Trinta anos de existência de uma Associação de Solidariedade Social, são muitos anos de muitas vidas.
Mas 30 anos é apenas o tempo decorrido desde que a Associação de Apoio à Infância Recreio do Caramulo, hoje Associação de Solidariedade Social RECREIO DO CARAMULO celebrou um protocolo de cooperação com a Segurança social de Viseu, tornando-se assim, em 1985, reconhecida pela Segurança Social como IPSS.
A sua génese, porém, trás muitos mais anos de vida e de vidas que por ali passaram.
UM POUCO DA SUA HISTÓRIA
A História do “Recreio” remonta aos anos de 1930 quando o Padre José Simões Pedro, à data Capelão da Estância Sanatorial do Caramulo tomou a seu cuidado uma criança abandonada, que levou para sua casa.
Outra situação entretanto surgiu e levou-o a pensar que não ficaria por ali e pelas mesmas razões, pelo que precisaria de ajuda para responder aos eventuais casos que viessem a aparecer.
De pronto na Estância se juntaram esforços para o apoiar e viabilizar o projeto, seja pela quotização, organização de quermesses, doações de vária ordem e trabalhos voluntários de apoio, começando assim a ter vida a ideia inicial. Entretanto, o Padre José foi transferido para outra Paróquia, mas tudo fez para deixar a sua Obra (e já de muitos caramulanos) entregue a uma Instituição do Porto – Cruzada do Bem, que para o Caramulo enviou duas valiosas colaboradoras (Armandina e Amorzinda), que durante longo tempo acompanharam dezenas de crianças que passaram pelo “Recreio dos Inocentes”.
Na década de quarenta, a família Lacerda que desde os primeiros dias tinha acarinhado a Obra promovendo diversas iniciativas, viria a assumir a sua gestão e direção até aos anos setenta. Dezenas de crianças, sobretudo meninas, são ali recebidas e educadas em ambiente familiar até poderem seguir vida própria.
Entretanto, a necessidade de uma nova casa, levou a que de imediato se desenvolvessem esforços nesse sentido. Em 1992 foi finalmente aprovado o projeto em PIDAC, e iniciadas as obras que terminaram em 1995, com a sua inauguração em Março e com uma capacidade para 15 crianças e jovens.
Nesse mesmo ano, a Associação dá mais um passo e assume a gestão do Infantário do Caramulo, através de acordo com a Segurança Social e novo acordo para o Centro de Atividades dos Tempos Livres (ATL) da Associação.
Uma nova evolução dá-se em 2004 quando se inicia o trabalho na área da terceira idade e se celebra novo acordo de cooperação para o Serviço de Apoio Domiciliário, passando assim o “Recreio” a abranger, para além da infância e juventude, estas novas valências.
E passou então a chamar-se “Associação de Solidariedade Social Recreio do Caramulo”.
Em 2014 renova-se mais uma vez a Associação, desenvolvendo no SAD novos serviços de apoio às demências, através de candidaturas ao PRODER/ADICES., aumentando-lhe a resposta de bem-fazer.
É o projeto de Casa em Associação, de Associação na Comunidade, de todos nos projetos de vida de cada criança, de cada pessoa.
ANIVERSÁRIO
Em ambiente informal mas rico de significado e partilha, o dia foi assinalado entre utentes, familiares, órgãos sociais, funcionários, voluntários e amigos ligados à Causa e à Casa.
MISSA NA IGREJA DA NOSSA SENHORA DA ESPERANÇA
Missa de Ação de Graças pela caminhada, mas também de memória por tantos que já partiram e que, na vida, também contribuíram para os frutos do caminho percorrido.
Como disse o Celebrante, “Estamos aqui reunidos a viver um dia de festa e tudo aquilo que a motivou”.
E aquele momento de interiorização, que o Grupo Coral da Instituição enriqueceu, foi o primeiro momento de festa, da festa que ia seguir-se.
ALMOÇO
O Restaurante Montanha foi a segunda etapa da jornada e a refeição serviu para reforçar os laços de amizade, partilhar muitas vivências e receber amigos.
A presença do Dr. Telmo Antunes, Diretor da Segurança Social de Viseu, mais de que presença institucional, foi sobretudo a de um Amigo e admirador da Obra, como expressou em breves palavras a lembrar todo o trabalho, dedicação e empenho de quem serve a Instituição, muitas das pessoas há muitos anos, como aliás também salientou a engª. Marina Leitão que o antecedeu.
O Bolo de Aniversário e os parabéns entoados por todos, mas especialmente pelo Grupo Coral, foram também momento alto a coroar a alegria que ali estava a viver-se.
E o “marcador” de livros, habilidosamente feito em burel pelas utentes, foi um “miminho” a todos distribuído assinalando a data.
EXPOSIÇÃO – ETERNOS INSTANTES DE MUITAS VIDAS
Na sede da Associação visitou-se a seguir a Exposição “30 Anos no Recreio”.
A vida e caminhada do Recreio, desde a função, ali contada em jeito da sua História, o relato fotográfico a lembrar os acontecimentos e os seus intervenientes, os trabalhos de artesanato confecionados na “Casa” e ali expostos a mostrar essa vertente e a habilidade de quem os trabalhou, o vídeo a recordar sobretudo momentos de lazer e, também, alguns testemunhos de quem passou pelo “Recreio” e aprendeu a voar, e de que não resistimos a transcrever este bocadinho: O Recreio foi para mim uma peça fundamental deste puzzle que é a minha vida… e levei dali uma das melhores coisas do mundo – as amizades!
Foi muito grato para a “Folha de Tondela” ter acompanhado aquele dia de aniversário do Recreio do Caramulo e todos os que tornam possível a Obra e poder levar aos leitores a História de uma Instituição com muitas Estórias.
Jorge A. Leitão