.

CONTINUAR A TRADIÇÃO

A oferta contínua, embora que tenha desaparecido noutros locais, mantem-se em Nandufe e mais recentemente em Canas de Santa Maria – Fontejão). O seu aparecimento em Canas de Santa Maria resulta da continuação da tradição colhida em Nandufe.

Trata-se de uma Padaria artesanal; uma empresa familiar com início de atividade em Janeiro de 2015, portanto um ano de atividade e a que foi dado o nome de “Sabores da Fontejão”, por ser Fontejão o bairro onde está a empresa e a habitação dos seus proprietários.

Por isso, ali fomos saber mais pormenores junto dos seus proprietários, José Costa e Rosário Soutinho, já que esta iniciativa de renovar uma t138radição do Concelho merece ser levada aos nossos leitores, merece ser divulgada. Ainda que esta atividade seja em part-time porque são ambos professores no ativo, é por isso um desafio ainda maior, só compensado pelo amor à terra e às suas coisas e à ajuda da família.

Para além das Tortas, que são como que o seu “ex-libris”, ali se produz broa antiga de milho e de centeio, pão de mistura de trigo e centeio com o fermento artesanal, bolinhas da Fontejão com e sem creme, as chamadas “passarinhas” tão apreciadas pelas crianças, bolas de carne, sardinha, bacalhau e chouriça, aos sábados por encomenda.

OBJETIVO

Foi nossa intenção, sobretudo, disse José Costa dar continuidade às tradicionais “Tortas de Nandufe”, principalmente aquelas que eram produzidas pela Padaria Ferreira.

Isto, aliás aliado também a uma tradição de família, porque minha tia-avó, Deolinda Rodrigues, tinha também uma Padaria em Tondela, nas Colmeeiras. Tentámos, por isso, dar continuidade a esses sabores do passado e tradicionais da nossa terra, com as receitas que herdámos e também colhemos.

Esta ideia, este desejo de recriar ultrapassou todas as expetativas, pois para além de termos já uma vária área de distribuição por diversos locais do Concelho (Tondela, S. Miguel do Outeiro, Canas de Santa Maria, Lobão da Beira, Tonda, Molelos, Campo de Besteiros e Sabugosa), os sábados e domingos são também muito concorridos na nossa sede, mostrando uma contínua expansão, ao mesmo tempo que é uma unidade já com 5 postos de trabalho.

Todos os produtos que produzimos, mas principalmente a confeção das Tortas têm tido uma aceitação e procura por parte do público que nos leva a afirmar que este nosso desejo de não deixar morrer produtos tão nossos, está vencido.

PROJETOS PARA O FUTURO

O êxito desta “aventura” é de tal forma que está já em marcha o projeto de uma Padaria nova, cujo projeto já foi aprovaIMG_4944 (1)do pela Câmara Municipal de Tondela, assim como outras iniciativas a partir de Fundos Europeus, que uma empresa de Viseu já está a tratar para o programa Portugal 2020.

O seu objetivo, o objetivo dos seus familiares é dar continuidade a este projeto que foi lançado com muito amor para manter bem viva uma tradição, já que ainda hoje as “Tortas de Nandufe” são muito apreciadas, mesmo fora das feiras e romarias onde alcançaram tanto êxito.

“Sabores da Fontejão” são hoje já um local de referência e representatividade de um produto de excelência, mantendo-se ali uma tradição que honra os nossos saberes e sabores, e que pode encontrar todos os domingos, e apreciar a forma tão nossa de as confeccionar.

JAL

Veja Tamém

TURISMO DE PORTUGAL APROVA CANDIDATURA AO PROGRAMA “TRANSFORMAR TURISMO”, QUE ABRANGE VOUZELA E TONDELA

Os municípios de Vouzela e Tondela viram aprovada a candidatura “Viajar no Tempo – Ferrovia …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *